A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura ou Engenharia civil ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura ou Engenharia civil ?"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura ou Engenharia civil ?
Maria Kallynne dos Santos Lima Edificações 4

2

3 Objetivo: Após concluírem o curso técnico em edificações, os alunos que decidem continuar na área de construção civil se deparam com um grande questionamento sobre o curso de nível superior: Arquitetura ou Engenharia civil? Por serem cursos relativamente parecidos e com atuação conjunta os alunos entram num questionamento quase existencial acerca de qual o melhor curso, quais as disciplinas, qual tem melhor salário, etc. Para ajudar o indeciso contará nesta apresentação informações sobre os dois cursos. Espero que ajudem você a escolher o melhor pra você.

4 O curso técnico em edificações
O curso habilita o técnico a realizar projetos e obras de até 80m², como também a fazer cálculos de orçamento, e orientação de Manutenção de equipamentos e instalações. O técnico de edificações serve de elo entre o Departamento técnico e a mão de obra. Num projeto o técnico deve considerar: Conforto ambiental Administração da obra Cálculo da estruturas Funcionalidade Planejamento construtivo

5 Arquitetura O que é ? O que faz um arquiteto ?
“É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade” - Guia do estudante O que faz um arquiteto ? Elabora a planta, buscando sempre o conforto, melhor iluminação, ventilação, disposição dos móveis e melhores matérias para cada situação. Quando é urbanista trabalha no planejamento das cidades para que elas cresçam da melhor forma possível, além de elaborar placas, etc.

6 O mercado de trabalho arquitetônico
 Os empregadores são geralmente empresas do setor público e construtoras, mas o profissional pode ter seu próprio escritório de arquitetura. Atualmente, há maior disponibilidade de vagas nas regiões Sul e Sudeste, porém o litoral nordestino vem crescendo com incremento do turismo na região. O salário inicial é ,em média, R$ 4.068,00 por 6 horas diárias.

7 Melhores universidades brasileiras:
Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Rio de Janeiro Unisinos – São Leopoldo Unicamp USP – São Paulo e São Carlos Os cursos duram cerca de 5 anos e incluem disciplinas da área de humanas e extas.

8 Engenharia civil O que é ? O que faz um engenheiro civil ?
“É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos” - Guia do estudante O que faz um engenheiro civil ? Acompanha ou administra todas as etapas de uma construção ou de uma reforma. O engenheiro é responsável pela análise do solo para definir melhor tipo de fundação, é responsável também pelas instalações elétricas, hidráulicas, ele deve melhor material para estrutura do prédio e garantir a estabilidade do mesmo, entre outras coisas.

9 O mercado de trabalho Empresas do setor imobiliário, além de poder trabalhar nos programas do governo como o PAC Minha casa, Minha vida. As regiões com mais disponibilidade de vagas são as regiões Sul e Sudeste. O salário inicial, de acordo com o Crea- SP é de 4.068,00 por 6 horas diárias

10 Melhores universidades brasileiras:
Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Catarina Unicamp UFSCar USP- São Carlos e São Paulo ITA- São José dos Campos O curso dura 5 anos e as disciplinas são necessariamente exatas.


Carregar ppt "Arquitetura ou Engenharia civil ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google