A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia
Execução do Trabalho Científico

2 Execução do trabalho científico
Diferença entre monografia, dissertação, tese Monografia: Abordagem de um só tema (50 páginas). Comumente usada nos trabalhos de conclusão de graduação e de conclusão em especialização e pós-graduação lato sensu. É feito sob orientação.

3 Execução do trabalho científico
Diferença entre monografia, dissertação, tese observa e acumula observações; organiza essas informações e observações; procura as relações e regularidades que podem haver entre elas; indaga sobre os seus porquês; utiliza de forma inteligente as leituras e experiências para comprovação; comunica aos demais seus resultados.

4 Execução do trabalho científico
Diferença entre monografia, dissertação, tese Dissertação: - Demonstra os resultados de uma investigação científica. - Não se exige originalidade. É feito sob a orientação de um doutor. Definição do CNE – Parecer 977/65, Art 2º

5 Execução do trabalho científico
Diferença entre monografia, dissertação, tese Tese: Apresenta rigor científico necessariamente. Contribuição original. Acrescenta dados novos àquele ramo da ciência em que é feita a investigação. É feito sob a orientação de um doutor.

6 Execução do trabalho científico
Registro, sistematização e organização de trabalhos científicos Esquema: Registro gráfico dos pontos principais de determinado conteúdo. Algumas dicas úteis para um esquema: Dar títulos e subtítulos às idéias identificadas no texto, anotando-os as margens. colocar estes itens no papel como uma seqüência ordenada. utilizar símbolos para relacionar as idéias esquematizadas. Não há regras, o esquema é organização pessoal.

7 Execução do trabalho científico
Registro, sistematização e organização de trabalhos científicos Fichamento: É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. selecionar, organizar e registrar informações que: atenda aos objetivos do leitor; remeta ao texto-base; possa ser consultada posteriormente; aponte para a elaboração de um texto posterior; meio para sistematizar seus próprios estudos; maneira de organizadamente, ampliar seus conhecimentos a respeito de determinado assunto.

8 Execução do trabalho científico
Registro, sistematização e organização de trabalhos científicos Resumo: Apresentação concisa dos pontos de um documento (NBR 6028:2003) – textos normativos da ABNT. Fichamentos contêm resumos.

9 Execução do trabalho científico
Registro, sistematização e organização de trabalhos científicos Resenha: Texto crítico sobre um produto acadêmico ou cultural Breve resumo da obra junto à opinião do autor.

10 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano Cronograma de atividades: De quanto tempo necessitamos para desenvolver a pesquisa? Como distribuir o tempo para a realização da pesquisa após elaborado o projeto?

11 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: - A citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. - Têm o objetivo de dar maior credibilidade às idéias e pontos de vista que o pesquisador está defendendo.

12 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: - Citação direta (NBR 10520:2002): transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Citação com mais de 3 linhas: Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

13 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: Exemplo: HgjhfjkgkafdhgjkhadfjkghajkdfhgkjahjkfahJgjhagha ghhaga, ghconforme fulano: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

14 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: Citação com menos de 3 linhas: Vem entre aspas no próprio texto. EXEMPLO: “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia.” (DERRIDA, 1967, p. 293). OU Conforme Derrida (1967, p. 293), “apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia.”

15 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: Mais de dois autores: (MATURANA e VARELA, 1995, p ) Citação de três ou mais autores: Os sobrenomes dos autores separados por ponto e virgula, seguido do ano da publicação. Exemplo: (SHILINGBURG; HOBO; WHISETT, 1983).

16 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: Quando houver coincidência de sobrenomes de autores: Exemplos: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, Cássio, 1965) (BARBOSA, O., 1959) (BARBOSA, Celso, 1965)

17 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: Citação indireta: Também chamada de paráfrase. A indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional. Exemplos: De acordo com Vygotsky (1927) OU (VYGOTSKY, 1927)

18 Execução do trabalho científico
A elaboração do plano As citações: Citação de citação: citação de parte de um texto encontrado em um determinado autor, referente a outro autor, ao qual não se teve acesso. Exemplo: A teoria da Gestalt tem nesta perspectiva sua orientação teórica, centrando-se nos conceitos de estrutura e totalidade. Segundo Piaget, (apud MOLL, 1996, p. 80): “Ela consiste em explicar cada invenção da inteligência por uma estruturação renovada e endógena do campo da percepção ou do sistema de conceitos e relações”.

19 Execução do trabalho científico
A Redação: Palavras úteis e outras nem tanto (Estilo para redação de trabalhos acadêmicos)  Clareza: capacidade de transmitir com exatidão uma idéia em uma frase Unidade: relevância de cada frase para o tema do parágrafo Coerência: relação lógica das frases que constituem o parágrafo Concisão: capacidade de se expressar sem uso redundante de palavras que prejudicam a objetividade do texto.

20 Execução do trabalho científico
Atenção para: Concordância verbal: a maior parte dos erros de concordância ocorre em frases longas, geralmente após a interpolação de frases que separam o sujeito do verbo; Tempo do verbo: deve-se manter homogeneidade no tempo dos verbos: o trabalho científico relata uma investigação já realizada, o que obriga o autor a fazer seu relato no pretérito perfeito. Gerúndio: deve-se evitar o seu uso nos casos em que a ação já foi concluída. EXEMPLO: “estamos fazendo uma investigação” (não) “foi feita uma investigação” (sim)

21 Execução do trabalho científico
Coloquialismo: não se usa linguagem coloquial nem expressões técnicas imprecisas. Etc e/ou: não devem ser usados em monografias. Fogem do rigor científico. Numerais: números acima de 10 devem ser escrito com algarismo e não palavras (239)

22 Execução do trabalho científico
Abreviatura: define-se a abreviatura quando o termo aparece pela primeira vez, colocando-a entre parênteses após o termo extenso. Quando são usadas muitas abreviaturas, costuma-se fazer uma lista de abreviaturas no pré-texto. EXEMPLO: Gestalt-terapia (GT) Prefira frases curtas que contenha apenas uma idéia.

23 Execução do trabalho científico
Em cada parte, capítulo, item, parágrafo, vamos expressar as nossas idéias, cuidando da sequência, da relação com o que vem antes e o que vem depois, a fim de que a expressão do nosso pensamento, de nossa reflexão seja facilmente percebida pelo leitor.

24 Execução do trabalho científico
A escolha da bibliografia adequada O primeiro passo é a identificação das fontes que possam fornecer respostas ou esclarecimentos ao nosso problema. A coleta de material é feita através de buscas em catálogos de livros, consulta a fichários de bibliotecas, análise de bibliografias citadas em livros, consulta à internet e a especialistas da área. Registrar as bibliografias coletadas.

25 Execução do trabalho científico
O texto definitivo O texto é dividido em: introdução, desenvolvimento conclusão.

26 Execução do trabalho científico
Introdução Etapa inicial do texto Consta: tema do estudo e sua delimitação, justificativa, pressupostos teóricos os objetivos a abordagem metodológica do trabalho

27 Execução do trabalho científico
Desenvolvimento Parte mais importante e extensa do trabalho comunica a fundamentação teórica processo e o resultado da pesquisa subdividida em tantas seções e subseções segundo exigências da organização lógica do pensamento e extensão do estudo realizado

28 Execução do trabalho científico
Os capítulos As seções e suas divisões recebem títulos temáticos que devem ser portadores de sentido, isto é, que dêem ao leitor idéia exata do conteúdo daquela seção ou subseção.

29 Execução do trabalho científico
A conclusão Nesta seção devem figurar clara e ordenadamente as evidências e deduções tiradas dos resultados do trabalho ou levantadas ao longo da discussão do tema, em função dos objetivos e hipóteses ou questões.

30 Execução do trabalho científico
Conclusão Dados quantitativos não aparecem na conclusão nem tampouco resultados comprometidos e passíveis de discussão Recomendações devem ser feitas para que novas pesquisas e estudos prossigam no sentido de investigar os resultados não esclarecidos.

31 Execução do trabalho científico
Conclusão Síntese das idéias explicadas, discutidas ou demonstradas. Resumirá os resultados que levaram à comprovação ou rejeição da hipótese. Considerações finais abertura de uma nova problemática ou o encaminhamento de possível solução ao problema levantado. Inferências que o estudo venha a permitir, pontos que devam ser estudados ou aprofundados.


Carregar ppt "Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google