A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística"— Transcrição da apresentação:

1 Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística

2 Concentração Industrial
As medidas de concentração industrial buscam verificar se determinados setores são dominados por um pequeno ou por um grande número de empresas. Qual a importância disso na tomada de decisão?

3 Índices de Concentração
Razão de Concentração CR(k) = Quanto maior o valor do índice, maior é o poder de mercado exercido pelas k maiores empresas (Si).

4 Índices de Concentração
Índice de Hirschman-Herfindah (HH) Elevar cada parcela de mercado ao quadrado implica em atribuir um peso maior às empresas relativamente maiores.

5 Os dois extremos para o índice HH
No caso de um monopólio: No caso de uma concorrência perfeita:

6 Diferenciação de produtos
O consumidor pode pensar que tal produto é diferente dos demais (nesse caso, a propaganda é muito importante) O consumidor, por outro lado, pode estar disposto a pagar um preço maior por um produto que realmente é diferenciado.

7 São nesses fatores que estão baseados os conceitos de oligopólio, concorrência monopolística e concorrência perfeita.

8 Concorrência Perfeita
Grande número de empresas; Produto homogêneo; Nenhuma influência sobre o preço do produto; Facilidade de acesso ao mercado.

9 Oligopólio Poucas empresas dominam o mercado;
A diferenciação dos preços depende da interação entre as empresas. Produto homogêneo ou diferenciado; Dificuldade de acesso de novas empresas.

10 Faces do oligopólio: Cartel: é uma forma de manipular preços e produção, distribuir clientes e mercados de atuação; Truste: fusão ou aquisição de empresas em busca de domínio de mercado.

11 Concorrência Monopolística
Número relativamente grande de empresas; A influência sobre o preço dependerá da capacidade da empresa em diferenciar seu produto; Produto diferenciado; O mercado é acessível num grau menor que o da concorrência perfeita.

12 Obrigado!!!


Carregar ppt "Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google