A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO VOTORANTIM Um dos maiores grupos empresariais da América Latina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO VOTORANTIM Um dos maiores grupos empresariais da América Latina"— Transcrição da apresentação:

1

2 GRUPO VOTORANTIM Um dos maiores grupos empresariais da América Latina
Emprega 40 mil profissionais Votorantim Cimentos Votorantim Metais Votorantim Energia Votorantim Siderurgia Fibria Citrosuco Votorantim Finanças Votorantim Novos Negócios Empresa 100% brasileira, presente em mais de 20 países e em mais de 300 municípios no Brasil.

3 O Instituto Votorantin define diretrizes, desenvolve soluções e coordena investimentos, com o intuito de transformar o crescimento econômico gerado pelas empresas do Grupo em desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde está presente.

4 ALAVANCAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICODAS COMUNIDADES
Fomenta e apóia + RSC * Desenvolve e implementa Atividades Core Atividades não-Core Incremento de infra-estrutura Compras locais Capacitação da gestão pública Educação Cultura e esporte Saúde Contratação e Capacitação de Mão de obra local Apoio a Empreederores locais Governança comunitária *Responsabilidade Social Corporativa

5 + = OS ATIVOS DA EMPRESA Compromisso social dos funcionários
Capilaridade Geográfica + = Capacidade de Mobilização Formação para atuarem como mobilizadores de sua comunidade Presença em mais de 300 municípios brasileiros

6 O QUE É O PROJETO? O Parceria Votorantim pela Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional”

7 GOVERNANÇA DO PROJETO Instituto Votorantin CE-CEDAC Consultor Técnico
Coordenação Geral Instituto Votorantin Coordenação Executiva CE-CEDAC Consultor Técnico Gestão Local Mobilizador Comunidade e empregados Gestores públicos e escolares Grupos de Trabalho

8 FRENTES DE TRABALHO Mobilização Social Gestão Educacional
Fortalecimento do valor social da educação Fortalecimento das políticas públicas locais Foco na concepção da cidade como um território educativo Foco na formação do quadro gestor da rede municipal. Agentes-chaves Locais, comunidade, escola Secretaria municipal de educação Diretores escolares Funcionários da empresa Melhoria na qualidade da educação no município

9 ESTRATÉGIA DO PROJETO Ações concretas para a melhoria da
Instituto Votorantin > Metodologia Capacitação > Instrumentos > Sistematização de resultados Consultor técnico Funcionário mobilizador Gestores públicos > Conhecimento técnico > Suporte local e remoto > Formação de gestores públicos e escolares Pais e alunos Ações concretas para a melhoria da educação pública no município Lideranças comunitárias Diretores Empresas Funcionários e familiares Imprensa Coordenadores e professores Agentes-chave

10 O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO
comunidade Ação/sensibilização Mapeamento/engajamento Sensibilização/coordenação Mobilizador Mapeamento/engajamento Sensibilização/coordenação Ação/sensibilização Mobilizador Agentes-chave da comunidade Funcionários da empresa comunidade Comunidade

11 PRINCIPAIS RESULTADOS 2013

12 INFO PVE 2014

13 PVE 2014 15 municípios, 12 estados Paulista/PE Primavera/PA
Resende /RJ Rio Branco do Sul/PR São Félix/BA Selviria/MS Três Marias/MG Vazante/MG Anita Garibaldi/SC Aracruz/ES Candeias do Jamari /RO Capão Bonito/SP Conceição da Barra/ES Jaboatão dos Guararapes/PE Niquelândia/GO

14 PVE 2014 Frentes Temas Objetivos Público Estratégias Frentes Temas
>Aproximação entre escola e comunidade >Participação da comunidade na escola >Engajamento de funcionários Nossa cidade também ensina: a educação está em todos os lugares Contribuir para a concepção da cidade como um território educativo e a comunidade como educadora MOBILIZAÇÃO SOCIAL Comunidade, famílias e escola Revitalização do espaço escolar como ambiente de aprendizagens Técnico Formador de Diretores e Diretores escolares da Rede Municipal GESTÃO ESCOLAR Formação de diretores Transformação do ambiente escolar Secretário de Educação e equipe técnica Formação do quadro gestor e planejamento da rede Elaboração/Revisão do Plano de Gestão GESTÃO EDUCACIONAL Plano de Gestão

15 A CIDADE TAMBÉM ENSINA. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES.

16 MOBILIZAÇÃO POR UMA CIDADE QUE ENSINA
A mobilização pela leitura em 2013 revelou o potencial de uma ação de mobilização complementar à da escola. Diversas ações dentro e fora de escolas foram realizadas – de arrecadações de livros a eventos de leitura em espaços públicos. Em 2014, o PVE amplia essa discussão, disseminando o conceito da cidade como um território educativo. Convida todos, inclusive as escolas, a repensarem os espaços públicos onde vivem, a resignificarem a sua relação com eles. Se todos somos responsáveis pela educação das nossas crianças e jovens, qual experiência de convivência na cidade devemos propiciar a eles para que se formem como cidadãos?

17 A CIDADE COMO TERRITÓRIO EDUCATIVO
“Se aprender é ação de toda uma vida, tanto na sua duração como na sua diversidade, assim como de toda uma sociedade, no que concerne quer às suas fontes educativas, quer às sociais e econômicas, então, é preciso ir ainda mais além na revisão necessária dos sistemas educativos e pensar na criação duma sociedade educativa. Esta é a verdadeira dimensão do desafio educativo do futuro”. (E Faure, 1973). Mayumi Souza Lima, em 1989, escreve A cidade e a criança, onde defende o direito das crianças à cidade e seus espaços como lugar de aprendizagem, brincadeira, afeto e socialização e lamenta que a cidade industrial e capitalista lhes tenha roubando esse direito. O educador e a arquiteta clamam para que o direito à educação na cidade seja garantido e dão pistas de que isso se dará, quando a apropriação de seus espaços públicos (incluindo as escolas) for feita através de processos coletivos e participativos”. (Bia Goulart) “[…]há um modo espontâneo, quase como se as Cidades gesticulassem ou andassem ou se movessem ou se dissessem de si, falando quase como se as cidades proclamassem feitos e fatos vividos nelas por homens e mulheres que por elas passaram, mas ficaram, um modo espontâneo, dizia eu, de as Cidades educarem”. (Paulo Freire, 1995) “Hoje, mais do que nunca, a cidade grande ou pequena dispõe de incontáveis possibilidades educadoras. De uma forma ou de outra, contém em si mesma elementos importantes para uma formação integral de seus habitantes. Por isso, o conceito de cidade educadora é uma nova dimensão complementar e, até certo ponto, alternativa ao caráter formalizado centralista e frequentemente pouco flexível dos sistemas educativos”. (Ladislau Dowbor, 2006)

18 CIDADE QUE ENSINA PROCESSO EDUCATIVO EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL
ESCOLAR E EXTRA-ESCOLAR RECURSOS REAIS EXPERIENCIAL TERRITÓRIO EDUCATIVO APRENSDIZAGEM INTERGERACIONAL APRENDIZAGEM PERMANENTE PROCESSO EDUCATIVO

19 CIDADE QUE ENSINA PELO PROCESSO RESPONSÁVEIS COMUNITÁRIO ARTICULADO
PARTICIPATIVO INTEGRADO ESFORÇO CONJUNTO SOLIDÁRIO ENDOGENO INTER-SETORIAL PELO PROCESSO RESPONSÁVEIS

20 RESULTADOS CIDADE QUE ENSINA DESENVOLVIMENTO HUMANO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO CONSCIÊNCIA DA REALIDADE LOCAL RESULTADOS

21 RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO
O aprendizado é algo que deve ser construído em conjunto, a partir da troca de experiências e a articulação de diversos Agentes Educativos. Todos podem ser beneficiados e todos podem ser responsáveis pelo processo de aprendizagem Esse processo extrapola os limites da escola e da educação formal e constitui um território educativo mais amplo, que abrange toda a comunidade, seus diversos recursos reais (situações do dia a dia que são paralelas ao processo de formação formal) e seus diferentes atores. Essa integração entre a escola e a cidade visa ampliar o desenvolvimento educacional e humano de alunos e outros públicos envolvidos, influenciando positivamente na sua consciência em relação a realidade local e no seu conhecimento de maneira geral PROCESSO EDUCATIVO RESULTADOS

22 TODOS RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO
O aprendizado é algo que deve ser construído em conjunto, a partir da troca de experiências e a articulação de diversos Agentes Educativos. Todos podem ser beneficiados e todos podem ser responsáveis pelo processo de aprendizagem Esse processo extrapola os limites da escola e da educação formal e constitui um território educativo mais amplo, que abrange toda a comunidade, seus diversos recursos reais (situações do dia a dia que são paralelas ao processo de formação formal) e seus diferentes atores. Essa integração entre a escola e a cidade visa ampliar o desenvolvimento educacional e humano de alunos e outros públicos envolvidos, influenciando positivamente na sua consciência em relação a realidade local e no seu conhecimento de maneira geral TODOS PROCESSO EDUCATIVO RESULTADOS

23 EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DAS ESCOLAS
RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO O aprendizado é algo que deve ser construído em conjunto, a partir da troca de experiências e a articulação de diversos Agentes Educativos. Todos podem ser beneficiados e todos podem ser responsáveis pelo processo de aprendizagem Esse processo extrapola os limites da escola e da educação formal e constitui um território educativo mais amplo, que abrange toda a comunidade, seus diversos recursos reais (situações do dia a dia que são paralelas ao processo de formação formal) e seus diferentes atores. Essa integração entre a escola e a cidade visa ampliar o desenvolvimento educacional e humano de alunos e outros públicos envolvidos, influenciando positivamente na sua consciência em relação a realidade local e no seu conhecimento de maneira geral TODOS PROCESSO EDUCATIVO EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DAS ESCOLAS RESULTADOS

24 TODOS EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DAS ESCOLAS
RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO O aprendizado é algo que deve ser construído em conjunto, a partir da troca de experiências e a articulação de diversos Agentes Educativos. Todos podem ser beneficiados e todos podem ser responsáveis pelo processo de aprendizagem Esse processo extrapola os limites da escola e da educação formal e constitui um território educativo mais amplo, que abrange toda a comunidade, seus diversos recursos reais (situações do dia a dia que são paralelas ao processo de formação formal) e seus diferentes atores. Essa integração entre a escola e a cidade visa ampliar o desenvolvimento educacional e humano de alunos e outros públicos envolvidos, influenciando positivamente na sua consciência em relação a realidade local e no seu conhecimento de maneira geral TODOS PROCESSO EDUCATIVO EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DAS ESCOLAS RESULTADOS AMPLIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E LOCAL

25 Fonte de sentido de toda ação educativa
Aprendizagem Fonte de sentido de toda ação educativa

26 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É..
Apenas 40% dos alunos de 4º ano e 27% do 8º têm o aprendizado adequado em Língua Portuguesa APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É.. PERMANÊNCIA ACESSO Apenas 64,9% jovens de 16 anos concluíram o EF assegurado a 92% das crianças/jovens de 4 a 17 anos Todos aprendendo o que precisam na idade “certa” Todos na escola até o final da Educação Básica Fonte: Dados de Aprendizagem do Portal Qedu ( extraídos do Censo Escolar 2011, Inep/MEC. Classificação “aprendizado adequado”, utilizada pelo Portal, foi elaborada pelo comitê técnico do movimento Todos Pela Educação e engloba os níveis Proficiente e Avançado na escala de proficiência da Prova Brasil (são identificados também os níveis insuficiente e básico).  Dados de Acesso e Permanência extraídos do relatório de Olho nas Metas Todos pela Educação, laborado a partir de dados da Pnad/IBGE/2011 (

27 GESTÃO DE QUALIDADE Para fazer frente a desses desafios, os Secretários e suas equipes técnicas têm que lidar com os desafios colocados numa Secretaria de Educação: Gestão de recursos humanos (quadro da Secretaria e das escolas) Gestão orçamentária (25% dos recursos do município) Gestão de convênios e contratos com fornecedores Gestão de programas e parcerias (apenas o MEC empreende mais de 50 programas/ações) Gestão de dados e indicadores Gestão dos sistemas de alimentação e transporte escolar Elaboração de planos, diagnósticos e formulação de metas claras e objetivas Compostas de profissionais comissionados ou com experiência na escola mas com pouca prática de gestão, essas equipes acabam executando ações sem planejamento e visão de longo prazo e perdem de vista o principal resultado do seu trabalho: a APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A formação em gestão proposta para o PVE 2014 visa a ajudar o município a realizar todas essas gestões com foco no aluno.

28 APRIMORAMENTOS PVE 2013 PVE 2014-2017
Parceria para formação do quadro gestor da Secretaria e escolas Consultoria em temas/programas federais específicos com enfoque informativo Três grupos de trabalho: equipe de Secretaria, diretores e formadores de diretores Atuação focada na equipe de Secretaria Expectativa de resultado: sensibilização dos gestores para o monitoramento dos programas Expectativa de resultado: formação profissional dos gestores ao longo do processo Apoio a distância pontual para dúvidas, quando demandado Acompanhamento a distância como parte do ciclo de formação dos profissionais

29 PLANO DE FORMAÇÃO SECRETARIA 2014
Gestão para a Qualidade da Educação Para que os municípios implementem uma gestão mais profissional e pautada pelas necessidades dos seus alunos, a equipe da Secretaria precisa analisar seus indicadores, saber interpretá-los e estabelecer prioridades e metas factíveis. É preciso, portanto, que o município produza o seu Plano de Gestão. Conteúdos a serem trabalhados Gestão de rede (acompanhamento de todas as escolas com foco na promoção da equidade do direito de aprender) Gestão de recursos financeiros (orçamento municipal, transferências compulsórias e complementares do MEC, identificação de canais de captação) Gestão da infraestrutura educacional e dos recursos materiais (otimização da estrutura existente) Gestão de recursos humanos (da equipe da secretaria aos quadros das escolas; otimização de fluxos e processos de gestão, articulação e integração da equipe)  Gestão de dados e indicadores (diagnóstico, replanejamento e monitoramento como processos contínuos) Gestão democrática (comunicação dos projetos e resultados à comunidade como atribuição do poder público)

30 PLANO DE FORMAÇÃO DIRETORES 2014
Espaços escolares como ambientes de aprendizagem Levantamento do Todos pela Educação aponta que 44,5% das escolas dispõem somente do mínimo para funcionarem: água, banheiro, energia, esgoto e cozinha. Apenas 0,6% dos estabelecimentos pesquisados têm estrutura completa. O foco da formação será otimizar os recursos existentes, resignificar esses locais como palcos de aprendizagem e identificar oportunidades de captação em programas oficiais. Serão priorizados espaços de convivência Conteúdos a serem trabalhados Gestão da equipe escolar Gestão dos recursos/materiais já existentes na escola e captação de recursos de programas federais Gestão dos espaços da escola (ressignificação como locais de aprendizagem de valores e de convivência social) Gestão dos processos internos da escola para assegurar o clima e a cooperação institucional e condições favoráveis à aprendizagem Gestão de projetos institucionais (que envolvam alunos, professores, funcionários e famílias) Gestão das relações com a comunidade (comunicação e compartilhamento da proposta educativa da escola)

31 Metodologia da Formação do PVE para 2014 em Gestão Educacional e Escolar
Frente da Gestão de Formação da Equipe da Secretaria Frente da Gestão de Formação de Formador de Diretor Frente da Gestão de Formação de Diretores Formador do PVE + secretário + técnico formador de diretor + outros técnicos (preferencialmente de diferentes áreas: pedagógica, administrativa, planejamento, finanças e outras) Formador do PVE + técnico da Secretaria que assumirá o papel de formador + um diretor de escola, comprometido com a proposta de formação, que formará dupla com o técnico formador (este último entrará apenas no 2º semestre) Formador do PVE + odos os diretores da rede municipal Participantes Carga Horária: 12 horas 4 horas para reunião com formador do PVE para planejamento e estudo da reunião intervalar com os diretores 4 horas de acompanhamento da reunião geral com diretores escolares 4 horas para realizar o trabalho de campo nas escolas   Carga Horária: 8 horas 4h para reunião geral para estudo e planejamento da transformação do espaço escolar em ambientes de aprendizagem 4 h para trabalho de campo nas escolas da rede Carga Horária: 4 horas Para estudo e elaboração e discussão do Plano de Gestão da Educação Municipal Encontro presencial com formador do PVE Bimestral Planejamento do encontro presencial do período intervalar Bimestral Carga Horária: 2 horas Planejamento da pauta da reunião com diretores no período intervalar – serão realizados planejamentos para 4 reuniões anuais Carga Horária: 4 horas Carga Horária: 3 horas Encontro presencial com as equipes locais locais Bimestral Reunião entre secretário e técnicos para estudos e encaminhamentos das ações a serem realizadas no período intervalar Encontro presencial com os diretores escolares planejado e coordenado pelos formadores locais 4 reuniões anuais 4 reuniões anuais

32 OS CICLOS

33 Acompanhamento das atividades
CRONOGRAMA 2013 1ª Oficina de Mobilizadores 05 e 06/02 2ª Oficina de Mobilizadores Agosto Encontro de mobilização Fevereiro Ciclo 01 março Ciclo 02 maio Ciclo 03 setembro Ciclo 04 novembro Acompanhamento das atividades Pactuação Estudantes Família Comunidade Comunidade Gestores Públicos Educadores Mobilizadores

34 Nossa cidade também ensina: a educação está em todos os lugares
MOBILIZAÇÃO Nossa cidade também ensina: a educação está em todos os lugares Ciclo 1 MARÇO Ciclo 2 MAIO Ciclo 3 SETEMBRO Ciclo 4 NOVEMBRO Concurso de Redações Tempos de Escola: O que a cidade pode ensinar? Consulta à comunidade: O que a comunidade pode ensinar? Como a família pode ensinar suas crianças e adolescentes a partir de seus conhecimentos e da sua cidade? Como a comunidade pode contribuir com a cidade que também ensina? Comunidade e escola: Todos juntos por uma cidade que também ensina! Público alvo Estudantes Família Comunidade Sociedade

35 CONCURSO TEMPOS DE ESCOLA 2014 Tema Geral: A cidade também ensina
Categorias EJA NACIONAL Categoria I 4° ao 6°ano Categoria II 7º ao 9º ano Ensino Médio “Conheça minha terra”: carta de apresentação da cidade que ensina “Pessoas da minha cidade”: biografia de personagens da cidade “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”: relato de experiência Temas

36 Gestão Educacional (Secretário de Educação e equipe técnica)
Plano de gestão PACTUAÇÃO Ciclo 1 Ciclo 2 Ciclo 3 Ciclo 4 Apresentação da proposta do PVE e Assinatura do Termo de Cooperação Diagnóstico para elaboração de Metas para Plano de Gestão Financiamento (Metas X Recursos) Elaboração Plano de Gestão Municipal Comunicação do Plano de Gestão Gestão Escolar (Diretores) Transformação do Espaço Escolar PACTUAÇÃO Ciclo 1 Ciclo 2 Ciclo 3 Ciclo 4 (Com a secretaria de Educação) Espaços escolares: ambientes de aprendizagem (Elaboração do diagnóstico) Socialização do diagnóstico com equipe escolar e elaboração de metas anuais Participação da comunidade externa no espaço escolar Encerramento do Projeto Institucional e Projeção da manutenção das ações para 2015.

37 ROTINA DE TRABALHO DURANTE OS CICLOS
1º dia 2º dia 3º dia Reunião de alinhamento/planejamento*  ciclo -Consultor e Mobilizador (2h) Reunião de planejamento com todos os diretores  e Formadores locais (2h) Reunião com Equipe da Secretaria de Educação (4h) Reunião de alinhamento com Secretário de Educação (2h) Trabalho de Campo*** nas escolas do município (2h) Reunião com Grupo de Mobilização ("externo") (2h) Reunião com todos os diretores da rede municipal (com Formadores**) 4h Reunião com Formadores de Diretores (4h) Reunião de fechamento/planejamento interciclo - Consultor e Mobilizador (2h) GESTÃO ESCOLAR GESTÃO EDUCACIONAL MOBILIZAÇÃO *O consultor ajudará o mobilizador a planejar a reunião do grupo interno, mas não participará dela. **Haverá uma dupla de formadores de diretores: um diretor e um técnico da Secretaria, que acompanharão toda a formação de diretores e da Secretaria e que terão encontros exclusivos com o formador do PVE no 2º dia. ***Trabalhos de campo são visitas às escolas, com foco na observação de um aspecto específico em foco naformação. A etapa de pactuação terá carga horária diferenciada: visita de 1 dia, com reunião de 4h com a Secretaria para compartilhar a proposta de trabalho e formalizar a adesão do município.

38 REUNIÕES DO CICLO 1º dia 2º dia 3º dia
Reunião de planejamento com todos os diretores  e Formadores locais (2h) Reunião de alinhamento com Secretário de Educação (2h) Reunião com Equipe da Secretaria de Educação (4h) Trabalho de Campo** nas escolas do município (2h) Reunião com Grupo de Mobilização ("externo") (2h) Reunião com todos os diretores da rede municipal (com Formadores*) 4h Reunião com Formadores de Diretores (4h) GESTÃO ESCOLAR GESTÃO EDUCACIONAL MOBILIZAÇÃO *Haverá uma dupla de formadores de diretores: um diretor e um técnico da Secretaria, que acompanharão toda a formação de diretores e da Secretaria e que terão encontros exclusivos com o formador do PVE no 2º dia. **Trabalhos de campo são visitas às escolas, com foco na observação de um aspecto específico em foco na formação.

39


Carregar ppt "GRUPO VOTORANTIM Um dos maiores grupos empresariais da América Latina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google