A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atmosfera Profa. Renata Medici.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atmosfera Profa. Renata Medici."— Transcrição da apresentação:

1 atmosfera Profa. Renata Medici

2 atmosfera Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície terrestre A atmosfera é a mistura de gases inodora e incolor que envolve a Terra e que acompanha os seus movimentos de rotação e translação. Sua composição atual é fruto de processos físico-químicos e biológicos iniciados a milhões de ano.

3 Absorção e Difusão atmosfera
A atmosfera atua como sede dos fenômenos meteorológicos e, além disso, é fator determinante na qualidade e quantidade de radiação solar que atinge a superfície terrestre Absorção e Difusão

4 Absorção da radiação solar
Espectro real da radiação solar antes da interação com a atmosfera Espectro após o processo de absorção, causado pelos principais constituintes absorvedores da atmosfera. Banda absorvida. Fonte: Química atmosférica – A química sobre nossas cabeças

5 atmosfera Fonte: Química atmosférica – A química sobre nossas cabeças

6 Difusão da radiação solar
Como a difusão promove atenuação da irradiância solar que atinge a superfície terrestre em relação aos valores observados no topo da atmosfera?

7 Parte dessa radiação retorna ao espaço sideral.
Fonte: Paulo Cesar Sentelhas; Luiz Roberto Angelocci (ESALQ) Os constituintes atmosféricos, normalmente aerossóis, partículas de poeira e gotículas de água (nuvens, nevoeiros, etc.) mudam a direção dos raios solares. Parte dessa radiação retorna ao espaço sideral. Quanto maior a espessura da camada da atmosfera a ser atravessada pela radiação solar, maior a difusão.

8 Você sabia quê? Quando a difusão é proporcionada por partículas de diâmetro muito pequeno, como os aerosóis, há difusão predominantemente nos comprimentos de onda mais curtos (violeta/azul). Quando ocorre difusão por partículas de poeira a sensação visual é do céu avermelhado, como observado ao nascer e pôr do sol. Fonte: Paulo Cesar Sentelhas; Luiz Roberto Angelocci (ESALQ)

9 Atmosfera – Você sabia quê?
A atmosfera regula temperatura, igualando aproximadamente a de dia com a da noite? Por exemplo, na lua, carente de atmosfera, durante a exposição do sol a temperatura se aproxima de 200 oC e a noite desce para quase -200oC?

10 Composição da atmosfera
Tabela 1. Principais gases do ar seco Fonte: A composição desta mistura, desde o nível do solo até uma altura de 70km é constante, com pequenas variações. Explique a afirmação! R: Vapor d’água

11 Composição da atmosfera
Outros componentes gasosos de origem natural e de concentração variável são os: óxidos de nitrogênio (NOx): produzidos pelas descargas elétricas durante as tempestades; dióxido de enxofre (SO2); fluoreto de hidrogênio (HF) e o cloreto de hidrogênio (HCl): erupções vulcânicas sulfeto de hidrogênio (H2S): escapa das acumulações de gás natural ou dos vulcões; Ozônio (O3): formado fotoquimicamente ou por descargas elétricas Além destes, partículas sólidas ou líquidas de origem natural, constituídas por materiais do solo, da vegetação e do mar, transportados pelo vento; poeiras meteóricas e por microrganismos e pólen.

12 A atmosfera se divide em camadas
A estrutura das regiões da atmosfera quase sempre é definida de acordo com as variações da temperatura com a altitude

13

14 Troposfera Se estende a uma altitude média de 12 km
Aproximadamente ¾ da massa da ATM situam-se nos primeiros 11km Nesta camada a taxa de variação vertical da temperatura tem valor médio de 6,5°C/km. É o principal domínio de estudo dos meteorologistas, pois é nesta camada que ocorrem essencialmente todos os fenômenos que em conjunto caracterizam o tempo. É também na troposfera que ocorre a poluição do ar

15 Estratosfera Está localizada na altitude de 12 a 50 km.
Moléculas de O2 e N2 filtram a radiação solar de um modo que nenhuma energia com comprimento de onda (λ)menor que 220 nm atinja a superfícieda Terra. Moléculas de ozônio (O3) filtram a radiação na faixa de a 320 nm (pico de absorção entre nm) A temperatura aumenta conforme a altitude aumenta, devido à presença da camada de ozônio, a qual absorve radiação solar na faixa do comprimento de onda do ultravioleta.

16 Estratosfera Figura 2- Variações da concentração de ozônio com a altitude para regiões de média latitude e da temperatura para a estratosfera e troposfera Fonte: Fonte: Química atmosférica – A química sobre nossas cabeças- Química Nova

17 Mesosfera A camada localiza-se na altitude de 50 a 80 km e a temperatura diminui conforme aumenta a altitude. Atinge temperaturas abaixo de 100ºC negativos no topo da camada, devido o ar estar cada vez mais rarefeito porém é mais quente na parte inferior porque absorve calor da estratosfera.

18 Por isso, a termosfera também é conhecida por Ionosfera.
- Corresponde à parte mais elevada da atmosfera (450 km acima da Terra) - As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.. - O ar encontra-se rarefeito e a radiação solar, muito intensa, ioniza as moléculas dos gases que encontra. Absorvem-se as radiações solares mais energéticas Por isso, a termosfera também é conhecida por Ionosfera.

19 Exosfera A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).

20 Depois de tudo resuma a importância da atmosfera para a vida!
Filtra e absorve a radiação nociva Protege a terra dos corpos celestes Controla a temperatura (Equilíbrio térmico) Fonte de vida


Carregar ppt "Atmosfera Profa. Renata Medici."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google