A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Seleção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Seleção"— Transcrição da apresentação:

1 Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares

2 Fundamentos da Seleção
Seleção - processo de escolha de um ou mais elementos, em conjunto mais amplo Envolve: critérios e objetivos bem definidos A seleção não é uma arte: independe de capacidade ou aptidões individuais; não é inata ao indivíduo. A seleção é uma atividade pragmática ou científica: técnica e especializada (conhecimento e experiência); intelectual (procedimentos e princípios gerais).

3 Fundamentos da Seleção
Objetivos da seleção de materiais informacionais: formar e desenvolver uma coleção específica (FDC) (meio); atender a necessidades específicas de informação (fim). Fundamentos da seleção de materiais informacionais: expansão da produção editorial (conteúdos e formatos); insuficiência de recursos (econômico, espaço e pessoal); adequação do material a ser incorporado ao acervo (VEGUEIRO, 1989).

4 Critérios e Responsabilidade na Seleção
Inexistência de critérios universalmente aceitos; O estabelecimentos de critérios é uma tarefa bastante subjetiva; Devem ser considerados diversos elementos: comunidade a ser atendida; recursos disponíveis para aquisição; características do assunto ou do material objeto da seleção.

5 Critérios e Responsabilidade na Seleção
Responsabilidade da seleção: individual (Bibliotecário ou alta administração da mantenedora*); coletiva (comissão de seleção - Bibliotecários e usuários). inadequada: alijamento do Bibliotecário da tomada de decisão. (VERGUEIRO, 1989).

6 As Particularidades na Seleção
Na seleção, o recorte será diferenciado para cada demanda; Diversos tipos de unidades de informação traduzem-se em diversos critérios de seleção;

7 As Particularidades na Seleção
Bibliotecas públicas: a comunidade usuária diversificada; a abrangência ampla; as necessidades de informação são diversas (escolar formal, utilitária e recreacionais, etc.); a seleção deverá centrar no nível mediano (entre o simples e o complexo); a seleção deverá atender às necessidades mais imediatas (assume caráter justificado) (VERGUEIRO, 1989).

8 As Particularidades na Seleção
Bibliotecas escolares: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita a escola; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino e aprendizagem; a seleção deverá centrar nos objetivos dos cursos e no nível do aluno; a seleção deverá considerar os aspectos pedagógicos do material informacional (manuais, textos didáticos, etc.).

9 As Particularidades na Seleção
Bibliotecas acadêmicas e universitárias: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita à faculdade e afins, ou à universidade; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino, pesquisa e extensão; a seleção deverá centrar no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão; a seleção, em função do atendimento à pesquisa, deverá considerar a diversidade de material necessário.

10 A Função do Bibliotecário na Seleção
A função decisória do Bibliotecário: individualmente (responsável pela seleção); coletivamente (coordenador da comissão de seleção). Fundamentos básicos da função do Bibliotecário: ter conhecimento sobre acervo (pontos fracos e fortes); ter conhecimento sobre as necessidades de informação dos usuários: demandas duradouras; demandas ocasionais ou esporádicas.

11 Critérios Gerais de Seleção
Critérios pré-determinados segundo razões objetivas; Critérios comuns considerados nos diversos tipos de unidades de informação/bibliotecas: o assunto (área de cobertura da coleção <=> estudo de comunidade); o usuário; o documento (em si, sua relação com os demais itens da coleção <=> avaliação da coleção); o preço; questões complementares: material mais suscetível a furto, vandalismo ou mutilações; assuntos polêmicos; qualidade do material

12 Critérios Específicos de Seleção
Segundo o conteúdo: autoridade; precisão; imparcialidade; atualidade; cobertura/tratamento. Segundo a adequação ao usuário: conveniência; idioma; relevância/interesse; estilo.

13 Critérios Específicos de Seleção
Segundo os aspectos adicionais: características físicas do documento; aspectos especiais; contribuição potencial; custo (VERGUEIRO, 2010).

14 Organização do Processo de Seleção
Os responsáveis pela seleção: Alternativa 1: comissão deliberativa de seleção – o Bibliotecário participa como membro ou coordenador; Alternativa 2: comissão consultiva de seleção – visa à assessorar o responsável pela seleção; Alternativa 3: o Bibliotecário faz a seleção dos materiais.

15 Organização do Processo de Seleção
Os mecanismos para identificação, avaliação e registro dos itens a serem selecionados: formulários para indicação e seleção de títulos (sujeito da indicação e o material indicado); instrumentos auxiliares da seleção. A política de seleção: elementos constitutivos da seleção; instrumento formal de Política de Seleção (documento) (VERGUEIRO,2010).

16 Política de Seleção Importância do documento formal de política de seleção: administrativa: continuidade dos critérios além da presença física de um Bibliotecário; comunicativa: relações públicas entre a biblioteca e os usuários; política: instrumento de resistência e gerência de conflitos em torno da coleção.

17 Política de Seleção Componentes do documento de uma política de seleção: a identificação dos responsáveis pela seleção; os critérios adotados no processo; os instrumentos auxiliares; as políticas específicas; os documentos correlatos (VEGUEIRO, 2010).

18 Denominações comuns Lista ou Arquivo de Desiderata: materiais que a biblioteca deseja adquirir Demanda reprimida: títulos procurados mas não possuídos pela biblioteca Lista de Sugestões: títulos sugeridos para aquisição

19 Importância de Definir
Os responsáveis pela tomada de decisão (Quem seleciona? Quando? Como?) Os mecanismos de identificação e registro dos itens a serem selecionados A política de seleção

20 Responsabilidade pela seleção
Alguém externo à biblioteca (não o bibliotecário) Comissão de Seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou como coordenador ou presidente Comissão de Seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção Bibliotecário

21 Mecanismos de Identificação, Avaliação e Registro
Formulários Instrumentos auxiliares

22 Instrumentos Auxiliares da Seleção
Ampliam o conhecimento de bibliotecários e usuários sobre os materiais de informação correntes Possibilitam a identificação e complementação de falhas no acervo Proporcionam juízos avaliativos dos materiais disponíveis

23 Adequação dos Instrumentos Auxiliares
Exaustividade do Instrumento Seleção corrente ou retrospectiva Fornecimento de apreciações críticas sobre os itens Idiomas incluídos Inclusão de diferentes tipos de suportes e materiais não convencionais

24 Tipos de Instrumentos Auxiliares
Catálogos de Editores, Folhetos, etc. Resenhas Bibliografias e listas de livros recomendados

25 Componentes do Documento de Política de Seleção
Identificação dos responsáveis pela seleção Identificação dos critérios utilizados no processo de seleção Relação e descrição dos instrumentos auxiliares utilizados Documentos correlatos (políticas específicas)

26 Referências VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de
coleções. São Paulo: Polis, APB, p. ______. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos livros, p.


Carregar ppt "Fundamentos da Seleção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google