A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias Modernas sobre a Origem da Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias Modernas sobre a Origem da Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Modernas sobre a Origem da Vida

2 Panspermia e Evolução Química
A queda definitiva da teoria da geração espontânea levou a uma nova questão: Como surgiram os seres vivos na Terra? A ciência admite 2 hipóteses: Panspermia Evolução Química

3 Panspermia Segundo a panspermia, a vida na Terra originou-se a partir de substâncias precursoras de vida, ou mesmo de seres vivos, provenientes de outros locais do cosmo. (fim do séc, XIX e início do XX) Voltou a ganhar forças com a descobertas de moléculas orgânicas em cometas e outros corpos celestes.

4 Evolução Química Retomada e apoiada em 1920 por: Oparin e Haldane A vida é resultado de um processo de evolução química. Oparin e Haldane Moléculas orgânicas simples (ex: AAs) Moléculas orgânicas complexas (ex: PTNs) Estrtuturas com capacidade de autoduplicação e metabolismo Compostos inorgânicos

5 Condições da Terra Primitiva
Temperatura altíssima Bombardeamento de asteróides Atmosfera contendo metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e água em vapor.

6 Condições da Terra Primitiva
Tempestades torrenciais (dezenas de milhões de anos) Resfriamento e acumulação da água liquida na crosta (oceanos primitivos).

7 O experimento de Miller
Em 1953 Miller e Urey construíram um aparelho tentando recriar as condições da Terra primitiva. (raios das tempestades) (resfriamento nas altitudes) (formação dos oceanos) (formação de vapor d’água)

8 O experimento de Miller
Após uma semana, testes revelaram a presença de: aminoácidos, ácidos graxos, uréia, e gases (CO, CO2 e N2). Em 1969, caíram meteoritos na Austrália com aminoácidos.

9 Como esses ingredientes deram origem aos seres vivos?
Nos seres vivos atuais, os processos químicos que caracterizam a vida ocorrem sempre no interior de células. Sistemas com membrana foram etapa fundametal para origem da vida.

10 Coacervados (Oparin) e Microsferas (Fox)
Oparin viu que a mistura de proteínas e substâncias orgânicas produz aglomerados de moléculas orgânicas envoltos numa película de água, chamados COACERVADOS. Fox aqueceu aminoácidos e adicionou água levemente salgada e observou glóbulos delimitados por membranas proteicas, chamados MICROSFERAS.

11 O surgimento das células mais complexas: as eucarióticas.
Células eucarióticas: formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

12 O surgimento das células mais complexas: as eucarióticas.
As primeiras células eucariontes teriam surgimento a partir de células que passaram a sofrer dobramentos da membrana plasmática, dando origem às organelas e à carioteca. Já as mitocôndrias e os cloroplastos tiveram origem diferente. OBS.: Mitocôndrias = respiração celular. Cloroplasto = fotossíntese.

13 O surgimento das células mais complexas: as eucarióticas.
Acredita-se que as mitocôndrias eram bactérias anaeróbias, que já tinham a capacidade de realizar respiração. Já os cloroplastos eram cianobactérias, que realizam fotossíntese. Certa vez...

14 O surgimento das células mais complexas: as eucarióticas.
Essa hipótese é conhecida como ENDOSSIMBIOSE. Ela tem como argumentos a favor: O fato de as mitocôndrias e os cloroplastos serem organelas que possuem o seu próprio material genético. Os processos metabólicos que ocorrem no interior dessas organelas são controlados pelo material genético delas.

15 O surgimento dos seres multicelulares eucariontes.
Unicelular eucarionte se divide  grupo de células eucariontes UNIDAS  divisão e cooperação de trabalho  interdependência entre as células  primeiros seres MULTICELULARES.

16 A dînâmica da Terra e da vida ao longo do tempo.


Carregar ppt "Teorias Modernas sobre a Origem da Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google