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ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

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Apresentação em tema: "ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
1 Ética e moral: princípios e valores. 2 Ética e democracia: exercício da cidadania. 3 Ética e função pública. 4 Ética no setor público. 4.1 Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Serviço Público). Material

2 Ética e Moral Para diferenciar ética de moral é possível seguir dois caminhos: etimologia e filosofia Etimologia: estudo da origem e do significado das palavras Ética – grego – ethos – costumes, valores, hábitos, tradições Moral – latim – mos – costumes, valores, hábitos, tradições ( moris ou mores - no plural) Cuidado: éthos – caráter , modo de ser, morada do ser(filosofia)

3 Filosofia ÉTICA MORAL Ciência Objeto de estudo Teoria Prática Objetiva
Subjetiva Abstrata Concreta Universal Cultural/temporal Imutável mutável Moral (filosofia) Bem ou Mal Princípios Valores Atitudes virtudes ou vícios

4 Ética Teleológica(egoísta e autruísta)
HISTÓRIA DA ÉTICA Ética Grega Ética Medieval Ética Idade Moderna Ética Contemporânea GESTÃO DA ÉTICA Ética Deontológica Ética Teleológica(egoísta e autruísta) Abordagem da moral e dos direitos Abordagem utilitarista Abordagem da Justiça Abordagem individualista

5 Ética x Moral x Direito Decreto 1171/94 – traz anexo o Código de Ética do Servidor Civil do Poder Executivo Federal Cuidado: norma de livre adesão com aplicação apenas no Executivo Federal Subsídios para publicação: Art. 37, caput, § 4º da Constituição Federal, art. 84, incisos IV e VI Lei 8429/92 – improbidade administrativa artigos 10,11 e 12 Lei 8112/90 – regime jurídico dos servidores federais artigos116(deveres) e 117(proibições)

6 L egalidade I mpessoalidade M oralidade P ublicidade E ficiência

7 SEÇÃO I – DAS REGRAS DEONTOLÓGICAS
PRIMADOS MAIORES – DDZEC FINALIDADE – MORALIDADE : FIN./LEG. VERDADE ESFORÇO PELA DISCIPLINA – COR/TE O CU/BO ORDENS SITUAÇÕES ANTIÉTICAS AUSÊNCIAS HARMONIA

8 SEÇÃO II – DOS PRINCIPAIS DEVERES
DESEMPENHO DE ATRIBUIÇÕES SITUAÇÕES PROCRASTINATÓRIAS: RAPIDEZ ,RE/PE/TE ATITUDES 2 SITUAÇÕES: PROBO,RETO,LEAL E JUSTO ATENDIMENTO: CORTESIA, URBANIDADE, DISPONIBILIDADE E ATENÇÃO HIERARQUIA GREVE ASSIDUIDADE DENÚNCIA LOCAL DE TRABALHO: LIMPEZA,ESTUDOS, VESTIMENTAS, ATUALIZAÇÃO, TAREFAS,FISCALIZAÇÃO, PRERROGATIVAS, DIVULGAÇÃO.

9 SEÇÃO III – DAS VEDAÇÕES
FAVORECIMENTO REPUTAÇÃO SOLIDARIEDADE TECNOLOGIA PÚBLICO SOLICITAR ALTERAR DESVIAR RETIRAR EMBRIAGUEZ VINCULAR NOME

10 DAS COMISSÕES DE ÉTICA(COMITÊS)
DEVER DE CONSTITUIR COMPOSIÇÃO – ART 2º DO Decreto 1171 Competências Penalidade Conceito de servidor


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