A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
Revisão: aula 1 a 5 Renata Jabour Saraiva

2 Aula 1 Definimos os conceitos de cuidar e do cuidado na Enfermagem;
Analisamos à enfermagem através da História.

3 Iniciamos Florence Nightingale considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, após sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. E falamos também dos métodos e técnicas específicas para o cuidado em Enfermagem, através da sua Teoria Ambientalista.

4 pt.wikipedia.org

5 Ensino Pesquisa Cuidado

6 O Cuidado da Enfermagem
Está fundamento em integrar as pessoas em torno do bem comum e manter o elo social. Assim, cuidar e solidarizar-se significam comprometimento e engajamento político-cultural, prevenindo rupturas da e na sociedade.

7 Aula 2: Visão da Mulher na Idade Média
Apenas para procriar Um ser passivo Acreditavam que sua inferioridade advinha da fragilidade do sexo, da sua fraqueza perante os perigos do dia-a-dia.

8 Enfermagem e a Idade Média
Para algumas pessoas, mulheres que praticavam o cuidado: Apontadas como sábias, por usarem ervas para estabelecer o cuidado. Feiticeiras ou impostoras

9 Implantação do cuidado Empírico
Cuidado empírico, através das ervas e drogas, proporcionando resultados satisfatórios. Chamou a atenção de Paracelso ( ),

10 Paracelso ( ) Médico estudioso da Farmacologia, que passou a estudar as ervas Responsável pela frase: “Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio.”

11 Período Pré-Cristão As patologias eram vistas como castigos dos deuses ou do demônio; Com isso, os sacerdotes ou feiticeiros eram vistos como médicos e enfermeiros; Primeiros cuidados empíricos: Sacrifícios; Massagens; Banhos de água fria ou quente; Purgantes ou substâncias que provocavam náuseas

12 Palestina/ Hebreu INFLUÊNCIA DAS CIVILIZAÇÕES Egito Índia
Assíria e Babilônia China Japão Grécia Roma INFLUÊNCIA DAS CIVILIZAÇÕES

13 Aula 3 Édito de Milão Edito da Tolerância:
Foi criado para estabelecer a convivência pacífica entre os vários grupos religiosos, dando fim oficialmente às perseguições aos cristãos.

14 Concílio de Trento Retorno dos cristãos as suas propriedades
A volta da igreja ao exercício das obras assistenciais e suas atividades religiosas. E a expansão do cristianismo Sendo responsáveis pela maior revolução social de todos os tempos.

15 A partir desse episódio, houve uma mudança de comportamento das pessoas;
Ao ver os testemunhos cristãos, as pessoas se convertiam ao cristianismo. Nessa época, os pobres e enfermos, eram cuidados nos espaços das igrejas. Apóstolo Pedro ordenou que esses locais que acolhiam os enfermos, fossem chamados de Diaconias

16 Pedro estabelece que as pessoas que atendiam os enfermos,
passariam a ser chamados de Diáconos para os homens e Diaconisas para as mulheres.

17 Esses espaços eram dirigidos pelas
Abadessas, que já naquela época Trabalhavam para o progresso dos hospitais e cuidados aos enfermos.

18 Reforma Protestante Teve início com a Revolta de Martinho Lutero - Monge agostiniano da região da saxônia; Desencadeou a Reforma Protestante ao discordar publicamente da prática de venda de indulgências pelo Papa Leão X.

19 A decadência do Cristianismo;
Houve a substituição dos Diáconos e das Diaconisas; Por pessoas de baixa escala social e de caráter duvidoso;

20 Concílio de Trento Para sanar essa situação;
Convocado pelo Papa Paulo III em na cidade de Trento. Com a promulgação do Concílio de Trento, surgem várias organizações religiosas dedicadas à enfermagem:

21 Aula 4 Imagem Folclórica da Enfermagem
Falamos sobre o modelo Biomédico; E que, naquela época, as mulheres eram responsáveis por cuidar Da educação e alimentação das crianças e pelos cuidados dos membros idosos da família.

22 Esse cuidado empírico eram alcançados através da experiência de tentativas e erros;
Com as trocas de informações, os ensinamentos eram passados de geração à geração; O cuidado místico tinha um papel importante na sociedade. A Enfermagem evoluía pela intuição de mulheres tidas como:benzedeiras; feiticeiras

23 O cuidado da Enfermagem passou a ser caracterizado, através da imagem:
Folclórica, Religiosa e Servil.

24 Imagem Folclórica Associação do cuidado da enfermeira com o cuidado empírico de mãe. Cuidavam da educação e alimentação das crianças e pelos cuidados dos membros idosos da família. Os ensinamentos eram passados de geração à geração.

25 Imagem Religiosa Tinham forte influência no cuidado da Enfermagem
As ordens Religiosas realizavam o cuidado primário – estabelecidas com o Concílio de Trento, cuidavam Dos pobres, órfãos, viúvas, idosos, escravos e prisioneiros. 

26 As mulheres solteiras podiam trabalhar para cuidar dos doentes;
Essas Ordens Religiosas, passam a ter influência na Enfermagem, com rígidos preceitos religiosos e disciplinares, com obediência absoluta .

27 Diaconisas Mulheres solteiras ou viúvas
Com instrução cultural, saudáveis e da alta sociedade Ex: irmãs de oficiais e viúvas bem-sucedidas

28 Papel das Ordens Monásticas
Os monastérios desempenhavam um grande papel na preservação da cultura e do aprendizado, Contribuição deixaram um legado: abnegação, o espírito de serviço, a obediência e outros atributos, não conotação de prática profissional, mas de sacerdócio.

29 Cruz de Malta As cuidadoras vestiam uma armadura e, por baixo de seus hábitos, usavam o símbolo da Cruz de Malta. Foi utilizada como símbolo da Nightingale School.

30 Imagem servil da Enfermagem
A Enfermagem passa por vários movimentos importantes em nossa história geral: O Renascimento (Era das Descobertas) A Reforma, com o movimento religioso Do Luteranismo, Anglicanismo, Calvinismo)

31 Revolta contra a supremacia da Igreja Católica.
Com a revolta, monastérios foram fechados, ordens religiosas dissolvidas e o trabalho das mulheres extinto. A mulher retorna para o seu lar A figura das mulheres que cuidavam nos monastérios, bem sucedidas perante à sociedade, deixa de existir.

32 Esse cuidado, volta a ser assumido por:
Prisioneiras; Prostitutas; Mulheres de baixa renda. Salários baixos, Longas horas trabalhadas Além do trabalho estressante.

33 Por todos esses motivos, esses períodos foram considerados:
os “anos negros” da Enfermagem. Ocorreu um retrocesso na evolução dos cuidados aos enfermos e o conhecimento de higiene era insuficiente.

34 Aula 5 Florence Nightingale (1820-1910)
Bela Jovem, poderosa, nascida em uma família rica da Inglaterra. Estudou Filosofia, Grego, Matemática, Música, Pintura e Arquitetura. Vivia um interno conflito, com sua família, em não deixar que aplicasse o seu saber e sua inteligência em alguma coisa útil.

35 Continuação..... É reconhecida em todo o mundo, como a fundadora da Enfermagem Moderna, após sua atuação como voluntária na Guerra da Criméia, em Proporcionando mudança de comportamento da sociedade em relação À visão da Enfermagem e estabelecendo uma nova ocupação para a mulher.

36 Significado da Lâmpada
Após o recolhimento de todos, Florence fazia sua ronda solitária, com uma pequena lâmpada para iluminar o caminho, e observar as condições dos enfermos. Desde então, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem no mundo.

37 Algumas Instituições Mantêm a cerimônia chamada
"passagem da lâmpada", na qual o(a) graduando(a) do último ano entrega a lâmpada acesa para o(a) graduando(a) que está iniciando o período de estágios curriculares. Recomendando que mantenha sempre acesa a chama do ideal.

38 Teoria Ambientalista de Florence Nigthingale
Conceito: Segundo Florence (1989) - tem como significado o cuidado do ser humano e sua interligação com o meio ambiente. Com isso estabelece a observação: Ventilação; Iluminação; Calor; Limpeza; Ruídos; Odores e Alimentação

39 Ensinamento de Florence
De acordo com Florence à enfermeira, “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos frequentemente durante o dia”.

40 Além do já exposto Três componentes fazem parte da Teoria de Florence:
Ambiente Físico; Ambiente Psicológico e Ambiente Social.

41 Entendimento de doença e saúde para a Teoria Ambientalista
É vista como um processo restaurador, que traduz um esforço da natureza para corrigir um processo de desgaste. O papel da enfermeira seria de ajudar o doente a manter suas forças vitais a fim de prevenir a doença;

42 Continuação.... SAÚDE Surge, neste contexto, como resultante da interação de fatores ambientais, de modo que Nightingale a considera não apenas como o contrário de doença;

43 Florence tem o entendimento que:
SER HUMANO (HOMEM ou INDIVÍDUO): Tem habilidades e responsabilidades de alterar sua situação existencial; ENFERMAGEM: Função de colocar o indivíduo nas melhores condições para a natureza agir, o que seria obtido basicamente pela ação sobre o ambiente;

44 Continuação..... SOCIEDADE E AMBIENTE: Condições externas que afetam a vida e o desenvolvimento do indivíduo; AMBIENTE: Elementos externos à pessoa e que afetam tanto a saúde do doente quanto a pessoa saudável.

45 Enfermagem Moderna e seus aspectos críticos
Desigualdade social: Poder: Ambiguidade da prática: Onde....

46 Florence propôs a divisão social do fazer em Enfermagem, o fazer intelectual para as moças de origem social destacada e o fazer manual para as moças de origem simples; Sobre a escola fundada por Florence: Deveria primar pela disciplina e moral das alunas, pois era preciso moralizar o perfil da enfermeira da época

47 Próximos Passos..... A Enfermagem no Brasil;
Primeiros hospitais e a Enfermagem nesse processo; As Santas Casas de Misericórdia; Anna Nery e A Cruz Vermelha Brasileira.


Carregar ppt "HISTÓRIA DA ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google