A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?"— Transcrição da apresentação:

1 Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?

2 Vivemos atualmente na era do sedentarismo
Vivemos atualmente na era do sedentarismo. A cada dia as pessoas estão diminuindo suas atividades físicas cotidianas e ao mesmo tempo aumentando a ingestão de alimentos calóricos e pouco nutritivos. O impacto não poderia ser diferente: os índices de saúde e qualidade de vida são afetados negativamente.  A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), faz com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido à violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma TV ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regado a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.

3 Afirmamos ainda que a prática de esporte seja essencial para uma melhor qualidade de vida. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano. Para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos de aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionado assim um impacto positivo sobre a educação.

4 ○ O que a ausência de exercício pode trazer para as crianças e adolescentes?
●Diminuição do acervo motor: Nessa fase da vida eles estão mais propensos a realizar, assimilar e armazenar em seu sistema nervoso central, novos gestos e movimentos motores que na fase adulta contribuirão muito na realização dos mais variados tipos de atividades físicas ou esportivas;  ●Conflitos na socialização: De uma forma geral, a prática esportiva pode unir as pessoas, por isso crianças e adolescentes que não possuem esse hábito podem perder uma grande oportunidade de estreitar laços de amizades e fazer parte de grupos diferentes;  ●Aumento do peso: Crianças e adolescentes que não praticam nada, provavelmente têm ou terão um impacto negativo no peso corporal, que ocorre pelo acúmulo maior de calorias;  ●Desvios posturais: A prática de uma atividade física regular pode evitar anormalidades posturais, além de baixa flexibilidade e pouca força muscular;  ●Risco de doenças: 70% das doenças que mais matam no mundo inteiro estão relacionadas ao estilo de vida e são diretamente provocadas pela obesidade. 

5 ○ Quais os benefícios das atividades físicas para as crianças e adolescentes?
•Estímulo ao bem estar e hábitos de vida saudáveis; •Formação de hábitos de vida saudáveis no futuro; •Estímulo para o desenvolvimento da massa óssea, muscular e articulações; •Aumento da força e resistência muscular; •Contribui na saúde e controle de peso; •Redução do risco para doenças crônicas: doenças cardiovasculares, tumores, diabetes e hipertensão arterial; •Promoção da convivência saudável em comunidade; •Estímulo ao amadurecimento das habilidades cognitivas e motoras. ATENÇÃO “Seja brincando, seja praticando atividade física formal, toda criança precisa se exercitar diariamente. Isso reduz o risco de desenvolver, lá na frente, várias doenças crônicas.”

6 Uma hora por dia. Esse é o tempo que as crianças precisam – ou deveriam – reservar para praticar algum tipo de atividade física, segundo os pediatras. E entenda-se por atividade física algo que elas fazem intuitivamente: brincar. Vale pular corda, jogar bola, subir em árvore, correr, se esconder. Enfim, qualquer brincadeira que leve a criança a se mexer, todos os dias. Realização: 2015


Carregar ppt "Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google