A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simulação Empresarial I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simulação Empresarial I"— Transcrição da apresentação:

1 Simulação Empresarial I
UNEMAT Simulação Empresarial I Sinop -MT

2 INFORMATIVO!!!  Apresentação Plano de Ensino.
 Disponibilização do Material (Professor Interativo).  Comunicação com o Professor via ( ).  Faltas: Freqüência 75%.  Material Xero Copiadora.  Atestado Médico.  Data de Entrega das Atividades.  Horário de Entrada e Saída. (Quatro Aulas).  Qualquer Assunto, Reclamações e ou Dúvida resolver em sala.  Uso de celulares e equipamentos eletrônicos.  Trabalhos Copiados. (Plágio): “No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei Todavia, a lei é voltada para a proteção de obras comerciais.. Para fins de trabalho acadêmico é mais adequado seguir-se as normas da ABNT, que não admitem exceções para textos copiados”.

3 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
O fantástico mundo dos jogos. “O homem é um jogador!” Jogo dos gestos e sons Jogo de palavras Jogo dos sentidos (rumo ao conhecimento) Jogo das cores e sons (rumo à arte) Jogo do olhar

4 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
“Brincar é a mais elevada forma de pesquisa.” (Albert Einstein) São nos momentos de maior descontração que surgem idéias geniais. O jogo e o “ganha-ganha” – John Nash.

5 O jogo ultrapassa culturas.
Exerce fascinação nas pessoas. Exercício que prepara para a vida. Barreiras e bloqueios são superados. As pessoas usam todo o seu potencial.

6 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
Vamos desenhar uma casinha!

7 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
Reflexão: Em que momento de nossas vidas nos foi permitido exercitar nossa capacidade de imaginação? A necessidade de tornarmos “adultos responsáveis”.

8 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
“O ato de brincar como um conceito sério, leva a uma maior flexibilização do processo decisório e permite compreender as chances do sucesso ou fracasso nos aspectos da vida.” (Jr e Abbondati, 2007, p. 31).

9 Frases que marcam nossas vidas!!
Passe nas provas ou você vai ficar de castigo! Cumpra as metas ou sua carreira estagnará!

10 Frases que marcam nossas vidas!!
Se passar de ano, você terá direito a férias! Cumprindo suas metas, você será bonificado!

11 Frases que marcam nossas vidas!!
Se ficar em recuperação, estudará nas férias ou poderá perder o ano! Não alcançando suas metas, fará horas extras ou será demitido!

12 Metas de conduta sem criatividade 
Priorizar o volume de informação e a memorização sobre o uso da inteligência. Desprezar a curiosidade e o interesse, privilegiando programas desvinculados da realidade. Adotar o lema “A obrigação vem em primeiro lugar”, para uma vida responsável. Obs.: existe um “segundo lugar”?

13 Vantagens para quem joga
Exercita a adaptabilidade frente aos imprevistos gerados pelas jogadas dos adversários. Treina o cérebro para lidar com a aleatoriedade, solucionando problemas.

14 Vantagens para quem joga
Sempre ganha, pois aprende como o adversário venceu e acumula experiência. Rompe com as rotinas do cotidiano. Melhora e estreita relacionamentos entre colegas, amigos, pais e filhos (network).

15 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
Gestores ganham: Flexibilidade mental Foco Gera novos processos e idéias Expressa suas emoções.

16 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
O empreendedor é aquele que arrisca, superando o seu medo de errar. Quando jogamos, percebemos habilidades as quais, muitas vezes, desconhecemos ter em potencial. Ex.: “Pixar” e suas salas criativas.

17 CONHECENDO O MUNDO DOS JOGOS
Respondam: Quais os jogos que mais gostavam quando eram crianças? Quais competências esses jogos exercitavam? Como poderiam ser aplicados na gestão de um negócio?

18 O que é um Jogo de Empresa?
Instrumento que promove o desenvolvimento de habilidades estratégicas e visão empresarial. Realidade organizacional (“laboratório”). Possibilidade de corrigir erros no planejamento e gestão (diferente da realidade).

19 CONCEITO E CONTEXTO DOS JOGOS DE EMPRESA
Conceitos abrangentes: Exercício seqüencial de tomada de decisões; Estrutura baseada em um modelo de conhecimento empresarial; Os participantes assumem o papel de administradores de empresas.

20 CONCEITO E CONTEXTO DOS JOGOS DE EMPRESA
Durante o processamento do jogo, é exigido de seus jogadores: Ouvir, processar, entender e repassar informações; Dar e receber feedback efetivamente; Discordar, respeitando a opinião dos outros; Cooperar; Dar espaço para os colegas; Ser flexível ao tratar com idéias conflitantes.

21 CONCEITO E CONTEXTO DOS JOGOS DE EMPRESA
Processo de gestão simulada composto por: Cenário (contexto proposto); Jogadores (organizados em grupos); Rodadas e variáveis (desafios). Facilitador e ou Animador.

22 CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS DE EMPRESA
Processo dinâmico e flexível; Promove interação entre os participantes e o meio simulado. São maissimples que o mundo real.

23 CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS DE EMPRESA
Representam a realidade da empresa; Regras claras e bem entendidas pelos participantes; Definição de papéis claros sejam estes estruturados ou não;

24

25 OBJETIVOS DOS JOGOS DE EMPRESA
Evitar erros em uma situação real; Desenvolver habilidades nas análises e nas interpretações de negócios; Estimular o desenvolvimento de relações interpessoais;

26 OBJETIVOS DOS JOGOS DE EMPRESA
Propiciar a experiência no processo de tomada de decisão; Estimular a avaliação de resultados e de desempenhos; Aumentar a motivação das equipes.

27 SITUAÇÕES EM QUE AS DECISÕES NÃO SÃO RACIONAIS!
Quando é baseado nas emoções; desejo pelos objetivos impede o agente de observar às informações contrárias à expectativa de sucesso. Quando é baseado na tradição; romper com a tradição pode ser significativamente mais caro que os benefícios de uma melhor opção.

28 SITUAÇÕES EM QUE AS DECISÕES NÃO SÃO RACIONAIS!
Quando é baseado nos valores; surge quando algum imperativo ético, religioso ou político influencia a tomada de decisão.

29 MITOS SOBRE OS JOGOS 1. "Se brinco não aprendo"
2. "Jogos demandam muito tempo de planejamento“ 3. "Tenho medo de os treinando não entrarem no jogo" 4. "Não gosto de incentivar a competição, ela já é muito forte nas empresas“ 5. “O jogo torna as pessoas agressivas" 6. "Com uma boa teoria, as pessoas aprendem mais“ 7. No jogo, não tenho controle da aprendizagem" 8. Fico inseguro por não possuir referencial teórico sobre jogos“ 9. "Não tenho habilidade criativa, logo não posso usar jogos" 10. "Adulto não gosta de atividades lúdicas"

30 MITOS SOBRE OS JOGOS Reúnam-se em grupos e conversem sobre os mitos apresentados. Por que esses mitos existem? Quais os contra-argumentos para esses mitos desaparecerem?

31 CONCEITOS E FUNDAMENTOS
JOGOS EMPRESARIAIS CONCEITOS E FUNDAMENTOS

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 Observação: Animador e ou Facilitador.

44

45

46

47


Carregar ppt "Simulação Empresarial I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google