A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História dos Sistemas Operativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História dos Sistemas Operativos"— Transcrição da apresentação:

1 História dos Sistemas Operativos
Trabalho realizado por: Débora Martins nº25 Disciplina: IMEI – Módulo: 3

2 Sistemas Operativos Um sistema operativo pode ser definido como um software essencial para controlar todo os recursos de Hardware do computador, e possibilita a execução de programas. É a interface entre o hardware e o utilizador. Sistemas operativos mais utilizados: Linux Windows Macintosh (Mac OS)

3 Linux Origem: O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operativo multitarefa e multi-utilizador. Foi criado em 1991 pelo programador Linus Torvalds, que pretendia criar uma versão melhorada do sistema Minix. Programadores de várias partes do mundo mostraram interesse no projeto e passaram a trabalhar nele. Foram lançadas várias versões do sistema operativo, como Ubuntu, Debian, Red Hat, Caixa Mágica, etc.

4 Linux Partições: automática - o disco é particionado e formatado para o sistema Linux, perdendo-se os dados existentes no disco. manual - devemos escolher esta opção quando temos outro sistema operativo instalado ou dados que pretendemos manter. O Linux identifica os discos e as respetivas informações.

5 Linux Sistema de Ficheiros:
Ext2: É mais eficiente que o sistema de arquivos Minix, seu antecessor. Ext3: Tem as mesmas características do ext2, mas oferece uma recuperação de dados mais rápida, com menos probabilidades de serem corrompidos. XFS: É um sistema mais rápido na gravação de dados e utiliza recursos de cache com memória RAM. VFAT: É utilizado normalmente para transferir dados entre sistemas Windows e o Linux no mesmo disco. Pode ser lido e escrito por ambos os sistemas operativos.

6 Linux Gestão da memória:
Neste sistema é criado um espaço em disco (SWAP), que desempenha a função de memória no caso de faltar espaço na memória RAM. Este método evita a perda de desempenho, criando uma memória virtual.

7 Windows Origem: O sistema operativo Windows começou a ser desenvolvido pela Microsoft em 1981. Surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS que permitia correr programas em modo gráfico, possibilitando a utilização de um rato. Tudo começou com o Windows 1.0, sendo sucedido por outras versões e tornando-se o sistema operativo mais utilizado em computadores pessoais.

8 Windows Criar Partições
O primeiro passo é abrir o menu Gerir clicando com o botão direito em Computador. Para criar uma nova partição, basta clicar sobre a unidade a ser utilizada com o botão direito do rato e escolher a opção Diminuir Volume. De seguida vamos definir quanto desejamos reservar para a nova partição do disco rígido.

9 Windows Sistema de Ficheiros:
FAT (FAT16): É utilizada por um computador para organizar dados num disco rígido. Tem uma limitação de 2GB. FAT32: É sucessor do sistema FAT16 e tem uma limitação de 32GB. É também menos seguro, pois qualquer utilizador poderá ler os ficheiros existentes neste sistema. NTFS: É um sistema mais seguro, pois permite a encriptação de dados e possui uma capacidade de recuperação automática de erros.

10 Windows Gestão da memória:
O Windows mantém um mapa de memória de todos os programas, este é mantido numa área chamada contexto da memória. Se a memória RAM esgotar, o sistema passa a armazenar os dados em disco, chamada memória virtual.

11 Mac OS Origem: Stephen Jobs e Steve Wozniak, fundaram a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. A partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação do projeto Macintosh, um sistema operativo que foi lançado em Janeiro de 1984. O Mac OS X, criado em 2001 sucede o Mac OS 9. Em 2005 surge a versão 10.4, também conhecida por Tiger, sendo a mais recente.

12 Mac OS Criar partições:
Para criar uma partição, devemos abrir o utilitário de discos, de seguida clicar na drive correspondente. Vai aparecer um menu, onde devemos especificar o número de partições que desejamos e para cada uma delas devemos definir um nome e um tamanho. O passo seguinte é escolher o sistema de ficheiros a utilizar.

13 Mac OS Sistema de ficheiros:
HFS: É um sistema desenvolvido pela apple para uso em disquetes e discos rígidos, em computadores com o sistema Mac OS. HFS+: É utilizado no sistema operativo Mac OS X, representando uma otimização do sistema HFS que permite uma utilização mais eficiente do espaço no disco rígido. MS-DOS (FAT 32): Este sistema é utilizado para partilhar dispositivos de armazenamento entre computadores Mac e Windows.


Carregar ppt "História dos Sistemas Operativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google