A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terapia analítico-comportamental infantil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terapia analítico-comportamental infantil"— Transcrição da apresentação:

1 Terapia analítico-comportamental infantil
Prof. Maia UFC/Sobral - Psicologia

2 O Cliente é uma criança Dificuldades na autoformulação da queixa.
Compreensão do problema e do ambiente depende da idade e características do seu desenvolvimento. Demanda dos pais e da escola. Características pessoais do terapeuta. Estrutura específica para o atendimento.

3 Características da avaliação
Fontes e métodos variados de coleta de informações. A cada sessão novas estratégias podem/devem ser utilizadas. Estratégias personalizadas de coleta de informações.

4 Características da avaliação
Tradicionais fontes de informação: Entrevista com pais, cuidadores, familiares, professoras, etc. Entrevista com outros profissionais. Observação em casa e na escola.

5 O início do processo Entrevista inicial com os pais ou família.
Porque buscaram terapia? A história da criança. A história da demanda. A dinâmica da família: papéis, deveres, jogos de poder, etc. O relacionamento do casal. Contrato com os pais. Lembrar que o cliente é a criança.

6 O início do processo Demanda dos pais Vs. Demanda da criança.
Primeiros atendimentos com a criança. Apresentar-se para a criança. Explicar sobre o que é o psicólogo e a terapia. Deixar claro quem contratou o psicólogo e qual a queixa que motivou a procura. A versão da criança. Por que ela está na terapia? O nível do sigilo. Explicar sobre os seus direitos enquanto cliente. A criança entendeu como funciona a terapia e quer participar?

7 O início do processo As sessões duram em média 50 min. Em situações especiais podem ter uma maior duração e/ou frequência. Convidados, principalmente pais ou irmãos, podem ser eventualmente chamados para a sessão. As sessões de feedback com os pais: Avaliação do processo e das intervenções já realizadas. Novas análises. Orientação e esclarecimento de dúvidas. Ensino de novas habilidades.

8 A relação com a criança Audiência não-coercitiva e assertiva.
Diálogo franco. Informar e acordar sobre regras de uso do espaço, dos brinquedos, do mobiliário, etc. Limites na relação.

9 A relação com a criança Respeito à criança enquanto autor do seu comportamento. Aceitar e promover sua autonomia. Escolhas negociadas. Planejamento da sessão. Brinquedos e jogos de casa. A vinda dos convidados.

10 Etapas didáticas do processo
Passo 1: Explique à criança sobre o funcionamento da terapia. O que a criança imagina ou foi dito para ela? Conversar sobre: apresentação do terapeuta e do consultório, objetivos, etapas, exeplos de atividades, participação dos convidados, contrato terapêutico, etc. Buscar conhecer a criança. O terapeuta deve responder questões para dar modelo. Tornar a terapia reforçador para a criança.

11 Etapas didáticas do processo
Passo 2: Definir com a criança qual o problema a ser trabalhado. Operacionalizar o foco de forma que a criança entenda. Ela concorda com a seleção do problema? A criança tem objetivos e focos diferentes dos pais? Caso a criança não concorde com a seleção feita, deve ser investigado o grau de aversividade do problema vivido e a escolha por permanecer na situação problema. O problema é um problema? Ou seja, um aversivo? E para quem?

12 Etapas didáticas do processo
Passo 2: Definir com a criança qual o problema a ser trabalhado. Existem pais despreparados para compreender processos naturais de transformação física, social e comportamental. O tempo destes processos é singular. Filhos dão trabalho. Os pais precisão de orientação sobre isso?

13 Etapas didáticas do processo
Passo 3: Trabalhe identificação e expressão de sentimentos e auto-exposição. A importância do relato dos sentimentos. Pistas para as contingências. Vida em sociedade e consigo. Atividades desenvolvimento sensorial. Atividades de expressividade emocional. Atividades de expressividade verbal.

14 Etapas didáticas do processo
Passo 4: Inicie a avaliação funcional e levantamento de alternativas comportamentais. Observar o mundo Como ensinar a análise de contingências? Antecedentes – ações – consequentes Vantagens X desvantagens Verde – amarelo – vermelho Evento – sentimento – o que fazer Etc.

15 Etapas didáticas do processo
Passo 5: Treine habilidades específicas em sessão. Habilidades são escolhidas com base nas análises.

16 Etapas didáticas do processo
Passo 6: Incentive a ocorrência da postura analítica e dos novos comportamentos for a da sessão.

17 Etapas didáticas do processo
Passo 7: Realize a análise e refinamento das tentativas de mudanças.

18 Etapas didáticas do processo
Passo 8: Fortaleça as mudanças ocorridas , inicie o processo de alta.


Carregar ppt "Terapia analítico-comportamental infantil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google