A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I"— Transcrição da apresentação:

1 O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Silvia Helena Cardoso Deborah M. Bastos

2 Tópicos O profissional do século XXI A educação no século XXI
Premissas básicas para ensinar a distância Abordagens pedagógicas Tendências em educação A mudança de paradigma O construtivismo e a EAD na Internet A aprendizagem ideal em EAD A agenda desta primeira parte da sessão se inicia com uma revisão crítica do ferramental tecnológico utilizado pela Metodologia de Educação a Distância Mediada por Computadores (EDMC), após o que são analisadas as ferramentas pedagógicas básicas que podem ser utilizadas pela mesma, ou seja, aquelas ferramentas de uso rotineiro na metodologia EDMC.

3 Objetivos da aula Nesta aula discutiremos as premissas do processo ensino-aprendizagem, enfocando as principais teorias de aprendizagem abordadas para a construção do conhecimento e qual o modelo ideal a ser utilizado em EAD Ensino e aprendizagem formam uma dupla de processos interrelacionados, que constituem a base da educação. Educação significa sempre uma mudança no indivíduo, que acontece em virtude do aprendizado. Quando o aprendizado é dirigido por um esforço sistemático externo (isto é, não é espontâneo ou autônomo), então falamos que existe o ensino. Existe aprendizado sem ensino, mas não existe ensino sem aprendizado. A EAD tem características especiais em relação ao ensino presencial, quanto ao processo ensino-aprendizado? É o que veremos nesta aula.

4 Albert Einstein sobre o Pensador Independente
Se uma pessoa domina o fundamental no seu campo de estudo e aprendeu a pensar e a trabalhar independentemente, ela será mais capaz de adaptar-se ao progresso e às mudanças do que a pessoa cujo treinamento consiste principalmente na aquisição de conhecimento detalhado. O desenvolvimento da capacidade geral de pensamento e julgamento independentes, sempre deveria ser colocado em primeiro lugar, e não a aquisição de conhecimento especializado. Adaptabilidade, flexibilidade, multiplicidade: estas são as características do profissional de sucesso em qualquer época e em qualquer área. Mas elas são cada vez mais necessárias à medida em que aumenta vertiginosamente a taxa de progresso do conhecimento na sociedade.

5 O Profissional necessário para o século XXI
Comprometido com o bem estar da sociedade Capaz de transformar a realidade Capaz de se responsabilizar pelo aprendizado autônomo (“life long learners”) Capaz de lidar com a informação Bem preparado para as exigências do mercado futuro Com interesse e habilidade de identificar os problemas e buscar as soluções A formação de profissionais para este século que adentra requer a adoção de uma postura diferenciada por parte dos educadores:, uma postura que acene para a formação de profissionais. Nosso futuro nasce das nossas idéias transformadoras, do nosso atributo humano básico e original, que é a capacidade de criar imagens de um mundo que ainda não existe, mas pode vir a existir. Como produzir este profissional?

6 A Educação Necessária para o Século XXI
Capacitação para o domínio e utilização das novas tecnologias para maior acesso à informação Capacitação para a busca orientada do conhecimento Capacitação para a transformação do grande volume de informação em conhecimento estruturado e crítico Indução do aprendizado de forma colaborativa para a construção de um significado comum e mútuo de um entendimento A educação do futuro vem exigindo o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico e especial. Com o atual estágio de evolução dos conhecimentos e tecnologias em saúde, se faz cada vez mais necessária uma modificação estrutural do ensino em saúde que privilegie a formação de indivíduos com excelente visão genérica da medicina e com a necessária habilidade de buscar constantemente sua especialização e atualização profissional. A grande mudança passa pela forma com a qual se dará a transmissão de conhecimentos. Na era da informação, com a grande velocidade e democratização de acesso aos avanços e novas descobertas, a figura do professor deverá ser aquela de um orientador para que o próprio aluno aprenda a buscar os conhecimentos necessários. Somente assim, teremos um médico capaz de se adequar às constantes e inexoráveis mudanças em sua realidade profissional, evitando que seus conhecimentos se tornem obsoletos muito rapidamente (F.H. Mendes).

7 Premissas básicas para ensinar a distância
Desenvolver e avaliar estratégias de ensino nas quais professor e aluno estejam distantes fisicamente Estruturar a informação de modo a substituir a presença física do professor Desenvolver formas substitutas de interatividade, atenção e atendimento ao aluno Valer-se do ferramental tecnológico para suprir os aspectos pedagógicos do ensino Dominar o meio ou o sistema de transmissão da informação adotado A educação a distância é muito diferente da educação presencial. Devemos partir do princípio que, se o aluno está longe, então o recurso não é ensinar, e sim fazer ele aprender. Para tanto, são necessárias diferentes habilidades de apresentação da informação e de planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino nas quais professor e aluno estejam distantes fisicamente. Dentre essas habilidades incluem estruturar a informação de forma a substituir a voz do professor, desenvolver outras formas de atenção e atendimento ao aluno, buscar suprir as necessidades de interatividade do aluno com o professor e outros alunos, bem como com o tema de estudo. Felizmente, hoje contamos com as novas tecnologias de informação que atuam como ferramentas fundamentais para suprir e mesmo aperfeiçoar os aspectos pedagógicos do ensino, permitindo cumprir os principais fatores de uma educação centrada no aprendizado interativo, dinâmico e contextualizado. Dominar essas tecnologias também é uma tarefa da nova educação.

8 Conceito de Pedagogia Estudo dos métodos de ensino, dos objetivos da educação e dos meios para atingí-los. O conceito de pedagogia reside fortemente na psicologia educacional, ou seja, nas teorias sobre as formas de aprendizado. É o estudo teórico ou prático das questões da educação que instrui, ensina e educa. Diversos modelospedagógicos foram desenvolvidos para ajudar a construir o conhecimento humano.

9 Abordagens Pedagógicas Para a construção do conhecimento
Behaviourismo Baixo grau de Interatividade Abordagens Pedagógicas (principais) Cognitivismo Alto grau de Interatividade Podemos definir como segue, de forma sucinta e objetiva, as principais abordagens pedagógicas utilizadas de forma corrente nos processos educacionais. BEHAVIOURISMO (ou comportamentalismo): Baseado na teoria de Skinner de que o comportamento pode ser modificado por “reforço” ou “punição. Faz o aluno aprender pelo prêmio ou castigo. Nesta abordagem, o professor ensina descrevendo de forma repetitiva os fatos/fenômenos sem explicar suas causas/origens (situação de “decoreba” por parte dos alunos). COGNITIVISMO: Nesta abordagem, o professor transfere o conhecimento dele para o aluno. Ele ensina descrevendo os fatos/fenômenos com suas causas/origens (situação de aceitação passiva por parte dos alunos diante do professor “sabe-tudo”, muito freqüente no atual modelo brasileiro de ensino  uso restrito de fontes de informação como bibliotecas) CONSTRUTIVISMO: o aprendizado é um processo ativo no qual as pessoas constróem novos conhecimentos partir de suas experiências prévias Nesta abordagem em que o professor, ao invés de ensinar, induz o aluno a aprender através da busca orientada do conhecimento que necessita (situação de indução e aproveitamento da criatividade potencial dos aluno, advinda das teorias cognitivas de Piaget  depende intensivamente de fontes generosas de informação como grandes bibliotecas e a Internet) Construtivismo EAD-computador

10 “O professor não ensina, o professor ajuda o aluno a aprender”.
Ensino e Aprendizagem “O professor não ensina, o professor ajuda o aluno a aprender”. Lauro de Oliveira Lima Educador Este pensamento tão profundo do grande educador carioca, baseado nas teorias de Jean Piaget, serve para todo a educação, seja ela presencial ou a distância, individual ou coletiva. No entanto, é a abordagem mais efetiva (a única possível, diriam muitos) para a EAD.

11 Que abordagem pedagógica utilizar em EAD?
Antes de responder a esta questão, consideremos as tendências da educação delineadas pela explosão do conhecimento e o por seu facilitado acesso através da tecnologia

12 As Tendências da Educação (1)
O Impacto da Informação Aluno mais informado Mudança do papel do professor Conhecimento não é mais centrado no professor Explosão do conhecimento A quantidade de novo conhecimento gerado nos últimos 30 anos é maior do que a quantidade gerada durante o resto da história da humanidade, e o novo conhecimento está sendo gerado em uma quantidade alarmante. A National Library of Medicine estima que o conhecimento médico publicado duplica a cada quatro anos. Com a facilidade de acesso à informação através da utilização das novas tecnologias de computador, o aluno já chega nas escolas mais informado. O Professor não domina mais a explosiva carga de conhecimento e portanto, deixa de ter um papel centralizado em sua pessoa e conduzir o ensino de forma unilateral. Aluno

13 As Tendências da Educação (2) O Papel do Professor
Guia e hierarquizador de informações O excesso de informação disponível na Internet está desconectado do aprendizado. É preciso que a informação seja filtrada e que se dê um objetivo a ela. O professor, como guia e hierarquizador, tem um importante papel nisso. Dessa forma, a figura do professor deverá ser aquela de um orientador, para que o próprio aluno aprenda a buscar os conhecimentos necessários. Esta é a base do construtivismo. Mais importante do que fornecer informação objetiva, é despertar no aluno o interesse e a habilidade de identificar os problemas e buscar as soluções, utilizando-se das mais variadas ferramentas de aprendizado disponíveis. Assim, teremos um profissional capaz de se adequar às constantes e inexoráveis mudanças em sua realidade profissional (F.H. Mendes). Filtra as informações e possibilita ao aluno transformá-las em conhecimento Construtivismo

14 As Tendências da Educação (3)
“Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor.” Jacques Marcovitch Reitor da USP

15 A Mudança de Paradigma: Do Ensino Para a Aprendizagem
Ensino Aprendizagem Fornecer instrução Transferir conhecimento do professor para o estudante Oferecer cursos e programas Modelo Livro-Dependente Ajudar a aprender Estimular a descoberta do estudante e a construção do conhecimento Oferecer ricos ambientes de aprendizagem Modelo Trabalho/Pesquisa (busca orientada do conhecimento/informação) A Metodologia em EAD se baseia fortemente na abordagem pedagógica construtivista, já que a mesma se presta a ser aplicada com máxima eficiência em relação às metodologias presenciais convencionais. Dessa forma, estimulam-se diversas características de aprendizado atualmente exigida pela moderna educação profissional, uma vez que o foco é orientado ao binômio aluno/aprendizado, ao invés do binômio convencional professor/ensino. Esta abordagem permite liberar o aluno das restrições do conhecimento pronto (apostilas, p. ex.), passando a levá-lo a buscar de forma orientada o conhecimento de que precisa. Como diz o famoso ditado chinês “melhor ensinar a pescar ao invés simplesmente dar o peixe”. As conseqüências são diversas e positivas, tais como estimular o uso do método de pesquisa, induzir o trabalho em grupo e permitir a articulação entre teoria e prática (tão criticada no ensino convencional).

16 O Construtivismo e a EAD na Internet
Construtivismo - aluno deve compor o seu conhecimento Internet - facilita a busca da informação. o excesso de informação disponível na Internet requer uma busca orientada a EAD usando a Internet deve recorrer aos recursos construtivistas. Ela estimula o aluno. Estudantes on-line - usam tecnologia para construir seu próprio conhecimento. No construtivismo o aluno deve compor o seu conhecimento. Para tanto, é preciso haver uma fonte de conhecimento generosa. A Internet possibilita, de maneira revolucionária, a busca da informação. Ela veio revigorar a educação a distancia. Portanto, a EAD na Internet deve recorrer aos recursos construtivistas. Ela estimula o aluno. De fato, o ser humano tem um aspecto inato de aprender sozinho. Ficamos satisfeitos quando aprendemos fazer coisas, desde muito jovens (como por ex., andar). Estudantes on-line são vistos como seres humanos que usam tecnologia para construir seu próprio conhecimento.

17 A aprendizagem ideal em EAD: interativa
É preciso suprir as necessidades de interatividade do aluno com o professor e colegas e com o tema de estudo Embora separados geograficamente, os estudantes em EAD não devem ficar isolados uns dos outros Os alunos têm mais oportunidade de dividirem conhecimentos e experiências. Eles podem fazer isso tanto no horário de aula, como fora Para que a aprendizagem ocorra é necessário que o estudante internalize e processe o conteúdo e, para isso, deve haver uma reflexão intrapessoal que lhe permita integrar as novas experiências com as já existentes e a organizá-las de acordo com um significado pessoal (Brunner, 1971). Quando os estudantes têm a oportunidade de interação entre eles e com seus instrutores, em relação ao conteúdo, podem construir dentro deles mesmos o próprio sentido e encontrar um significado comum para o que estão aprendendo. Muito do aprendizado, inevitavelmente, acontece dentro de um contexto social, e o processo inclui a construção mútua de um entendimento. E ao compartilhar conhecimentos, posicionamentos e até sentimentos, bem como uma participação com o grupo da solução de um problema, há um enriquecimento pessoal.

18 Processos mentais da aprendizagem interativa
Recepção de idéias, conceitos e informações; Reconcepção das idéias, integrando-as com sua própria experiência Exemplificação das idéias, integrando-as com sua própria experiência Generalização a partir das idéias já integradas Geração de questões a partir das idéias já integradas Conexão das idéias com o discurso Levando em conta estes fatores, para efeito de análise comparativa as ferramentas pedagógicas básicas a serem referenciadas são textos didáticos; aulas expositivas; orientação de trabalhos de pesquisa; avaliação de trabalhos.

19 Frederic M. Litto Diretor da Escola do Futuro da USP
“O que as pesquisas estão mostrando é que os alunos que estudam à distância aprendem mais, porque eles conversam muito mais entre si sobre conteúdos do curso por e fóruns do que quando estão na sala de aula” Frederic M. Litto Diretor da Escola do Futuro da USP Presidente da ABED Esta frase mostra a importância do processo colaborativo entre os alunos, e de como a educação a distância depende tremendamente da ocorrência desse processo. Todo mundo sabe que, em aula expositiva, são poucos os alunos que se levantam para fazer comentários ou perguntas. Na EAD, esse processo pode se tornar ainda mais prejudicial, se o ambiente da EAD não favorecer enormemente a troca intensa de informações entre os participantes. Quando isso acontece, nota o Prof. Litto, o grau de interação pode até aumentar em relação ao ensino presencial.

20 Conclusões O futuro da EAD não se fundamenta no estudo solitário, mas em ambientes ricos em interação humana O ambiente de EAD basead na Internet aumenta muito a riqueza da informação disponível e facilita a construção do conhecimento pelo próprio aluno O papel do professor e do aluno mudam consideravelmente em relação ao ensino tradicional O futuro da EAD não se fundamentará no estudo solitário, em que o indivíduo conte somente com o material educativo para desenvolver a sua aprendizagem. E, sim, em ambientes em que a autonomia na condução do seu processo educativo, conviva com a interatividade. Esta pode ser conseguida e prevista no planejamento, das mais diferentes formas: entre aluno/professor; aluno/com suas próprias experiências e conhecimentos anteriores; aluno/aluno; aluno/conteúdo; e aluno/meio, utilizando os mais diversos recursos tecnológicos e de comunicação.


Carregar ppt "O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google