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UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS SERVIÇO SOCIAL POLITICA SOCIAL IV

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS SERVIÇO SOCIAL POLITICA SOCIAL IV"— Transcrição da apresentação:

1 POLITICAS DE QUALIFICAÇÃO MÃO DE OBRA Políticas Públicas e demandas de informações estatísticas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS SERVIÇO SOCIAL POLITICA SOCIAL IV Profª.: Cristine J. Ribeiro Aluno: Cléber T. M. Castro

2 Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda
Para além da “empregabilidade”: trabalho, emprego e renda como direito e como política pública Da captação de vagas à inserção Da qualificação à certificação profissional Colando o mapa do emprego com o mapa da qualificação

3 Mundo do trabalho: fatores “extra econômicos” para a inserção
Logística Diversidade Conhecimento Escolaridade Experiência Qualificação

4 Educadoras/Certificadoras Espaços participativos
Empresas/ Trabalhadores/as Entidades Representativas Governos O campo Qualificação Sujeitos Instituições Educadoras/Certificadoras Espaços participativos e/ou multilaterais

5 O campo Qualificação: terrenos
Certificação Regulamentação Normatização Educação do Trabalhador Orientação Estudos, Pesquisas, Des. Metodologias POLÍTICAS E AÇÕES Memória e Documentação Políticas Setoriais e Territoriais Rel. Trabalho indicadores e índices dados

6 Campo Qualificação: Características Gerais no Brasil
Hegemonia do grande empresariado privado Orientado para o mercado de trabalho (assalariamento) Fortíssima disputa dos aspectos simbólicos e pelo controle dos aparatos e equipamentos Disputas nas arenas públicas e privadas Flutuação temporal na relação qualificação , educação e desenvolvimento Estado: pressões internacionais e nacionais Trabalhadores: participação descontinuada/diferenciada Empresas: espaço empresarial , espaço público, responsabilidade social

7 Conceitos para mudar o campo Qualificação Atualmente
A qualificação é um complexo construto social, ligado à produção e reprodução da força de trabalho, tendo um importante papel na possibilidade dos indivíduos adentrarem, permanecerem ou serem excluídos do processo produtivo. Isto significa que não podemos tratar a qualificação como algo exclusivamente do mundo do trabalho ou do mundo da educação. Trata-se de percebê-la como um ponto de intersecção, para o qual devem confluir diversas abordagens e contribuições, entre elas a dos sujeitos trabalhadores

8 Conceitos para mudar o campo Qualificação Atualmente
A qualificação social e profissional: um conjunto de políticas que se situam na fronteira do Trabalho e da Educação, intrinsecamente vinculadas a um projeto de Desenvolvimento includente, distribuidor de renda e redutor das desigualdades regionais. parte indissolúvel das Políticas de Trabalho, Emprego e Renda; processo de formação inicial e continuada envolvendo orientação profissional e construção de itinerário formativo; portanto, parte de um sistema de formação profissional, articulada com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação profissional de nível técnico e tecnológico; parte do processo de construção de políticas afirmativas de gênero, etnia, deficiência e geração; forma de reconhecimento social do conhecimento do trabalhador (certificação profissional);

9 As Políticas Públicas de Qualificação
Se articuladas com outras políticas, principalmente as de emprego e geração de renda:  aumenta a chance da inserção das populações mais vulneráveis no mercado; Se articuladas com políticas de educação: contribui para o resgate do direito à educação de jovens e adultos e para o atendimento ao requisito escolaridade. Se articuladas com políticas de desenvolvimento: possibilitam que as populações mais vulneráveis participem e usufruam os resultados dos arranjos produtivos locais e do desenvolvimento local sustentável; Se associadas aos setores geradores de empregos: possibilita maior homogeneização do mercado de trabalho em termos de acesso e de renda e diminuem o tempo e o custo do processo de contratação, com reflexos mais rápidos sobre o desemprego; Se associadas a políticas de fomento da economia solidária e do empreendedorismo:  possibilita maior sobrevivência de empreendimentos individuais ou coletivos; Para integrar trabalho, educação e desenvolvimento:  As políticas de qualificação deve ter efetividade social e qualidade pedagógica;

10 Ações pólitico-institucionais para mudar o campo Qualificação
democratização das relações de trabalho, do Estado e da educação; participação e controle social negociação coletiva da qualificação superação da cultura autoritária e do pensamento único; reconhecimento das experiências acumuladas pelos sujeitos sociais, em particular dos movimentos sociais; políticas públicas articuladas e ações integradas; respeito mútuo no pacto federativo

11 Ações pólitico-institucionais para mudar o campo Qualificação
superação da dualidade da educação de jovens e adultos e da formação inicial e continuada; definição clara dos papéis dos entes federativos e dos diversos ministérios em relação à educação profissional; fortalecimento das redes públicas (federal, estadual, municipal de educação profissional) e intensa articulação com as redes para-estatais (Sistema S); financiamento nos volumes e fluxos necessários mudança/atualização dos marcos regulatórios (LDB, decreto 5.154, diretrizes CNE, Lei do SPE, Decreto Certificação, etc.); definição de parâmetros convergentes nas ações formativas (conteúdo mínimo, carga horária, custo aluno/hora, competência técnica, formação dos formadores, material didático) para a formação inicial e continuada; atualização da CBO/ criação do repertório nacional de qualificações e da classificação nacional de cursos; Implantação do sistema nacional de formação profissional (Declaração sócio-laboral do Mercosul)

12 Elementos de um Sistema Nacional de Formação Profissional
Trabalho, Educação e Desenvolvimento Ações Integradas Qualificação como Direito Compromisso e Participação da Sociedade Efetividade Social e Qualidade Pedagógica

13 SISTEMA NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Ações institucionais para mudar o campo Qualificação SISTEMA NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marco Regulatório Integrado Tripartismo / Neg. Coletiva Pacto Federativo Sistema de Informações

14 Conteúdos e metodologias para mudar o campo Qualificação
Qualificação social e profissional Integração com educação básica Objetivo: inserção cidadã no mundo do trabalho Articulado com orientação profissional, segundo itinerário formativo Conteúdos mínimos e carga horária adequada Arcos Ocupacionais e CBO Estrutura dos sistemas de formação profissional: Brasil – HOJE (conjunto de tarefas e monocupacional) X BRASIL – amanhã (conjunto integrado de atividades e arco de ocupações)

15 Ações e Programas para que estão mudando o Campo Qualificação
PNQ: Prioridades e conceitos Qualificação como direito e como política pública Públicos Prioritários: desempregados/as, baixa escolaridade, população vulnerável Trabalho, Educação e Desenvolvimento Formação Integral, Solidariedade, Empoderamento e Emancipação Qualificação Social e Profissional, Certificação e Orientação Profissional Território, Região e Arranjos sócio-produtivos locais Conteúdos e Metodologias Adequadas Efetividade Social e Qualidade Pedagógica PNQ: Instrumentos (PlanTeQs - ProEsQs – PlanSeQs) Planejamento: análise da demanda e da oferta Diálogo Social e Negociação Coletiva Pacto Federativo (rumo à municipalização) Participação e controle social Detecção de Interesses comuns ou convergentes Responsabilidade Social Compartilhamento de demandas e custos

16 Ações e Programas para que estão mudando o Campo Qualificação
Certificação: Regulação e Prática Articulações Interministeriais (exemplo: MTE-MEC); Ações em relação ao Sistema S Ações EJA-QP e Arcos Ocupacionais: ProJovem, Saberes da Terra, Trabalho Doméstico Cidadão, Juventude Cidadã

17 Demandas de informações estatísticas para mudar o campo Qualificação
Questões centrais Geral SPETR políticas públicas de emprego, trabalho e renda integradas e articuladas com políticas de educação e desenvolvimento participação e controle social Pacto Federativo:municípios como base das políticas de emprego, trabalho e renda (nível atual: cidades de mais de 300 mil habitantes) Qualificação relação qualificação , educação e desenvolvimento para além da tradicional, repetitiva e inócua relação educação/renda Diálogo Social e Negociação Coletiva da Qualificação Efetividade Social e Qualidade Pedagógica

18 Demandas de informações estatísticas para mudar o campo Qualificação
Situação atual: Insuficiência de informações Geral SPETR indicadores do trabalho decente, indicadores de vulnerabilidade, mapeamento das funções do SPETR (públicas e privadas), dados territoriais e setoriais Qualificação Demanda da qualificação: território e setor econômico/entorno como base para planejamento, racionalidade e economia de recursos Oferta da qualificação: tipologia, capacidade, adequação com demanda Recursos disponíveis/utilizados. Exemplo crítico: empresas

19 Demandas de informações estatísticas para mudar o campo Qualificação
Tentativas de contornar a insuficiência de informações Geral SPETR Capacitação de gestores e atores sociais Pesquisas e Estudos específicos Garimpagem de dados Indicadores internos Qualificação Indicadores PPA Sistema de Planejamento, Monitoramento e Avaliação Metodologia de levantamento participativo de demanda da Qualificação Classificação Brasileira de Ocupações Informações Sistema S Planejamento: análise da demanda e da oferta Planos Setoriais de Qualificação Pesquisa setorial de investimento em qualificação: construção civil

20 Demandas de informações estatísticas para mudar o campo Qualificação
Necessidades Geral SPETR Pesquisas regulares Estudos específicos setoriais e transversais Indicadores públicos Dados territorializados Qualificação Censo da Educação Profissional Atualização da CBO/ criação do repertório nacional de qualificações e da classificação nacional de cursos; Questões: Censo Populacional, PNAD, PME, Censos Industrial e Agropecuário; Pesquisa setoriais amplas: investimentos em qualificação


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