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PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

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1 PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Aula 10 29/04/2014 OBJETIVOS Competência 7
Analisar a diferença entre os tipos de amostra probabilística e não probabilística e cálculo amostral. 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral;

3 Material de apoio http://opetpesquisatmk.pbworks.com
Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, Login e senha Como usar

4 Ao final o que levaremos ?
PESQUISA DE MERCADO

5 De que se trata ... Nesta disciplina, os alunos aprenderão todos os fundamentos e conceitos da pesquisa de mercado, seus tipos e formas, além das principais técnicas de amostragem, o que permite uma análise mais apurada e consistente das expectativas e necessidades dos consumidores. Com destacada Importância nas questões que envolvem o planejamento de pesquisa de marketing, aprenderão todos os conceitos e variantes que envolvem a Pesquisa de Mercado, de Consumo, de Produto e do Público-Interno. Através de aplicação e vivência de exercícios práticos, os alunos praticarão as técnicas de painel de consumidores, painel motivacional e pesquisa de propaganda. Estudarão e aplicarão ainda os processos automatizados de tabulação de dados, bem como os processos que envolvem a auditoria em varejo, analisando e interpretando os resultados de pesquisas mercadológicas. Ao final da disciplina, os alunos desenvolverão um projeto de pesquisa de mercado.

6 Competências Nº DESCRIÇÃO CLASSIFI CAÇÃO 1
Analisar a importância e os componentes de um sistema de informação. FUNDAMENTAL 2 Identificar a diferença entre fontes primárias e secundárias de informação. 3 Identificar as características das pesquisas de Painel de Consumo, Ad Hoc e Focus Group. 4 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa. NECESSARIA 5 Comparar e relacionar as diferenças entre o método quantitativo e o método qualitativo de pesquisa e pesquisas exploratória, descritiva e causal.

7 Competências 6 Elaborar os objetivos primários e secundários de uma pesquisa. NECESSARIA 7 Analisar a diferença entre os tipos de amostra probabilística e não probabilística e cálculo amostral. 8 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. IMPORTANTE 9 Relacionar os diferentes mecanismos de aplicação de uma pesquisa. 1 0 Relacionar e aplicar os mecanismos de tabulação e análise de uma pesquisa.

8 Apoio bibliográfico MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2001 MCDANIEL JUNIOR, Carl, Gates, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004 SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 2ª edição. São Paulo: Makron Books, 1997.

9 Apoio bibliográfico MALHOTRA, David A. Pesquisa de Marketing. SãoPaulo: Atlas, 2001. AAKER, David A. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

10 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA

11 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 28/01 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da Logística, importância da PPCP. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 04/02 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/02 SÁBADO LETIVO REVISÃO COMPETÊNCIA 1/2 11/02 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; COMPETÊNCIA 2 18/02 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; COMPETÊNCIA 3 25/02 11/03 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação; COMPETÊNCIA 4

12 08/04 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; COMPETÊNCIA 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 15/04 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; COMPETÊNCIA 7 08/04 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; COMPETÊNCIA 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 15/04 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; COMPETÊNCIA 7 19/04 SÁBADO LETIVO REVISÃO COMPETÊNCIAS ANTERIORES

13 22/04 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 29/04 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; COMPETÊNCIA 9 06/05 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados; COMPETÊNCIA 10 13/05 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE COMPETÊNCIAS 1 A 10 AVALIAÇÃO GERAL 17/05 SÁBADO LETIVO REVISÃO COMPETÊNCIAS ANTERIORES 20/05 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIAS 6 A 10 27/05 RECONSTRUÇÃO TODAS ANTERIORES

14 Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 25/02 LEITURAS/COMPETÊNCIAS 1 A 3 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 horas 18/03 COMPETÊNCIAS 4 E 5 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 HRS 25/03 COMPETÊNCIAS 1 A 5 INDIVIDUAL ESCRTIA 22/04 COMPETÊNCIAS 6 E 7 TRABALHO EM EQUIPE CHTAE 4 hrs 13/05 COMPETÊNCIAS 6 A 10 TRABALHO EQUIPE CHTAE 4 HORAS 20/05

15 Conteúdo Programático
Competência 1 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; Competência 2 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; Competência 3 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; Competência 4 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação;

16 Competência 5 5.1 Método Quantitativo; 5.2 Método Qualitativo; 5.1 Pesquisa Exploratória; 5.2 Pesquisa Descritiva; 5.3 Pesquisa Causal; Competência 6 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; Competência 7 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; Competência 8 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; Competência 9 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; Competência 10 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados;

17 Material adicional Livros digitalizados

18 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

19 MATÉRIA

20 MÉDIA Explicar como funciona a média é extremamente simples. Basta somar todos os valores de uma série e dividir o total pela quantidade de ocorrências. É o mais frequente e simples. Imagine que você tem 09 seguidores no Twitter e quer saber a média deles. Você soma os valores (digamos 700 | 800 | 800 | 1000 | 1200 | 1300 | 1400 | 2000 | 2600) e divide pelo número das ocorrência. No caso, 09. Então, o cálculo seria o seguinte:                                                                                                                                                                      A média de seguidores, então, é 1311,1. Se você comparar com os outros dados, é uma média que resume bem o universo analisado. Afinal de contas, o que tem a menor quantidade de seguidores possui 700 e o que te a maior quantidade possui Até agora, nenhuma novidade. Mas em alguns casos, a média não é tão precisa ou útil. Para isto, recomendo avaliar a Moda e a Mediana.

21 MEDIANA A mediana é literalmente, o valor central. Você precisa listar os valores de forma ordenada e selecionar o que está no meio. No exemplo abaixo, com os mesmos números do exemplo da média, 1200 é a mediana pois, dentre os 9 números, ocupa a quinta posição:                                                                                                                                                                     A mediana é bastante útil quando você possui uma grande quantidade de valores e muitos outliers (valores que fogem muito da tendência central, não sendo representativos do todo). No exemplo abaixo, a mediana faz muito mais sentido do que a média. A média seria 12679,2, enquanto a mediana é Observando os números abaixo, qual deles faz mais sentido?                                                                                                                                                                     

22 MODA Pra lembrar o que significa Moda, você pode lembrar do mundo fashion mesmo. Assim como tipos de sapatos, a moda representa o valor mais comum. No nosso exemplo inicial, a moda seria 800: é o valor que é repetido 2 vezes, mais do que os outros.                                                                                                                                                                    

23 Para analisar algumas variáveis quantitativas, a Moda pode ser bastante útil para identificar qual o tipo de ocorrência mais frequente. É especialmente útil quando a amplitude de valores possíveis é menor. No caso de seguidores é bem grande, mas no caso de “vídeos enviados” em um canal do YouTube, no qual a amplitude é menor, faz um pouco mais de sentido. A moda é especialmente útil para dados qualitativos. Não é possível analisar média ou mediana de dados não ordenados como, por exemplo, Cidade ou Preferência Musical. Então a Moda entra em ação. Se você está analisando o perfil médio dos seguidores, como no exemplo abaixo, selecionaria a cidade mais frequente para descrever o perfil do público:

24 Partindo do principio em se enquadra o publico alvo da empresa
Guisouza temos uma população na região de Curitiba de habitantes, utilizando o erro amostral de 8 %, o nível de confiança de 95%, com o numero de amostra de 120 pessoas pesquisadas. Utilizamos a seguinte formula estatística para a população da região de Curitiba ;

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33 Amostras Probabilísticas
Aleatória simples- Todos têm mesma probabilidade e sorteia-se; Aleatória Estratificada – com lógica de separação, grupos e subgrupos dentro do universo. Conglomerado – divididos em grupos distintos homogêneos para facilitar. Bairros.

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35 Não Probabilística Acessibilidade Conveniência Intencional, julgamento
Por cotas – tem mais rigor. Eleitorais. A esmo ou sem norma

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39 Tamanho da amostra Qual o tamanho da amostra que devemos considerar se queremos estimar A proporção de eleitores que votam em um candidato? A contaminação da água da praia de Ipanema? A taxa de açúcar no sangue de uma pessoa? A temperatura do corpo de uma pessoa? A renda média dos alunos da sua escola? (como estimar renda?) A renda média dos brasileiros?

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42 Os elementos são representados em;
n= amostra calculada, N= população, Z= variável normal padronizada associada ao nível de confiança, p= verdadeira probabilidade do evento e=erro amostral O resultado obtido segundo as substituições das variáveis na formula, foram de 114 pessoas a serem pesquisadas para se obter um resultado significativo,no entanto tivemos um resultado de 120 pessoas pesquisadas,concluindo assim a veracidade do resultado.

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45 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa.
OBJETIVOS Competência 8 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação;

46 Fechar os conceitos

47 OBA !!!...

48 Obrigado

49 OBRIGADO !!!! BOM DIA


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