A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicativos Web – Web Design

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicativos Web – Web Design"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicativos Web – Web Design
Ensino Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima

2 Textos para Web Lendo textos no monitor
Quem gosta de ler livros PDF num monitor? É muito complicado devido a luz ofuscar seus olhos.

3 Pontos de fixação Nossos olhos não captam as letras individualmente mas o conjunto das palavras utilizando alguns pontos de fixação. Observe...

4 DESAFIO... "Veajm como é intreessnate nsoso céerbro: De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e utmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa! Enetdeu?»

5 Acredito que a maioria tenha entendido
Acredito que a maioria tenha entendido. Como tem escrito nesse texto, nossos olhos captam principalmente as primeiras e últimas letras e ao analisar o desenho do conjunto interpreta a palavra, mesmo com as letras embaralhadas.

6 Tipografia A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.

7 No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.

8 Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da mídia impressa, designers gráficos (ou seja, os tipógrafos) costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

9 EXEMPLOS SITES COM FONTES ADEQUADAS...

10

11

12 EXEMPLOS SITES COM FONTES INADEQUADAS...

13 Tipos de Estrutura Serifa: fontes com serifa são aquelas com transição fina/grossa e pequenas pontas em suas extremidades. Essas pontas nos remetem as canetas de pena, que deixavam pontas nas extremidades de cada letra.

14 Acima veja as pontas características e a estrutura mais grossa de um lado e mais fina do outro.

15 Estudos dizem que esse tipo de letra é o mais confortável para leitura em papel, pois as pontas acabam ligando uma letra a outra, deixando a leitura mais suave e linear.

16 Fonte com serifa: são fontes retas sem pontas e com uma só estrutura
Fonte com serifa: são fontes retas sem pontas e com uma só estrutura. No exemplo abaixo é possível perceber a fonte serifada e logo abaixo a fonte sem serifa:

17 As fontes sem serifa tem melhor leitura em monitores pois as fontes serifadas não apresentam pontas tão perfeitas por conta dos pixels que formam o monitor. Por isso as fontes sem pontas e que mantém a mesma proporção, as chamadas sem serifa, são mais utilizadas em computadores.

18 Alinhamento Como a leitura do ocidental é da esquerda para a direita, de cima para baixo, o mais comum e com menos possibilidade de erro é colocar seu texto alinhado à esquerda. Jamais misture numa mesma página textos alinhados à esquerda, à direita e no centro.

19 Espaçamentos O espaçamento entre textos é importante quando se quer criar divisões entre seções, principalmente em layouts de portais. A margem entre os textos agrupam conteúdos ao mesmo tempo que separam visualmente esses grupos

20 Exemplo...

21 Marca D’Água Um recurso muito utilizado no meio impresso, a marca d’água não tem um bom resultado no meio online. Enquanto em papéis timbrados, a marca d’água serve para dificultar a falsificação de documentos, em sites a marca d’água só serve para dificultar a leitura e sujar a página.

22 Cor A regra básica para cor de texto é simples. Prevalece o contraste. Se o background é claro, o texto deve ser escuro e vice-versa. Portanto jamais coloque tom sobre tom, se o background for escuro desse jeito, faça o contraste.

23 Referencias Bibliográficas
APOSTILA DO CURSO DE DESIGN WEB, BRUNO ÁVILA , 2005

24


Carregar ppt "Aplicativos Web – Web Design"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google