A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Frederico Martius de Carvalho Fontella Moreira Validador: Débora Ferreira Santos Braga Coordenador de disciplina: Luciano Cintra Silveira Disciplina Ano Aula número Música 1 Tema da Aula Digital Arpejos

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Desenvolver a atitude de atenção e curiosidade para a percepção, escuta e análise de arpejos. Entender o que são arpejos e identificá-los ao ouvir uma melodia. Referencial Teórico Dicionário Grove de música: edição concisa. Editado por Stanley Sadie. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed MOREIRA, Frederico Martius. Educar musicalmente: conceitos, ideias e propostas para o ensino da música nas escolas. Rio de Janeiro: Mar de Ideias, 2011. WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Antes de começar a estudar o assunto dessa aula - os arpejos -, clique nas imagens abaixo para relembrar dois assuntos de grande importância: melodia e harmonia.

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, problematize com sua turma sobre o que é acorde. Relembre escalas e intervalos. Peça que alguém vá ao quadro formar acordes maiores e menores. A noção de intervalos ou distância entre os sons será necessária para que seus alunos saibam formar os acordes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem deverá ser comentado. A ideia de caixas maiores e/ou menores sobrepostas elucida com clareza a formação de acordes. Tempo de duração da atividade: 10 min Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula você perceberá um pouco mais os sons e fundamentalmente a forma com que eles podem ser executados, sejam na linha melódica principal, sejam no acompanhamento desta. Analisará o tipo execução existente na música que você estiver escutando e será capaz de perceber sua forma. Clique no link abaixo e boa audição!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor auxilie seus alunos a perceberem a forma do acompanhamento em cada um dos vídeos. No primeiro (Ave Maria – Bach/Gounod) ela é arpejada; no segundo (Santa Morena – Jacob Bittencout) ela é ritmada em acordes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 min. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Então? Gostou das músicas da atividade anterior? A primeira chama-se “Ave Maria” e foi feita por um compositor chamado francês chamado Charles Gounod tendo por base um estudo de outro grande mestre da música: Bach. Atividade 3: Pergunta-desafio Nos vídeos apresentados a forma de acompanhamento é diferente, se comparados. Você seria capaz de identificar e perceber qual a diferença na forma de acompanhamento entre eles?

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, auxilie seus alunos quanto à percepção dos acompanhamentos das música. Estimule-os a identificar a forma. Uma é arpejada enquanto a outra é realizada em acordes simultâneos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 min. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Compreender e sentir a forma, maneira ou jeito de acompanhamento é importante para a compreensão da música como um todo. A sensação harmônica, ou sensação de acompanhamento é aquilo que nos faz entender a música como um todo. É a complementação da melodia. É aquilo que, quando realizado de maneira harmoniosa em relação à melodia, complementa o todo musical. O acompanhamento pode ser em notas simultâneas ou sucessivas.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Atividade explicativa sobre a importância de sentirmos e ouvirmos o acompanhamento em suas várias possíveis formas. Professor, coloque alguns exemplos de acompanhamentos arpejados (ou não) e discuta com seus alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 5 min. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
1) Acorde? O que é isso? A – Execução de mais de um som simultaneamente. B - O nome de uma música. C – Acorde é a forma de conhecermos a tonalidade de uma melodia. D – Maneira de entender qualitativamente uma melodia. 2) A música “Ave Maria” apresentada na atividade 2 tem uma forma de acompanhamento com sons : A – simultâneos. B – sucessivos, um a cada vez. C – mudos. D – não há acompanhamento. 3) Por que é importante percebermos o acompanhamento de uma música? A – O acompanhamento nos dá o tom da melodia. B - Para entendermos quantas partes tem a música. C – Para melhor compreensão do todo musical. D – Para sabermos qual o melhor instrumental para executá-la. 01 – Feedback negativo – respostas B/C/D Você errou! Acorde é a execução de mais de um som simultaneamente. Retorne ao início da aula. 01 – Feedback positivo – resposta A Parabéns! Você acertou. Acorde é a execução de mais de um som simultaneamente. 02 – Feedback negativo – respostas A/C/D Você se enganou na marcação; os sons que acompanham a melodia principal são tocados/ouvidos sucessivamente, ou sejam um após o outro. 02 – Feedback positivo – resposta B Parabéns! Os sons são ouvidos sucessivamente, ou sejam um a cada vez. 03 – Feedback negativo – respostas A/B/D Lamento! Você errou! A importância da identificação do acompanhamento em uma música é a compreensão do todo musical 03 – Feedback positivo – resposta C Parabéns! Perceber de que forma que a melodia está sendo acompanhada nos permite a melhor compreensão do todo musical.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui quatro questões de múltipla escolha sobre o assunto estudado até então: arpejos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 min Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

14 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

15 Atividade 6: Momento de reflexão
Clique nos ícones abaixo e ouça com atenção. O primeiro vídeo trata-se do Estudo número 01 para violão de Villa-Lobos. O segundo mostra a Ave Maria de Bach-Gounod ao violão. Compare as duas músicas e responda o que ambas têm em comum.

16 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, assista aos vídeos com seus alunos. Motive-os a prestar atenção na forma de execução direcionando o foco para a maneira como o acompanhamento acontece. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há Tempo de duração da atividade: 15 a 25 minutos Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

17 Atividade 7: Problematização
Se você respondeu que o elemento em comum nos dois vídeos anteriores é a forma de execução, você acertou. A melodia do Estudo nº 01 do Villa-Lobos é feita em arpejo, da mesma forma que o acompanhamento da Ave Maria de Bach-Gounot também é. Mas o que é um arpejo???

18 Atividade 7: Problematização
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, inicie um debate com seus alunos sobre a palavra arpejo. Peça que eles pensem e anotem as respostas no quadro. Pergunte-lhes com o que o nome “arpejo” parece. Instigue sua classe. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há Tempo de duração da atividade: 12 minutos Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

19 Atividade 8: Aprimorando a percepção
Clique no vídeo a seguir e observe o acompanhamento. A palavra arpejo, vem do italiano arpeggio e quer dizer “tocar à maneira de harpa”. Arpejo é a execução sucessiva das notas de um acorde. Enquanto num acorde as notas são tocadas simultaneamente, no arpejo essas mesmas notas são tocadas uma a uma.

20 Atividade 8: Aprimorando a percepção
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista ao vídeo com a turma. Explique-lhes que a palavra “arpejo” tem sua origem no “tocar à maneira de uma harpa”. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 a 20 min. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

21 Atividade 9: Arpejo No vídeo da atividade anterior você assistiu à harpista executando Sonata ao Luar de Beethoven. Diversos compositores, em todos os gêneros musicais escolhem inserir arpejos em suas obras. Ora como parte integrante da melodia ora como “ponto final” encerrando um trecho ou uma parte musical. Os arpejos pode ocorrer em quaisquer acordes, sejam eles maiores, menores, com sétima, aumentados, diminutos etc. Todos eles podem ensejar que toquemos suas notas sucessivamente ao invés de simultaneamente. Clique nas imagens abaixo e veja:

22 Atividade 9: Arpejo Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Professor, conduza o raciocínio dos seus alunos. Sugerimos que você comece construindo uma escala maior e esclareça como se formam os acordes. Explique que qualquer acorde pode ser tocado simultaneamente ou sucessivamente, ou seja, com uma nota de cada vez. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há Tempo de duração da atividade: 5 a 10 min Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

23 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
01 - Como chamamos a execução de notas sucessivas? Acorde. Harpa. Estudo. Arpejo. 02 – Qual a origem da palavra que identifica a forma de executar sons sucessivos? Portuguesa. Italiana. Francesa. Alemã. 03 – Arpejo é: Uma frase suspensiva. Uma frase conclusiva. Tocar à maneira de harpa. A mesma coisa que cadência. 04 – Os arpejos: São feitos em cima de acordes. São tecnicas de execução simultânea dos acordes. São músicas arpejadas. São harpas pequenas. Feedback positivo – Letra D Isso! Parabéns. Chamamos de arpejo a execução de sons sucessivos, geralmente um acorde. Feedback negativo – Letras A/B/C Que pena! Você se enganou. Volte ao início desta aula e leia o texto dos slides com um pouco mais de atenção. 2. Feedback positivo – Letra B Legal! Resposta correta! A origem da palavra arpejo é italiana, como aliás boa parte dos termos musicais. 2. Feedback negativo – Letras A/C/D Você se enganou! Volte ao início de nossa aula observando-a melhor, e tente novamente. 3. Feedback positivo – Letra C Que legal! Resposta certa! Arpejar é tocar à maneira de uma harpa. 3. Feedback negativo – Letras A/B/D Resposta errada! Sua opção de marcação está equivocada. Retome a aula a partir da atividade 8. Temos certeza de que assim você marcará a resposta certa. 4. Feedback positivo – Letra A Parabéns! Certa a resposta! Os arpejos são feitos em cima de acordes. 4. Feedback negativo – Letras B/C/D Que pena! Errada sua resposta. Retorne à atividade 8 com um pouco mais de atenção.

24 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui quatro questões de múltipla escolha sobre o assunto estudado até então. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 min Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

25 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 12 Checagem ATIVIDADE 13

26 Atividade 11: Conhecendo um pouco mais
Vimos até aqui que a forma de executarmos notas musicais de maneira sucessiva, geralmente notas de um acorde, chama-se arpejo. Vimos também que a palavra arpejo vem de tocar à maneira de harpa, e que sua origem está no idioma italiano. Mas qual a finalidade dos arpejos? Juntem-se em grupos de 5 alunos e tentem pensar um pouco sobre a(s) finalidade(s) dos arpejos, anotando em seu caderno de notas a conclusão coletiva. Enquanto isso, que tal ouvir um chorinho?

27 Atividade 11: Conhecendo um pouco mais
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, questione os alunos sobre o que acontece na melodia do chorinho Brasileirinho, ou seja, pergunte-lhes como o autor trabalhou as notas. Anote as respostas deles procurando conduzir o raciocínio para uma das finalidades do arpejo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 20 min. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

28 Atividade 12: Ouvindo, analisando e comparando
Você assistiu a Luciana Rabello tocando “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo. Assista ao vídeo mais uma vez procurando prestar atenção à melodia e veja que se trata do arpejo de sol maior e sol menor inseridos logo no início de sua primeira parte. Uma das utilizações dos arpejos é fazê-lo integrar a linha melódica, como vimos no exemplo acima. Outra utilização para o arpejo é empregá-lo como “ponto final” de um trecho musical. Ele serve para fazer o ouvinte entender, em função da sua sucessão de notas, que aquele trecho chegou ao fim. É como se fosse uma cadência reduzidíssima. Clique no link abaixo e ouça Santinha de Anacleto de Medeiros. Procure observar os arpejos de finalização ao término de cada uma de suas 3 partes.

29 Atividade 12: Ouvindo, analisando e comparando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, aproveite o momento para explicar um pouco a seus alunos o que é uma cadência, ou seja, um “apêndice” ao termino da música, ou da melodia em se tratando de uma parte do todo musical. Conforme o Sr. sabe, existem vários tipos de cadência: perfeita, imperfeita, plagal à dominante etc. As cadências têm a proposta de enfatizar uma determinada sensação. Sem querer desviar o foco da nossa aula, fale sobre as cadências perfeitas (são aquelas que se encerram com acordes dominantes sendo resolvidos nos fundamentais do tom). Os arpejos executados no acorde fundamental do tom da parte, serve como uma pequena cadência. Em precisando de alguns exemplos, qualquer concerto barroco (Vivaldi, Bach, Scarlati, Albinoni etc) lhe tratá auxílio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 a 20 min Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

30 Atividade 13: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
01 – Com relação aos arpejos, é correto afirmar que: São acordes onde as notas são tocadas simultaneamente. São acordes onde as notas são tocadas sucessivamente. São acordes onde as notas são tocadas simultanea e sucessivamente. Não há opção correta. 02 – Quanto a uma de suas utilizações podemos afirmar que: Arpejos só são possíveis em acordes maiores. Arpejos só são possíveis em acordes menores. Arpejos podem fazer parte da linha melódica principal. Arpejos não podem fazer parte da linha melódica principal. 03 – Outra forma de utilizar o arpejo é: Colocando-o em términos das partes. Fazê-lo somente nos modos menores. Tocá-lo somente em músicas de andamentos lentos. 04 – Quando ouvimos um arpejo no final de uma parte musical, temos a sensação: De tensão máxima. De que houve um ponto final. Aquela parte acabou. De que a parte ainda vai continuar. De estarmos ouvindo uma função dominante. Questão 01 Feedback positivo (letra B) Parabéns. Arpejos são acordes onde suas notas soam sucessivamente, ou sejam, uma após a outra. Feedback negativo (letras A/C/D) Que pena. Resposta errada. Volte ao início do terceiro momento de nossa aula e preste um pouquinho mais atenção. Garantimos que você irá acertar. Questão 02 Feedback positivo (letra C) Muito bem! Uma das utilizações para o arpejo é fazê-lo integrar a linha melódica principal. Feedback negativo (letras A/B/D) Resposta errada! Que pena! Volte a partir da atividade 8, desta vez, mais atentamente. Questão 03 Feedback positivo (letra A) Isso mesmo! Você acertou. Outra forma de usar um arpejo é colocá-lo no final de uma das partes da música. Ele soa como uma cadência curta, dando-nos a sensação de encerramento da parte. Feedback negativo (letras B/C/D) Não! Você marcou a resposta errada. Volte a partir da atividade 8 e tente novamente. Questão 04 Parabéns! Ao ouvirmos um arpejo no final de uma parte musical temos a sensação de encerramento daquela parte. Que pena! Você marcou a resposta errada. Volte a partir da atividade 8 e tente novamente responder a esta pergunta.

31 Atividade 13: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas ao assunto trabalhado até este momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 min. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

32 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 14

33 Atividade 14: Você está sendo desafiado
Então, como foi a aula? Interessante? Agora você será desafiado. Clique nos links abaixo e identifique como os arpejos estão sendo usados em cada um deles. Anote suas respostas em seu caderno digital.

34 Atividade 15: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá orientar os alunos para que ouçam as músicas e atentem para os arpejos. A música “A” é o chorinho Vou Vivendo de Pixinguinha, e utiliza-se dos arpejos para finalizações. A música “B” chama-se Vibrações, foi composta por Jacob Bittencourt e utiliza-se de arpejo de acompanhamento na sua segunda parte. Um trabalho belíssimo dos violões. A musica “C” chama-se Primeiro Amor de Patapio Silva e o autor incluiu varios arpejos na linha melódica, praticamente do início ao final da música. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há Tempo de duração da atividade: 20 a 30 minutos. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

35 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 15 Resumo ATIVIDADE 16 Próximo tema ATIVIDADE 17

36 Atividade 15: Construindo um resumo
Faça agora um resumo em seu caderno de tudo o que você aprendeu com esta aula. Se preferir, forme um grupo de no máximo 4 alunos e construam-no em conjunto. Mostre ao professor. Troque seu resumo (ou o resumo do seu grupo) com seu(s) colega(s) e veja se se equivalem, ou seja, se você não esqueceu nenhum detalhe. Ao construir um resumo, pense sempre que você irá dar uma aula no dia seguinte sobre o tema em questão, e precisa anotar os pontos sobre os quais irá falar. Mãos à obra!

37 Atividade 15: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, confira os resumos de seus alunos e aproveite para tirar qualquer dúvida que ainda exista. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 min. Organização da sala de aula: O professor deverá organizar a sala como achar mais conveniente para a realização das atividades.

38 Atividade 16: Educossíntese
Esta aula pretendeu desenvolver atitudes de atenção e despertar a curiosidade dos alunos para a percepção de arpejos. Estimular a observação dos fenômenos musicais e incentivar as experiências auditivas criteriosamente. Solidificar o conhecimento teórico e a percepção sonora sobre arpejos. Conduzir a escuta e análise crítica, identificando as inserções de arpejos como forma de acompanhamento, integrando a linha melódica ou finalizando momentos da música.

39 Atividade 16: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Síntese dos principais conteúdos abordados nesta aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientação específica. Não há orientação específica. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Não há orientação específica.

40 Atividade 17: Na próxima aula...
Hoje ouvimos e entendemos o que são arpejos. Na próxima aula continuaremos a descobrir mais sobre o universo maravilhoso que é a música! Até a próxima!


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google