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Sócrates, Platão e Aristóteles

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Apresentação em tema: "Sócrates, Platão e Aristóteles"— Transcrição da apresentação:

1 Sócrates, Platão e Aristóteles
Filosofia

2 Sofistas

3 Sofistas A metodologia sofística tinha como princípios básicos a opinião, a adesão, o jogo de linguagem, a presença do orador e a presença receptiva do espectador. Alguns sofistas que mais se destacaram foram Protágoras, Górgias, Pródico e Hípias.   Trabalhavam sempre com grandes grupos de ouvintes, em assembléias e conferências. Não permaneciam em determinado local, viajavam muito. Ensinavam sobre uma série de assuntos como: Física, geometria, medicina, astronomia, retórica, artes e a filosofia em si.

4 Os dois Sócrates: o grego e o brasileiro.

5 Sócrates Paradigma de filósofo por vários anos;
“Conhece-te a ti mesmo”: o homem deve conhecer-se profundamente. “Só sei que nada sei”: afirma a fragilidade do conhecimento humano. Desenvolvimento de técnicas discursivas como a ironia que levava o intelerlocutor a contradizer-se, e a maiêutica que o auxiliava a construir novas ideias.

6 O julgamento de Sócrates

7 Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia a) transmitia conhecimentos de natureza científica. b) baseava-se em uma contemplação passiva da realidade. c) transmitia conhecimentos exclusivamente sob a forma escrita entre a população ateniense. d) ficou consagrada sob a forma de diálogos, posteriormente redigidos pelo filósofo Platão. e) procurava transmitir às pessoas conhecimentos de natureza mitológica.

8 Platão Filósofo grego (427-347a.C.) Discípulo de Sócrates;
Fundador da Academia de Atenas em 387a.C.; Teoria do conhecimento: mundo das ideias (alma) e mundo real (corpo) Criador da Alegoria da Caverna; Divulgador do Mito de Atlântida, a civilização perdida. Mímese: cópia do mundo real.

9 Escola de Atenas de Rafael Sanzio

10 Principais escritos Apologia de Sócrates; O Banquete; Fedro;
A República.

11 A República

12

13 Atlântida de Platão

14 Geologia Períodos glaciais e interglaciais: expliação científica para vaiações nos níveis relativos dos oceanos e mares em diferentes períodos geológicos.

15 Aristóteles Filósofo de Estagira 384-322 a.C.;
Flilho de Nicômano, médico do rei Amintas da Macedônia; Aos 18 anos ingressa na Academia de Platão; Professor de Alexandre da Macedônia por volta de 334 a.C. ; Funda o Liceu, escola peripatética. A mímesis é uma simulação; A temperança como conduta das ações; Teoria da bio-política: bíos (cidadão) e zoé (não-cidadão). Ver slide 18.

16 Principais escritos São escritos divididos em diversos tratados:
A Política; Órganon Retórica; Poética; História dos Animais; A Física; Os Meteoros.

17

18 Aspectos sobre o conceito de política na Grécia Antiga
Para os principais pensadores gregos, o termo política era praticamente indissociável do termo ética. Na Grécia Antiga, a ligação entre política e ética residia no fato de que o indivíduo se realiza como pessoa na pólis (cidade-estado), isto é, dependia da coletividade dos cidadãos. Desse modo, todos os políticos tinham a preocupação de proporcionar uma melhor maneira de viver em sociedade. A política permeia todas as ações humanas que dizem respeito à coletividade e ao relacionamento social. Além de estar presente no Estado, ela também está inserida no trabalho, na escola, nas ruas, no lazer, na família, nos amigos e até nas relações afetivas. Bíos: Eram considerados cidadãos os eupátridas, ou seja, aqueles haviam nascido na cidade, possuiam terras e escravos cedidos pelo Estado. Zoé: os metecos (estrangeiros), a maior parte dos demiurgos (comerciantes), as mulheres, anciãos e crianças não eram considerados cidadãos.

19 Diógenes

20 Diógenes A verdadeira liberdade somente é possível se a pessoa nada possuir. Pois todos os bens atrelam as pessoas as coisas, de maneira essencial o dinheiro. Reconhecida como uma doença da terceira idade e batizada com o nome do importante filósofo grego, fundador da escola cínica, a Síndrome de Diógenes é caracterizada justamente por descuidos com a higiene pessoal e/ou com o asseio da própria moradia e pela opção de viver nas ruas, mesmo quando poderiam viver em melhores instalações, seja pela condição financeira que detém, seja porque muitos dispõe de famílias que desejam recebê-los de volta, ou pela oferta de alternativas dos órgãos responsáveis, suspeição, comportamento paranóico e siligomania.

21 Leia e reflita Thomas Malthus ( ) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponíveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética. Malthus não contava com a invenção da indústria de ali- mentos e com a Revolução Verde do século XX, ou seja, o processo de mecanização da agropecuária.


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