A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE MAIO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 06/05 – Confecção do painel – releitura da obra de Romero Brito . 2ª semana 13/05 – Finalização do painel – releitura da obra de Romero Brito. 3ª semana 23/05 – leitura dos textos “A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento.” “A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica Docente”. Continuidade da elaboração do projeto “A importância da literatura na alfabetização”. 4ª semana 27/05 – Construção do portfólio mensal. 30/05 – Encontro mensal com bolsistas, supervisores e coordenadora.

4 INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de maio, tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo a fundamentação para elaboração do projeto “A importância da literatura na alfabetização” e a confecção do painel para a biblioteca. Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos (FREIRE, 1997, P. 25). A partir das leituras realizadas foi possível organizarmos nosso trabalho para melhor atender as necessidade do CEI em relação a Literatura Infantil e dar suporte ao grupo de professores.

5 Processo de Investigação
Nosso processo de investigação e pesquisa constituiu-se de textos e aportes teóricos para a elaboração dos objetivos, metodologias e estratégias de ação do projeto a ser trabalhado com a orientação da supervisora, entre eles: A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica Docente. Observando que o ambiente da biblioteca infantil precisa ser acolhedor e receptivo para as crianças, com cores e desenhos coloridos, viu-se a necessidade da confecção de um painel para a sala de entrada da biblioteca, usando como inspiração uma obra do artista brasileiro Romero Britto.

6 Pelas obras de Romero Britto serem coloridas e chamativas, foi decidido fazer uma releitura de uma de suas obras. As bolsistas e a supervisora uniram algumas cartolinas e juntamente com uma imagem da obra original, iniciaram o desenho e a pintura. O espaço da biblioteca infantil deve ser um convite para a criança, deixá-la a vontade e estimular sua permanecia nesse local.

7 A biblioteca infantil é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do contar e ouvir histórias . É o local onde se pode dançar, desenhar e ouvir músicas, ela deve ser um convite a brincadeiras, viajar no mundo da imaginação (MELO; NEVES; 2005, p.02 ).

8 Análise dos Resultados Alcançados
Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; Detectando a importância de um ambiente lúdico na biblioteca infantil, foi realizado a confecção de um painel, com a releitura de uma das obras de Romero Britto, visto que suas obras são coloridas e chamam atenção por sua combinação de cores e tons. Para esse ambiente, um painel assim chamará a atenção das crianças e tornará o ambiente propício à pratica de leitura e o desenrolar de diversas atividades já propostas no projeto. Por meio do lúdico podemos conseguir uma educação de qualidade, que possa ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, especialmente às da faixa etária de 0 a 6 anos de idade, considerada essa fase importante para o desenvolvimento futuro do ser humano (BENITEZ, 2008).

9 Após a realização das leituras iniciou-se a elaboração dos objetivos, metodologias e estratégias do projeto de intervenção, que será utilizado para a alfabetização e letramento no espaço da biblioteca, com as turmas do Pré Escolar. Houve também a elaboração do portfólio do mês de maio, com as ações realizadas no mês.

10 Neste momento foi observado a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, tendo em vista a elaboração do painel. Com o painel na sala de entrada, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Com a conclusão do projeto, serão definidas as ações e estratégias que serão desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e alfabetizando.

11 Referências: BENITEZ, Priscila. Escola para pais: repaginando a relação família-escola. Psicopedagogia Online, 2008. FREITAS, Andreza Gonçalves. A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996 MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Disponível em: Acesso em: 16 de out VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; LARSON, Sandra Holavati. A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica docente.


Carregar ppt "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google