A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metabolismo Nutricional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metabolismo Nutricional"— Transcrição da apresentação:

1 Metabolismo Nutricional

2 Metabolismo anabolismo catabolismo Produtos metabólicos Nutrientes
Fonte de energia Componentes celulares Energia Energia mecânica

3 Metabolismo

4 Tipos de Nutrição Categorias Nutricionais Fontes de Energia
Moleculas Orgânicas >==> ORGANOTRÒFICOS Moléculas Inorgânicas >==> LITOTROFICAS LUZ >==> FOTOTRÓFICA

5

6 Processos de transporte através da membrana
Proteínas transportadoras na membrana permitem que a célula capte compostos que naturalmente não penetrariam na célula (natureza semi-permeável da membrana). Três classes: uniportadoras, simportadoras e antiportadoras. Uniportadoras - transportam uma única substância de um lado para outro da membrana. cotransportadoras, uma vez que para transportar uma substância qualquer, necessitam transportar outra, concomitantemente. Simportadoras - carreiam ambos os compostos em uma mesma direção. Antiportadoras o transporte se dá em direções opostas. Uma das principais características do processo de transporte mediado por proteínas reside na sua elevada especificidade. Determinados transportadores carreiam apenas um único tipo de molécula, embora a maioria apresente afinidade por uma classe de moléculas

7 Transporte Ativo

8 Bactérias e fungos nutrição ocorre predominantemente por absorção, uma vez que a grande maioria destes organismos possui uma espessa parede celular, impossibilitando a realização de fagocitose.

9 Composição química da célula procariótica
Compostas essencialmente por macromoléculas (proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos e lipídeos) e uma menor quantidade de outros compostos orgânicos e inorgânicos. Íons e água. 90% de água, 10% de macromoléculas e o restante pelos demais componentes.

10

11 NUTRIENTES substâncias encontradas no ambiente, que participam do anabolismo e catabolismo celular:
macronutrientes, que são necessários em grandes quantidades. micronutrientes, necessários em pequenas quantidades. Biossíntese das moléculas, fontes de energia para os processos biossintéticos e de manutenção dos organismos. Diferentes nutrientes podem apresentar os dois papéis.

12 Principais Macronutrientes
Carbono: base de todas as moléculas orgânicas. Procariotos, a maioria requer algum tipo de composto orgânico como fonte de carbono (aminoácidos, ácidos orgânicos, açúcares, bases nitrogenadas, etc). Nitrogênio: segundo elemento mais abundante: proteínas, ácidos nucléicos. Sob a forma de compostos orgânicos ou inorgânicos, ambas prontamente utilizadas por um grande número de procariotos a partir da degradação de proteínas e ácidos nucléicos, de amônia e nitrato. Em grandes concentrações na atmosfera, este não é amplamente utilizado, exceto por aqueles organismos denominados fixadores de N2. Hidrogênio: em proteínas, açúcares e demais moléculas orgânicas. Fósforo: orgânico (ácidos nucléicos) ou inorgânico (fosfatos), importante na composição de ácidos nucléicos e fosfolipídeos. Em sua maioria, os microrganismos utilizam o fósforo sob a forma de compostos inorgânicos.

13 Enxofre: aminoácidos como cisteína e metionina, presente em várias vitaminas (tiamina, biotina). O enxofre sofre uma série de transformações naturais, exclusivamente realizadas por microrganismos. A principal fonte de enxofre para os microrganismos corresponde aos sulfatos inorgânicos ou H2S. Potássio: necessário para todos os microrganismos, devido ao seu papel ativador de várias enzimas, tais como aquelas envolvidas na tradução. Magnésio: necessário geralmente em grandes quantidades, uma vez que tem papel na estabilização de ribossomos, membranas e ácidos nucléicos, sendo também importante para o funcionamento de diferentes enzimas, especialmente aquelas envolvidas na transferência de fosfato. Cálcio; Sódio; Ferro;

14

15 Principais Micronutrientes
Embora necessários em pequenas quantidades, têm papel tão importante quanto os macronutrientes. Cobalto: necessário para a formação da vitamina B12. Zinco: tem papel estrutural em várias enzimas (DNA e RNA polimerases) e outras proteínas de ligação ao DNA. Molibdênio: presente em certas enzimas como a nitrato redutase assimilativa. Cobre: importante para enzimas respiratórias. Manganês: ativador de muitas enzimas. Níquel: presente em hidrogenases.

16 FATORES DE CRESCIMENTO
compostos orgânicos específicos, necessários em quantidades muito pequenas devido à incapacidade das células os sintetizarem: Vitaminas; Aminoácidos; Purinas e pirimidinas Fornecidos como componentes dos meios de cultura (peptonas, extrato de levedura) utilizados para o crescimento in vitro dos microrganismos. Algumas das funções desempenhadas pelas principais vitaminas requeridas pelos microrganismos: biotina - Biossíntese de ácidos graxos, b-decarboxilações, fixação de CO2; tiamina (B1) - a-decarboxilações e transcetolase piridoxina (B6) - transformações de aminoácidos e ceto ácidos cobalamina (B12) - redução e transferência de fragmentos únicos de carbono, síntese de desoxirribose.

17 Meio de Cultura Deve conter uma fonte de C, N, P e S e micronutientes.
Pode ser sólido ou líquido. Possuem composição variada dependendo do uso. Tipos de Meios: Sintético ou de Composição Definida: Todos os componentes são conhecidos. Meio Complexo: Composição não é totalmente conhecida: Geralmente usa rejeitos de industria processados. Peptona, Extrato de levedura, etc. Meio Seletivo: Favorece o crescimento de um organismo específico. Meio Diferencial: Permite a diferenciação entre grupos de bactérias.

18 Fatores Físico- Químicos
Temperatura pH Atmosfera Luz

19 Crescimento

20 CURVA PADRÃO DE CRESCIMENTO
Lag Log Estacionária Declínio ou morte

21

22

23

24

25

26

27

28 Aplicações Dosagens microbiológicas Quimiostatos

29 Metabolismo anabolismo catabolismo Produtos metabólicos Nutrientes
Fonte de energia Componentes celulares Energia Energia mecânica


Carregar ppt "Metabolismo Nutricional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google