A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. José Roberto Medina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. José Roberto Medina"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Roberto Medina medina@anhanguera.com
DIDÁTICA Prof. José Roberto Medina

2 DAS TEORIAS DO CURRÍCULO A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMPLETO

3 O QUE É ED. FÍSICA? Você sabe o que é Educação Física?
O termo “Educação Física”... ... Remete a idéia de educar o físico; A Educação Física nasceu para... Disciplinar os indivíduos através de seus corpos. Dominar o indivíduo. Tornar o corpo “dócil” – disciplinado.

4 O QUE É ED. FÍSICA? Hoje em dia isso mudou...
A Educação Física não cuida apenas do corpo. Não trabalha apenas o corpo em movimento. Não se preocupa em ensinar as pessoas a jogar basquete ou outro esporte.

5 O QUE É ED. FÍSICA? A Educação Física busca...
Fazer com que as pessoas consigam vivenciar várias práticas. Compreender sua origem. Estruturar reflexões sobre tudo que envolve essas práticas. TRABALHAR CORPO E MENTE.

6 O QUE É ED. FÍSICA? Quais são os conteúdos que devem ser ensinados na escola? Outras disciplinas tem seus conteúdos muito bem definidos e distribuídos ao longo dos anos na sala de aula. Isso acontece na Educação Física?

7 O QUE É ED. FÍSICA? Quando você estava na escola seu professor trabalhava diferentes atividades como... Capoeira, dança moderna, corrida, teatro, etc. Se sua resposta foi “NÃO”, houve uma falha durante suas aulas de Educação Física Escolar. Todos esses conteúdos, essa diversidade de práticas corporais, fazem parte do Currículo escolar.

8 O QUE É CURRÍCULO? Currículo...
É a interação planejada dos alunos com o conteúdo institucional , matérias, recursos e processos de avaliação. É todo o aprendizado que é planejado pela escola. Descreve habilidades, desempenhos, atitudes e valores que os alunos deverão aprender na escola.

9 O QUE É CURRÍCULO? Currículo...
Diz respeito a experiência total oferecida por uma escola. Inclui conteúdos, métodos, normas, valores relacionados a organização escolar. Torna o aprendizado organizado e fácil. Abrange diversas classes.

10 “PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS”
CURRÍCULO ESCOLAR O Currículo da Escola Brasileira é definido por um documento federal: “PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS” (PCN)

11 O PCN O PCN traz todos os conteúdos que o professor deve trabalhar ao longo do ensino fundamental e médio. Cada matéria tem um caderno específico a ser trabalhado dentro da escola. Inclusive temos um cadernos exclusivo para Educação Física.

12 PCN – EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes, lutas, jogos e ginásticas
O Caderno da Educação Física dentro do PCN está dividido em três blocos de conteúdos: Esportes, lutas, jogos e ginásticas Atividades rítmicas e expressivas Conhecimento sobre o corpo

13 PCN – EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes, lutas, jogos e ginástica. Este bloco concentra: Todos os esportes individuais ou coletivos. Os diversos tipos de lutas. Jogos populares e/ou tradicionais Diferentes tipos de ginásticas.

14 PCN – EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS. Este bloco concentra: Diferentes tipos de dança – popular, folclóricas, clássicas, de salão, contemporânea. Outras práticas que se utilizem do corpo como meio expressivo. Teatro.

15 PCN – EDUCAÇÃO FÍSICA CONHECIMENTO DO CORPO. Este bloco concentra:
Aspectos biológicos do corpo. Aspectos anatômicos do corpo. Aspectos sociais do corpo. É interessante o uso de aulas teóricas em salas de aulas.

16 PCN – EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes, lutas, jogos e ginásticas
Atividades rítmicas e expressivas Conhecimento sobre o corpo

17 Professor José Roberto Medina
DIDÁTICA Professor José Roberto Medina


Carregar ppt "Prof. José Roberto Medina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google