A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes

2 INFLAÇÃO Como a inflação é medida ? A inflação é medida por métodos econométricos. De forma simplificada: é a média aritmética ponderada das variações de preço ao longo de um período, em que cada produto tem um peso a depender de sua importância econômica. A forma de medição mais utilizada no mundo é através da aferição dos preços no varejo. A variação dos preços no mercado varejista origina o índice de preços ao consumidor (IPC).

3 IPCA O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.

4 O período de coleta do IPCA vai do primeiro ao último dia de cada mês
O período de coleta do IPCA vai do primeiro ao último dia de cada mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos. Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista. São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.

5 O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do Brasil É utilizado pelo Banco Central como medidor oficial da inflação do país. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida. Como é calculada a inflação no Brasil Mensalmente, 260 pesquisadores do IBGE fazem o levantamento dos preços de 22,5 mil produtos para obterem a variação mensal do IPCA e dos demais índices calculados pelo instituto. (Fonte: alculo)

6

7 INFLAÇÃO EM 2015

8 RENDIMENTO DA POUPANÇA EM 2015
Rendimento acumulado até maio = 2,9942%


Carregar ppt "BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google