A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico"— Transcrição da apresentação:

1 SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico
Manual de Instrução de Uso do Sistema SIAP Perfil Professor

2 DEFINIÇÃO DA ESCOLA A função Definição da Escola no perfil do Professor é destinada aos servidores que possuem mais de uma modulação em unidades escolares diferentes, e necessitam utilizar o diário dessas escolas distintas. O professor pode ter modulações diferentes em cada unidade escolar e assim o diário é definido na unidade de acordo com a modulação.

3 DEFININDO A UNIDADE ESCOLAR E A FUNÇÃO.
Acessar a função no sistema; Selecionar a unidade escolar; Selecionar a função desejada Clicar em O acesso do servidor será definido para a unidade escolar e função escolhida.

4 Planejamento do Professor por Turma
O professor tem a função de fazer os planejamento de suas aulas, o conteúdo é construído a partir do planejamento anual da unidade escolar e do currículo referência da SEDUC. Ao utilizar a função o professor tem a opção de fazer o planejamento para cada turma que ele leciona ou ainda copiar um planejamento e replica-lo para as outras turmas da mesma série. Depois de pronto o planejamento, ele é visível no diário do professor no momento de executar os conteúdos planejados.

5 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
Os passos que o professor deve executar para fazer o planejamento da turma é: Acessar a função no menu; Na tela de abertura clicar no botão para exibir todas as disciplinas por turma que o professor está modulado; Selecionar uma disciplina de uma das turmas; Clicar no botão para mostrar o quadro do planejamento.

6 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
O sistema mostra em formato de calendário os dias de aula possíveis para a disciplina do professor selecionada no item anterior. As aulas estão distribuídas de acordo como o professor foi inserido no quadro de horário definido pela unidade escolar e pela quantidade de aulas que o professor tem para essa disciplina. Veja na imagem que o professor de Música da turma 6A tem uma aula na semana e a aula é ministrada na quarta-feira.

7 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
Veja algumas particularidades para entender melhor a disposição das aulas: Este professor tem uma aula por semana de sua disciplina (identificado por um quadro em destaque AZUL ), foi inserido no 1º quadro de horário inicialmente na quarta-feira, a partir de 15/03 foi alterado o quadro e a sua aula passou a acontecer na sexta-feira. Os quadros em azul mostram que não há planejamento da aula no dia indicado; Os quadros em verde mostram que já houve planejamento cadastrado para aula no dia indicado.

8 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
O professor deve escolher uma data para fazer o cadastro do planejamento da turma e disciplina selecionada; Ao clicar na data o sistema mostra uma janela com o número da aula correspondente ao dia escolhido; Clicar sobre o item correspondente a aula;

9 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
Cadastrar o planejamento da turma no sistema é informar selecionando um ou mais itens a seguir: O Eixo Temático que será usado; Qual o bimestre; A Expectativas de Aprendizagem; O conteúdo; A metodologia; A avaliação. Esses itens são buscados do planejamento anual realizado pela unidade escolar.

10 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
O professor tem a opção de fazer o planejamento de uma AULA ou fazer o planejamento de uma AVALIAÇÃO basta selecionar um dos itens no momento do planejamento da aula.

11 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
Ao clicar nos itens do planejamento anual eles são carregados nos campos específicos no planejamento do professor. Basta clicar sobre o tópico para ser carregado para o campo correspondente.

12 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
Para que o planejamento do professor fique completo, pelo menos um tópico deve ser inserido em cada campo. 1 – Expectativa de Aprendizagem; 1 – Conteúdo; Note que nos itens de conteúdo há espaços se caso o professor desejar, pode ser inseridos mais informações. 1 – Metodologia; 1 – Avaliação. Após finalizar o cadastro o professor deve salvar o plano da aula, ao final da página tem o botão para

13 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
O professor ainda tem a opção de usar esse mesmo plano para outras turmas da mesma série. Ao final da página existe o botão Ao clicar no botão o sistema exibe todas as turmas da mesma série, caso o professo queira replicar o planejamento para as outras turmas, basta marcar qual turma receberá e confirmar. A turma marcada receberá o plano de aula para o mesmo dia e número de aula.

14 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
Para modificar ou alterar o planejamento da turma que recebeu o planejamento replicado, basta entrar no planejamento da aula e fazer as alterações conforme o professor desejar. Depois de replicado as alterações são especificas em cada aula de cada turma.

15 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
Ainda no planejamento do professor ao final da página há um espaço para registro do coordenador da unidade escolar para validação do plano de aula do professor. O coordenador depois de verificado o plano de aula, valida marcando no campo reservado e caso tenha alguma observação ele informa no espaço destinado.

16 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA
O planejamento de uma avaliação é realizado com mesmo procedimento: Clicar na aba AVALIAÇÃO; Marcar os itens que comporão a avaliação; Clicar no botão salvar. A aula indicada foi planejada com uma avaliação. A informação estará no diário do professor no espaço de conteúdo planejados.

17 Ótimo! O Planejamento do Professor está pronto! Agora é só usar no diário eletrônico Bom Trabalho

18 DIÁRIO ELETRÔNICO Diário eletrônico do professor e a ferramenta de cadastro diário com controle dos resultados dos alunos. No sistema o professor informa os dados de frequência e notas dos alunos, além dos registros de informações de conteúdos trabalhados na sala de aula.

19 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO
Veja algumas particularidades para utilizar o diário eletrônico: Os diários são exibidos por bimestre. Para cada disciplina que o professor está modulado e para cada turma, existem 4 diários – um em cada bimestre. Para que o diário eletrônico fique disponível para o professor, a unidade escolar precisa cadastrar o planejamento anual da disciplina e também ter inserido o professor no quadro de horário.

20 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO
Os passos que o professor deve executar para abrir o diário da turma é: Acessar a função no menu; Na tela de abertura clicar no botão para exibir todas as disciplinas por turma e bimestres que o professor está modulado; Selecionar o bimestres que deseja trabalhar; Clicar no botão para mostrar o diário da disciplina no bimestre escolhido.

21 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO
O SIAP mostrará o diário pela primeira vez como duas colunas de informação: Coluna de FREQUÊNCIA E ALUNOS e outra coluna de CONTEÚDOS. O professor deve clicar sobre a coluna que quer trabalhar.

22 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Ao clicar na coluna de frequência e aluno o sistema exibe novas colunas com outros títulos que mostram informações diferentes. Coluna Aluno – mostra a listagem dos alunos na turma; Coluna Frequência – o professor faz a manutenção da frequência dos alunos na disciplina; Coluna Avaliações – o professor cadastra as notas para as atividades avaliativas que ele inserir no sistema; Coluna Notas Extras – o professor pode inserir notas para os alunos que somarão com a média do aluno; Coluna Totais – mostra o resultado do aluno com média e quantidade de faltas na disciplina.

23 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Coluna Aluno - mostra a listagem dos alunos da turma. O sistema mostra os alunos assim como esses estão enturmado na escola; O cadastro dos alunos é originado do sistema SIGE; Os alunos não frequentes na turma estão desabilitados e à frente de cada nome está o ícone para saber o que este está indicando clique sobre o ícone e veja a situação atual do aluno na turma.

24 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Coluna Frequência - mostra a frequência dos alunos da turma. A frequência dos alunos inicialmente não é inserida pelo professor, a frequência é originada da COLETA DA FREQUÊNCIA DIÁRIA da unidade escolar; Os alunos já devem vir marcados com presença (.) ou ausência (F), mas os professores tem a permissão para alterar a frequência caso haja necessidade – tornar uma presença em ausência e vice-versa. Os dias configurados na parte superior indica os dias que o professor tem aula da disciplina e estão disponibilizados por bimestre. (As aulas disponíveis no bimestre escolhido)

25 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Coluna Avaliações – mostra as avaliações que o professor cadastrou e as notas inseridas para cada aluno. O professor definir as avaliações; O professor defini o quantitativo de avaliações que irá usar; A média do aluno é contabilizada pelo total de avaliações inseridas;

26 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Coluna Avaliações – Passos para cadastrar avaliações: Clicar no ícone para adicionar uma avaliação; Selecionar o tipo de avaliação*; Informar o peso** da avaliação; Informar a Descrição (Título da Avaliação); Clicar em confirmar. * Se o tipo escolhido for RECUPERAÇÃO o campo Avaliação Referencia é habilitado para indicar qual avaliação será a substituída. ** Se a unidade escolar usa avaliações com peso o item pode ser usado normalmente, caso a escola não trabalhe com peso, usar sempre o valor 1.

27 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Coluna Avaliações – particularidade Veja no exemplo da imagem ao lado que o professor cadastrou duas avaliações (1º VA e Simulado). O sistema nesse caso sempre dividirá o somatório das notas dos alunos por 2. caso cadastre mais avaliações o sistema dividirá pela quantidade cadastrada. O 8ª aluno da lista terá a média reduzida, pois só tem nota é uma das avaliações (8,5 + 0 / 2 = 4,2). Para cadastrar uma recuperação – as avaliações de referência devem serem cadastradas primeiro, salvadas e depois o sistema permite escolher a referência. Para remover uma avaliação cadastrada clique sobre o titulo e na janela que irá abrir clique em REMOVER e depois CONFIRMAR.

28 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Coluna Notas Extras – é uma campo destinado a inserir uma nota que some com a média total do aluno. O sistema não usa a NOTA EXTRA como um item para a contagem de divisão da média – o valor da NOTA EXTRE sempre somará com a média final do aluno.

29 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS
Coluna Totais – mostra o resultado do quantitativo de falta dos alunos na disciplina e a média das notas cadastradas nas avaliações.

30 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – CONTEÚDOS
A coluna CONTEÚDOS mostra todos os conteúdos planejados para a disciplina. Para completar o uso do diário, o professor deve clicar no conteúdo na coluna planejados e arrastar até o dia que foi aplicado o conteúdo na turma na coluna de conteúdos executados. Um conteúdo planejado pode ser usado em quantos dias o professor quiser.

31 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – CONTEÚDOS
Ao final de todos os cadastros o professor salva os dados e ao fim de cada bimestre pode enviar as informações ao SIGE. Para enviar as notas e demais informações de frequência e carga-horária dos alunos, no final da página o sistema mostra o botão Confirmar o envio clicando em SIM na janela: Depois de processado as informações pelo sistema SIGE, receber o resultado no relatório RESUMO FINAL DIÁRIO.

32 O DIÁRIO ELETRÔNICO está completo. Bom trabalho professor!

33 ACOMPANHAMENTO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
O acompanhamento do Planejamento do Professor é uma função que auxilia o professor no cadastro dos planejamentos da quinzena relacionado á Frequência Diária do Professor – Programa Reconhecer.

34 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
Ao selecionar a função o sistema mostra as aulas que o professor tem para todas as turmas no período referente a quinzena correspondente ao Programa Reconhecer e a situação do planejamento.

35 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
As aulas em branco mostram que não houve planejamento realizado para as aulas na turma indicado no período. Caso o professor queira, clicando nas aulas sem planejamento o sistema abre a função para fazer o cadastro do planejamento da aula selecionada.

36 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
As aulas em verde com borda vermelha mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período porém não foram validadas pelo coordenador.

37 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
As aulas em verde com borda verde mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período e foram validadas pelo coordenador.

38 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
As aulas em verde com borda azul mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período e foram validadas pelo coordenador com observações que devem ser revisadas pelo professor. Clicando na aula, o professor pode ver o registro do coordenador no campos observações.

39 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
Após realizado o acompanhamento dos planejamentos da quinzena o professor pode fazer o envio das informações para os registros do Programa Reconhecer. Ao final da página existe o botão que faz o envido dos dados dos planejamentos. Pronto o acompanhamento foi finalizado.

40 Parabéns! Trabalho concluído!

41 RESUMO FINAL DIÁRIO O Resumo Final Diário é relatório final do trabalho do professor que é disponibilizado após o processamento das informações enviadas pelos diários dos professores ao final de cada bimestre pelo SIGE

42 Para o professor obter o relatório, basta acessa a função ao final de cada bimestre:
Selecionar a composição, série, turno, turma e disciplina e pedir para gerar o relatório.

43 Veja o exemplo do relatório gerado do resumo final.

44 Finalizamos o treinamento do DIÁRIO ELETRÔNICO Bom Trabalho Professor


Carregar ppt "SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google