A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SETOR PRÉ-MATRIMONIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SETOR PRÉ-MATRIMONIAL"— Transcrição da apresentação:

1 SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
NUFESP 2010

2 INTRODUÇÃO A Igreja, iluminada pela fé, que lhe faz conhecer toda a verdade sobre o precioso bem do matrimônio e da família e sobre os seus significados mais profundos, sente mais uma vez a urgência de anunciar o Evangelho, isto é, a «Boa Nova» a todos indistintamente, em particular a todos aqueles que são chamados ao matrimônio e para ele se preparam, a todos os esposos e pais do mundo. (FC nº3)

3 O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores:
O QUE DIZ A IGREJA O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

4 PRÉ O QUE DIZ A IGREJA MATRIMONIAL Preparação Remota
Preparação Próxima Preparação Imediata PRÉ MATRIMONIAL

5 ... uma combinação dos três fatores apresentados:
OS SETORES SÃO... ... uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PÓS PRÉ PARALELISMO CONTINUIDADE

6 Infância e adolescência
EXEMPLIFICANDO Infância e adolescência Dia do casamento Gestação 1ª infância Namoro e noivado Pré-matrimonial

7 A premissa do Pré-matrimonial é o trabalho com os FILHOS;
PREMISSA DO TRABALHO A premissa do Pré-matrimonial é o trabalho com os FILHOS; FILHOS que são dons de DEUS para cada casal; FILHOS que são queridos por DEUS e, portanto, devem também ser queridos pelos casais.

8 O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS?
“Você tem filhos? Eduque-os e ensine-os a obedecer desde a infância. Você tem filhas? Cuide do corpo delas, e não seja indulgente com elas. Arrume casamento para sua filha, e terá realizado uma grande tarefa, mas faça que ela se case com homem sensato.” (Eclo 7, 23-25)

9 O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS?
“Feliz quem teme a Javé e anda em seus caminhos! Você comerá do trabalho de suas próprias mãos, tranqüilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa.” (Salmo 128)

10 O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS?
“Pais, não dêem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor.” (Ef. 6, 4)

11 Os pais são os PRIMEIROS AGENTES desse Setor da Pastoral Familiar.
EXPLICANDO O trabalho com o Pré-matrimonial envolve toda a família, mas o foco do trabalho são os filhos. Os pais e toda a Igreja são agentes desse trabalho junto com os agentes de Pastoral Familiar. Os pais são os PRIMEIROS AGENTES desse Setor da Pastoral Familiar.

12 UMA VISÃO DO PÓS-MATRIMONIAL
O Pós-matrimonial prevê uma série de ações que vão de encontro à família – explicitamente os pais – e de encontro à comunidade; Há momentos, como veremos adiante, em que os trabalhos dos dois Setores complementam-se e chegam a confundir-se na prática. O importante é descobrir o que há para fazer em cada Setor.

13 O QUE FAZER NO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Visão pastoral, prática e subsídios

14 PRÉ-MATRIMONIAL - PREPARAÇÃO REMOTA
“A preparação remota é básica. Sobre ela se apoiam as posteriores. Abrange um período bastante grande da vida do ser humano como cidadão e como cristão. Tem seu início no seio da família e percorre o caminho da escola, da catequese da primeira eucaristia e crisma” DPF nº 264

15 PRÉ-MATRIMONIAL - GESTAÇÃO
Subsídio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) Preparação Contínua, que prepara os pais para receber o filho(a) com amor, como dom de Deus, alertando-os para diversos aspectos da vida futura da criança.

16 PRÉ-MATRIMONIAL - GESTAÇÃO
Os temas dos 9 encontros: 1º - Boa notícia 2º - A vida que chega 3º - Somos pais 4º - Diálogo a três 5º - Amor e cuidado 6º - Crescer com nosso filho 7º - Vida nova para nós dois 8º - Nós e ele(a) somos um 9º - Deus abençoa este lar

17 PRÉ-MATRIMONIAL 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA
Encontros com os pais da catequese (Pré+Pós) Apresentação de histórias e filmes educativos para crianças Auxílio na organização de atividades comunitárias como gincanas, etc. (Pré+Pós) Atuação junto às escolas públicas e particulares para organizar palestras e exibição de vídeos

18 PRÉ-MATRIMONIAL 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA
Palestras para a juventude com temas sobre relacionamento, sexualidade, vida familiar, etc. Organização de encontros sobre o namoro: Para quem ainda não namora “sério” Para namorados que já mantém relacionamento “firme” Critérios: tempo de relacionamento e faixa etária do casal

19 PRÉ-MATRIMÔNIO 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA
“Nesse período é muito significativo criar condições para a formação integral dos adolescentes e jovens para a educação da afetividade e da sexualidade humana. Também é importante aproveitar a oportunidade daqueles que já frequentam os movimentos e grupos da comunidade, para lhes oferecer um fundamento de preparação para o matrimônio.” nº 266

20 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Objetivo Geral O Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial tem como objetivo central sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no amor conjugal cristão e buscando a evangelização da sua família.

21 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Entenderem o significado do amor conjugal cristão. Refletirem sobre o seu relacionamento pessoal e buscarem um melhor conhecimento do outro e de si mesmos. Despertarem para a importância do diálogo na vida conjugal.

22 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Conhecerem e entenderem o porquê dos ensinamentos da Igreja nos temas relacionados à sexualidade e à transmissão da vida. Compreenderem o significado do sacramento do matrimônio e suas conseqüências para a vida conjugal: fidelidade, indissolubilidade e fecundidade.

23 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA
Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Sentirem interesse em participar da vida da Igreja como casal cristão. Tomarem a decisão coerente de adiar ou até mesmo desistir do casamento, caso percebam não possuírem as disposições necessárias.

24 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA
Para tanto, apresenta como organizar o trabalho, orientando quanto: Às diretrizes gerais do trabalho; Ao espírito de formação das equipes; Aos temas essenciais e opcionais a serem considerados na preparação; À estruturação do encontro, referindo-se a horários, encadeamento de temas e outras sugestões como dinâmicas, conversas a dois, etc.

25 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA
Supõe-se que o casal tenha já feito a Preparação; É feita pelo padre; Momento propício para: Orientações sobre o sacramento; Confissão; Acolhimento do casal por aquele que é o pastor espiritual da comunidade

26 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA
É também um ótimo momento para abordar temas essenciais à vida matrimonial como: Indissolubilidade; Fidelidade; Acolher os filhos como dons de DEUS; Tudo isso com linguagem clara, atual e viva que permita aos noivos um encontro pessoal com o Cristo DPF Nºs 269 a 271

27 PRÉ-MATRIMONIAL – DIA DO CASAMENTO
RECOMENDAÇÕES Acolher o casal – de preferência com uma equipe preparada para tanto; Conhecer a realidade de vida do casal; Celebrar o sacramento, de preferência dentro da Santa Missa;

28 FINALIZANDO “Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar.”

29 FINALIZANDO “Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimônio e da família. Dirige-se particularmente aos jovens, que estão para encetar o seu caminho para o matrimônio e para a família, abrindo-lhes novos horizontes, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocação ao amor e ao serviço da vida.” FC 1

30 FINALIZANDO

31 www.pfsul1.com.br andrekaw@uol.com.br


Carregar ppt "SETOR PRÉ-MATRIMONIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google