A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPRESENTANTES: os fungos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPRESENTANTES: os fungos"— Transcrição da apresentação:

1 REPRESENTANTES: os fungos
Bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de- chapéu (champignon).

2

3

4

5

6

7

8

9

10 São organismos eucarióticos, e químio-heterotróficos (absorvem componentes orgânicos como fonte de energia). São aeróbios em sua grande maioria, mas alguns fungos anaeróbicos estritos e facultativos são conhecidos. Podem ser uni ou multicelulares e reproduzem-se sexuada ou assexuadamente. Em sua maioria são filamentosos(multicelulares), existindo algumas espécies unicelulares, como ex. as leveduras.

11 Parasitas; Saprófagos; Mutualísticos;
Micorrizas: Os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açúcares e aminoácidos de que ele necessita para viver. Líquens: Associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes.

12 Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, chamados hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, este forma o corpo do fungo de muitas células (o multicelular).

13 Hifas cenocíticas – possui a massa citoplasmática com centenas de núcleos, sem divisão transversal – tubos contínuos; Hifas septadas - a massa citoplasmática apresenta paredes transversais (septos), possuindo um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo sexual.

14 Assexuada - brotamento - fragmentação e - esporulação Sexuada: heterotálicas e homotálicas ou hermafrodita. E ocorre em três etapas: - Plasmogamia - Cariogamia e - Meiose

15

16 Ciclo de vida típico de um fungo da divisão Ascomycota; a) produção de esporos assexuados (b) e c) hifa; d) fusão de um esporo especializado com uma hifa receptora; e) peritécio com ascos onde se formam 8 ascósporos (f).

17

18 Os fungos participam dos processos de decomposição de matéria orgânica (animais e vegetais) juntamente com certas bactérias, por isso são fundamentais ao equilibrio da natureza (papel das espécies saprofágicas); ); isso permite que sejam aproveitados no ciclo biológico de outros seres vivos (componentes da matéria). Mas essa ação, também traz aspectos negativos, já que os fungos causam o apodrecimento de alimentos, roupas, madeira, etc.

19 Os fungos anaeróbios realizam a fermentação.
Dentre estes, alguns são utilizados na indústria, no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho, a cachaça, rum, uísque e outros processos como de preparação de pães, bolos, queijos e até na fabricação de alguns medicamentos( como antibióticos e outros).

20 Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios, produção de queijos, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort. Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso da Morchella esculenta e da espécie Agaricus brunnescens, o popular champignon, ( espécie amplamente cultivada no mundo), o Lentinus edades, conhecido como shitake . São alimentos com baixo teor de gorduras e carboidratos e ricos em vitaminas.

21 Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpúrea (esporão do centeio). Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, o LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 70. Mas era para uso medicinal; Diversas espécies de fungos são parasitas e causam doenças em plantas, animais e no homem. O ferrugem de folhas de vegetais, são ataques de fungos. Micoses de pele ou em outras partes do corpo, aparece em pessoas e certos animais.

22

23 Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas.
Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.

24


Carregar ppt "REPRESENTANTES: os fungos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google