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Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.

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Apresentação em tema: "Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues

2 A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos (Crosby, 1998).

3 História O primeiro conceito relacionado à qualidade referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Logo, qualidade era igual à ausência de defeitos no produto final, o que, por sua vez, era verificado na medida exata da intensidade de inspeções realizadas. Mais tarde, o “controle estatístico do processo” permitiu a extensão do conceito de qualidade ao processo, passando o controle da qualidade, a englobar também as condições em que o produto é produzido. Entretanto, o conceito de qualidade ainda passaria por mais algumas mudanças incorporando o conceito de “custo da qualidade”, e depois de, “defeitos-zero”, chegando enfim, a englobar a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados, inclusive os clientes (internos e externos).

4 O que é qualidade Total? É a técnica de administração multidisciplinar formada por conjuntos de programas, ferramentas e métodos. Aplicados no controle do processo de produção das empresas. Para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade. Objetivando atender a clientela externa e interna.

5 Princípios da Qualidade Total.
Total satisfação dos clientes Desenvolvimento de recursos humanos Constância de propósitos Gerência participativa Aperfeiçoamento contínuo Garantia da qualidade Delegação Não aceitação de erros Gerência de processos Disseminação de informações

6 Algumas Ferramentas Método dos 5 s PDCA/SDCA Fluxograma ISO
A Qualidade Total é uma filosofia de gestão baseada na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. Sendo assim a seguir mostraremos alguma ferramentas para a Gestão de Qualidade Algumas Ferramentas Método dos 5 s PDCA/SDCA Fluxograma ISO

7 Método dos “5 S” O Método "5S" foi base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.

8 5 S

9 . 5 S

10 PDCA/SDCA O Ciclo PDCA foi muito difundido nas áreas de engenharia industrial. Se configura como um método simples para organizar e sequenciar a busca soluções de problemas e melhoria de processos.

11 Estrutura do PDCA P - Plan (Plano)-> Consiste nas etapas acima.
D- Do (Fazer)->É o estágio de implementação do plano, onde é determinado o que fazer, quem irá fazer e quando deverá agir. É o estágio onde as pessoas envolvidas para resolução do problema ou melhoria C- Check (Verificar)-> do método atuarão para saber se as medidas tomadas para eliminação do problema ainda estão sendo tomadas. A- Action (Ação)->É o momento em que, percebendo que o problema (falha) voltou, toma-se as medidas necessárias para correção. O ciclo PDCA é seqüencial, ou seja, cada vez que se chega na letra A, começa tudo de novo, na letra P.

12 PDCA

13 PDCA

14 FLUXOGRAMAS Fluxogramas são gráficos que demonstram as seqüências operacionais do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo

15 Existem tipos diferentes de fluxograma
Existem tipos diferentes de fluxograma. Cada um para cada aplicação específica. Você precisa entender pelo menos quatro destas técnicas para ser eficaz. São elas: 1. Diagrama de blocos que fornece uma rápida noção do processo; 2. O fluxograma padrão da American National Standards Institute (ANSI), que analisa os inter-relacionamentos detalhados de um processo; 3. Fluxogramas funcionais, que mostram o fluxo do processo entre organizações ou áreas; 4. Fluxogramas geográficos, que mostram o fluxo do processo entre localidades.

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17 ISO ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça. A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.

18 NBR ISO 9001: A norma ISO 9001 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço. Ele inclui o elemento do projeto do produto, que se torna mais crítico para os clientes que se apoiam em produtos isentos de erros. NBR ISO 9002 : A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta. Estas companhias focalizam seus esforços para a qualidade na conservação e no melhoramento dos sistemas da qualidade existentes, em lugar de desenvolverem sistemas da qualidade para um produto novo.

19 NBR ISO 9003 A norma ISO 9003 é dirigida para companhias nas quais sistemas abrangentes da qualidade podem não ser importantes ou necessários, como, por exemplo, as fornecedoras de mercadorias, nestes casos, a inspeção e o ensaio final do produto seriam suficientes. NBR ISO 9004:  Fornece orientações para a gestão da qualidade e os elementos do sistema da qualidade. Os elementos do sistema da qualidade são adequados para uso no desenvolvimento e na implementação de um sistema da qualidade interno abrangente e efetivo, com a finalidade de assegurar a satisfação do cliente. Não se destina a fins contratuais, reguladores.

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