A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA... Quais as propostas de atividade realizadas em sua sala de aula de Produção de Texto?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA... Quais as propostas de atividade realizadas em sua sala de aula de Produção de Texto?"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA... Quais as propostas de atividade realizadas em sua sala de aula de Produção de Texto?

2 IMAGINE QUE VOCÊ É UM ASTRONAUTA QUE VAI FAZER UMA VIAGEM AO ESPAÇO. CONTE COMO ESSA AVENTURA ACONTECEU.

3 PARA REFLETIR... EXISTE DIFERENÇA ENTRE REDAÇÃO PRODUÇÃO DE TEXTOS ?

4 REDAÇÃO Não se orienta pelos fatores que possibilitam ao autor definir o conteúdo, a estrutura, o estilo de linguagem e até o tamanho de seu texto. O objetivo, nesse caso, é apenas cumprir uma tarefa, na qual se molda o produto de acordo com a imagem que se tem das expectativas do leitor único, o professor

5 Ao propor aos alunos a produção de textos, é preciso fazer com que percebam um objetivo e um significado para aquela atividade, que não seja apenas de ser “corrigida pelo professor”.

6 SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO É preciso trazer para dentro da sala de aula as práticas cotidianas, as situações reais de comunicação que mobilizem no aluno desejo e a necessidade de participar e de se fazer presente por meio da leitura e da escrita (projeto) Assim cria-se uma situação em que a escrita tem uma função social

7 É fundamental que o aluno saiba quem são os interlocutores, tenha clareza do contexto da situação comunicativa, quem escreve, qual a intenção, qual o gênero textual mais adequado, o que se tem que dizer, quem vai ler o texto, onde será publicado

8 Quem escreve? O autor, assume um papel, um lugar social. Qual a intenção? Motivo pelo qual escrevemos. Determina a escolha do gênero. O que se tem que dizer? É fundamental conhecer bem o assunto sobre o qual se escreve. Quem vai ler o texto? Para que o texto cumpra sua função é imprescindível que o escritor não perca de vista o leitor Onde o texto será publicado? É preciso tornar público o texto, resultado final do processo do trabalho.

9 ... E PONTO DE CHEGADA. A seqüência didática como eixo do ensino da escrita. Cinco conselhos importantes: 1.Fazer os alunos escreverem um primeiro texto e avaliar suas capacidades iniciais; 2.Escolher e adaptar as atividades; 3.Trabalhar com outros textos do mesmo gênero; 4.Trabalhar sistematicamente as diferentes formas de expressão em língua portuguesa (estilo) 5.Estimular progressivamente a autonomia e a escrita criativa dos alunos.

10 “Ensinar a escrever é uma tarefa nobre e complexa que merece o maior dos reconhecimentos sociais.” Equipe Ciclo I DERG Sul


Carregar ppt "PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA... Quais as propostas de atividade realizadas em sua sala de aula de Produção de Texto?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google