A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas Fernanda Teixeira Psicóloga

2 O CAPS AD faz parte da política de saúde mental para tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas. É importante pensar, quando a droga passa a ser um problema de polícia? Sabemos que o nosso país proíbe o uso e a venda de algumas substâncias psicoativas que chamamos de ilícitas (Crack, cocaína, heroína, maconha...) Gostaria de propor uma reflexão, que pudéssemos ampliar o nosso olhar sobre o que é droga.

3 Podemos pensar que hoje em dia muitas coisas em nossa sociedade tem se tornado droga. Iphone, comida, compras, jogo, trabalho... Coisas relativamente bem vistas pela nossa sociedade, mas que podem se tornar drogas para quem as utiliza em excesso. Como? Em que momento algo se torna para nos uma droga? Em que momento começamos a fazer uso de substancias psicoativas ou de qualquer outro objeto, sem limite, compulsivamente?

4 Não falar mais com as pessoas, não perceber mais as coisas em volta porque só vive no celular...
Comer até se tornar um obeso mórbido, não reconhecer mais a própria imagem, adquirir doenças graves... Comprar sem saber porque, até fazer dívidas que não consegue pagar... Jogar tudo o que tem, sem se lembrar das contas, da comida, de casa, e não conseguir parar até ganhar? Trabalhar e esquecer que tem uma vida, família, amigos, ser consumido pelo trabalho e acabar perdendo uma vida por isso.

5 Será que se substituirmos esses exemplos pelas substancias que são nomeadas drogas, não teríamos em muitos casos as mesmas conseqüências? Perdas, ser consumido, não conseguir parar, não reconhecer a própria imagem, dívidas, esquecer da família, de comer, de pagar as contas, adquirir doenças... Podemos perceber com isso, que precisamos tirar um pouco o foco da substancia e pensar na pessoa. O que faz cada um iniciar o uso compulsivo de uma substancia e se perder nesse processo?

6 Quando temos febre, o nosso corpo esta sinalizando que algo não está bem. Não iniciamos uma mudança de comportamento tão grave, só por experimentar. Nesse caso, algo também não está bem. Existe um encontro de cada pessoa com a sua substância de escolha e quando isso se torna excessivo, sabemos que é preciso ficar atento. Cada um tem a sua razão, a sua forma, a sua reação pessoal no uso de substancias e a melhora desse quadro, da mesma forma, vai ser muito pessoal. Não existe receita de bolo, não é como na febre, que a receita na maior parte das vezes é a mesma, tomamos analgésico e ela abaixa.

7 Temos uma proposta no CAPS AD que é entender cada sujeito que chega de forma muito singular, entender sua historia, o inicio do uso compulsivo, o que está por trás desse uso, situação familiar, social, na comunidade, com a justiça e principalmente qual o desejo dessa pessoa de repensar sua vida e mudar. Não tratamos quem não quer tratar. Acolhemos todos, mas sabemos que não conseguimos tratar quem não quer. Alguns tem dúvida, não estão muito decididos, por diversos motivos. Se é a família que quer, e não o usuário, tratamos a família.

8 Acolhemos todos os dias de segunda a segunda das 8:00 as 17:00.
Temos permanência dia, permanência noite e ambulatório. Fazemos diversas atividades semanais. Temos o objetivo de acolher, escutar, entender, ofertar tratamento, respeitar o tempo, as condições de cada um, responsabilizar cada um pelo seu uso, pelo seu tratamento, por suas escolhas e cuidar do que tem feito com que as recaídas aconteçam. Pensar em estratégias que possam ajudar a refazer a vida e recomeçar.

9 É preciso saber viver!!! Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco Ou morrer na solidão É preciso ter cuidado Pra mais tarde não sofrer É preciso saber viver Toda pedra do caminho Você pode retirar Numa flor que tem espinhos Você pode se arranhar Se o bem e o mal existem Você pode escolher É preciso saber viver É preciso saber viver É preciso saber viver É preciso saber viver Saber viver, saber viver!


Carregar ppt "Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google