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RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:

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1 RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO

2 Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade: saber lidar com seus sentimentos, a conhecida inteligência emocional Imagem: marketing pessoal Relacionamento: forma de se portar no relacionamento interpessoal e sua rede de contatos Capacidade de liderança: capacidade de agregar valor, de gerar idéias, provocam a união do grupo.

3 Cultura Organizacional Compreende além das formas formais, um conjunto de regras não escritas que condicionam as atitudes tomadas pelas pessoas dentro da organização, por esse motivo a cultura envolve um conjunto de pressupostos psicossociais, como normas, valores, recompensas e poder.

4 Norma São padrões ou regras de conduta nas quais os membros da organização se enquadram e que as pessoas obedecem sem levar em conta o lado bom ou mau. quanto mais conformidade existir entre as normas tanto mais desenvolvida e eficaz será a organização ( não levando em conta seu grau de aprimoramento técnico / tecnológico / mercado ).

5 Valores O conjunto daquilo que a força de trabalho julga positiva ou negativa numa organização, constitui o sistema de valores da organização. Normas e valores existem interdependentemente.

6 Recompensas São as formas de reconhecimento que servem como estímulo aos empregados na execução dos trabalhos.

7 Poder  É mensurado pela posição hierárquica dentro da organização, influindo direta ou indiretamente na definição da metodologia, sua aplicabilidade, grau de centralização ou descentralização da autoridade, que norteiam o sucesso ou fracasso da estratégia de atuação da organização.

8 Abordagem Antropológica da Cultura Organizacional Alguns aspectos devem ser levados em conta para que a empresa mantenha o foco sempre azeitada para seu desenvolvimento. Tais como: Responsabilidade, liderança e comprometimento do corpo gerencial

9 Corpo Gerencial O corpo gerencial transmite a responsabilidade, liderança e comprometimento para a criação do ambiente propício ao sistema da qualidade, por meio de suas ações, constância e alocação de recursos necessários

10 Valores, Atitudes e Conduta Um ambiente propício a melhoria sistemática da empresa requer a adoção de um novo conjunto de valores, atitudes e condutas, que compartilhados e entendidos por todos da organização, fazem seu sucesso.

11 Cultura Organizacional Produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo, podendo haver várias "culturas" diferentes em uma organização.

12 Papel do Líder O papel do líder como gestor da cultura organizacional é criá-la, modificá-la e até mesmo destruí-la. A cultura e liderança são "dois lados da mesma moeda", nenhuma das duas pode ser entendida por si só.

13 Desafio das Organizações Os desafios das organizações devem privilegiar suas competências em gestão, a saber: Gestão de Pessoas; Gestão de Equipes e Gestão de Comunicação.


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