A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Divina Comédia. Dante Alighieri Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265 Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Divina Comédia. Dante Alighieri Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265 Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265."— Transcrição da apresentação:

1 A Divina Comédia

2 Dante Alighieri

3 Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265 Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265

4 Foi escultor, poeta e político italiano Foi escultor, poeta e político italiano Representa o primeiro e maior poeta da língua italiana, conhecido como "o sumo poeta". Representa o primeiro e maior poeta da língua italiana, conhecido como "o sumo poeta".

5 Morreu em Ravena em 14 de setembro de 1321 Morreu em Ravena em 14 de setembro de 1321

6 Casa de Dante em Florença

7 Florença era, na época, uma das mais importantes cidades da Europa, igual em tamanho e importância a Paris, com uma população de mais de 100 mil habitantes e interesses financeiros e comerciais que incluíam todo o continente. Florença era, na época, uma das mais importantes cidades da Europa, igual em tamanho e importância a Paris, com uma população de mais de 100 mil habitantes e interesses financeiros e comerciais que incluíam todo o continente.

8 La Divina Commedia (A Divina Comédia) é um poema épico e teológico, que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo. parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época. língua italiana moderna tem várias influências desta obra La Divina Commedia (A Divina Comédia) é um poema épico e teológico, que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo. parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época. língua italiana moderna tem várias influências desta obralíngua italianalíngua italiana

9 O amor que cultivou por Beatriz Portinari, quando ainda era adolescente, serviu de inspiração para a criação de sua obra mais importante. Nesta obra, Beatriz foi a figura central. Apesar de seu grande amor ter morrido bastante jovem, o poeta a fez permanecer viva em sua memória. O amor que cultivou por Beatriz Portinari, quando ainda era adolescente, serviu de inspiração para a criação de sua obra mais importante. Nesta obra, Beatriz foi a figura central. Apesar de seu grande amor ter morrido bastante jovem, o poeta a fez permanecer viva em sua memória.

10 Obras de Dante Alighieri - Divina Comédia (obra mais importante e mais conhecida) - De Vulgari Eloquentia ("Sobre a Língua vulgar") - Vita Nova ("Vida Nova") - Le Rime - ("As rimas") - Il Convivio - ("O Convívio") - Monarchia - ("Monarquia") - "As Epístolas" - "Éclogas" - "Quaestio" de aqua et terra" - Divina Comédia (obra mais importante e mais conhecida) - De Vulgari Eloquentia ("Sobre a Língua vulgar") - Vita Nova ("Vida Nova") - Le Rime - ("As rimas") - Il Convivio - ("O Convívio") - Monarchia - ("Monarquia") - "As Epístolas" - "Éclogas" - "Quaestio" de aqua et terra"

11

12 Dante foi culpado de várias acusações, entre elas corrupção, improbidade administrativa e oposição ao papa. Foi banido da cidade por dois anos e condenado a pagar uma alta multa. Caso não pagasse, seria condenado à morte se algum dia retornasse a Florença. Dante foi culpado de várias acusações, entre elas corrupção, improbidade administrativa e oposição ao papa. Foi banido da cidade por dois anos e condenado a pagar uma alta multa. Caso não pagasse, seria condenado à morte se algum dia retornasse a Florença. Ele passou o seu exílio em Forlì, Verona, Arezzo, Veneza, Lucca e Pádua Ele passou o seu exílio em Forlì, Verona, Arezzo, Veneza, Lucca e Pádua

13 A Commedia consumiu 14 anos e durou até a sua morte, em 1321, ocorrida pouco após a conclusão do Paraíso. A Commedia consumiu 14 anos e durou até a sua morte, em 1321, ocorrida pouco após a conclusão do Paraíso.

14 Dante no Exílio. Anônimo. Archivo Iconográfico S. A., Itália.

15 amor platônico por Beatriz (provavelmente Beatrice Portinari), que encontrara pela primeira vez quando ambos tinham 9 anos e que só voltaria a ver 9 anos mais tarde, em 1283. Nos tempos de Dante, o casamento era motivado principalmente por alianças políticas entre famílias. Desde os 12 anos, Dante já sabia que deveria se casar com uma moça da família Donati. A própria Beatriz, casou-se em 1287 com o banqueiro Simone dei Bardi e isto, aparentemente, não mudou a forma como Dante encarava o seu amor por ela. amor platônico por Beatriz (provavelmente Beatrice Portinari), que encontrara pela primeira vez quando ambos tinham 9 anos e que só voltaria a ver 9 anos mais tarde, em 1283. Nos tempos de Dante, o casamento era motivado principalmente por alianças políticas entre famílias. Desde os 12 anos, Dante já sabia que deveria se casar com uma moça da família Donati. A própria Beatriz, casou-se em 1287 com o banqueiro Simone dei Bardi e isto, aparentemente, não mudou a forma como Dante encarava o seu amor por ela.

16 Em 1290, Beatriz morreu repentinamente deixando Dante inconsolável. Esse acontecimento teria provocado uma mudança radical na sua vida o levando a iniciar estudos intensivos das obras filosóficas de Aristóteles e a dedicar-se à arte poética. Em 1290, Beatriz morreu repentinamente deixando Dante inconsolável. Esse acontecimento teria provocado uma mudança radical na sua vida o levando a iniciar estudos intensivos das obras filosóficas de Aristóteles e a dedicar-se à arte poética.

17 Dante foi fortemente influenciado pelos trabalhos de retórica e filosofia de Brunetto Latini - um famoso poeta que escrevia em italiano (e não em latim, como era comum entre os nobres), tendo também se beneficiado da amizade com o poeta Guido Cavalcanti - ambos mencionados na sua obra. Pouco se sabe sobre sua educação. Segundo alguns biógrafos, é possível que tenha estudado na universidade de Bologna, onde provavelmente esteve em 1285. Dante foi fortemente influenciado pelos trabalhos de retórica e filosofia de Brunetto Latini - um famoso poeta que escrevia em italiano (e não em latim, como era comum entre os nobres), tendo também se beneficiado da amizade com o poeta Guido Cavalcanti - ambos mencionados na sua obra. Pouco se sabe sobre sua educação. Segundo alguns biógrafos, é possível que tenha estudado na universidade de Bologna, onde provavelmente esteve em 1285.

18 A exploração de Dante do mundo espiritual mostrado em um exemplar da Divina Comédia: ao lado da entrada para o inferno, os sete terraços do Monte Purgatório e a cidade de Florença, com as esferas do Céu acima. Afresco de Michelino. A exploração de Dante do mundo espiritual mostrado em um exemplar da Divina Comédia: ao lado da entrada para o inferno, os sete terraços do Monte Purgatório e a cidade de Florença, com as esferas do Céu acima. Afresco de Michelino.

19 Dante e Virgílio no Inferno; pintura de Bouguereau Dante e Virgílio no Inferno; pintura de BouguereauBouguereau

20 Satanás no Nono Círculo do Inferno Satanás no Nono Círculo do Inferno

21 Purgatório Purgatório

22 Paraíso, Paraíso,

23 é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e ParaísoInfernoPurgatório ParaísoInfernoPurgatório Paraíso O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso). O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso). A Divina Comédia é hoje a fonte original mais acessível para a cosmovisão medieval, que dividia o Universo em círculos concêntricos. A Divina Comédia é hoje a fonte original mais acessível para a cosmovisão medieval, que dividia o Universo em círculos concêntricos.medievalcírculos concêntricosmedievalcírculos concêntricos Ao longo do século XI, as novas obras publicadas nos campos da filosofia e da teologia começam a estimular o pensamento intelectual. É notório o debate entre realistas e nominalistas sobre o conceito da universalidade. O discurso filosófico é bastante influenciado pela redescoberta de Aristóteles e da sua ênfase no Empirismo e no racionalismo. Ao longo do século XI, as novas obras publicadas nos campos da filosofia e da teologia começam a estimular o pensamento intelectual. É notório o debate entre realistas e nominalistas sobre o conceito da universalidade. O discurso filosófico é bastante influenciado pela redescoberta de Aristóteles e da sua ênfase no Empirismo e no racionalismo. realistasnominalistas universalidadeAristótelesEmpirismo realistasnominalistas universalidadeAristótelesEmpirismo

24 Dante foi fortemente influenciado pelos trabalhos de retórica e filosofia de Brunetto Latini - um famoso poeta que escrevia em italiano (e não em latim, como era comum entre os nobres), tendo também se beneficiado da amizade com o poeta Guido Cavalcanti - ambos mencionados na sua obra. Dante foi fortemente influenciado pelos trabalhos de retórica e filosofia de Brunetto Latini - um famoso poeta que escrevia em italiano (e não em latim, como era comum entre os nobres), tendo também se beneficiado da amizade com o poeta Guido Cavalcanti - ambos mencionados na sua obra.

25 A Divina Comédia, chamada originalmente de Comedìa, e batizada de Divina por Giovanni Boccaccio, foi escrita no dialeto toscano, a matriz do idioma italiano moderno, entre 1304 a 1321. O poema épico de Dante, narra a aventura do próprio autor pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, guiado pelo poeta clássico Virgílio. Divina Comédia é uma das obras mais importantes da literatura medieval, um poema perfeitamente simétrico, quase matemático, composto por 100 cantos e 14.233 versos. Os versos perfeitos de Dante inspiraram Auguste Rodin e seu célebre O Pensador (uma representação do próprio Dante); os compositores clássicos Robert Shummann e Franz Liszt; os pintores Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake; entre tantos outros. Mesmo hoje, após 700 anos, A Divina Comédia continua servindo de inspiração para o cinema, para a televisão e para os jogos eletrônicos, que não se cansam de lançar novas versões do Inferno de Dante A Divina Comédia, chamada originalmente de Comedìa, e batizada de Divina por Giovanni Boccaccio, foi escrita no dialeto toscano, a matriz do idioma italiano moderno, entre 1304 a 1321. O poema épico de Dante, narra a aventura do próprio autor pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, guiado pelo poeta clássico Virgílio. Divina Comédia é uma das obras mais importantes da literatura medieval, um poema perfeitamente simétrico, quase matemático, composto por 100 cantos e 14.233 versos. Os versos perfeitos de Dante inspiraram Auguste Rodin e seu célebre O Pensador (uma representação do próprio Dante); os compositores clássicos Robert Shummann e Franz Liszt; os pintores Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake; entre tantos outros. Mesmo hoje, após 700 anos, A Divina Comédia continua servindo de inspiração para o cinema, para a televisão e para os jogos eletrônicos, que não se cansam de lançar novas versões do Inferno de DanteGiovanni BoccaccioO PensadorGiovanni BoccaccioO Pensador

26 Estrutura É dividida em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada uma de suas partes está dividida em cantos, compostos de tercetos. A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, que simboliza a Santíssima Trindade, assim como também o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas, e que também tem relação com o triângulo. Possui três personagens principais: Dante, que personifica o homem; Beatriz, que personifica a fé; e Virgílio, que personifica a razão. Cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contém 33 cantos. É dividida em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada uma de suas partes está dividida em cantos, compostos de tercetos. A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, que simboliza a Santíssima Trindade, assim como também o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas, e que também tem relação com o triângulo. Possui três personagens principais: Dante, que personifica o homem; Beatriz, que personifica a fé; e Virgílio, que personifica a razão. Cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contém 33 cantos.InfernoPurgatórioParaísosimbolismoSantíssima TrindadetriânguloféInfernoPurgatórioParaísosimbolismoSantíssima Trindadetriângulofé Os três livros que compõem a Divina Comédia são divididos em 33 cantos (sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema), com aproximadamente 40 a 50 tercetos. No total, são 100 cantos e 14.233 versos. Os lugares de cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (por sua vez, o número 3 elevado à terceira potência. Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa "estrelas". Os três livros que compõem a Divina Comédia são divididos em 33 cantos (sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema), com aproximadamente 40 a 50 tercetos. No total, são 100 cantos e 14.233 versos. Os lugares de cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (por sua vez, o número 3 elevado à terceira potência. Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa "estrelas".tercetos

27 A literatura medieval continuou a ser sobretudo de natureza religiosa, mas embora muitas destas obras continuassem a ser escritas em latim, aumentou a procura de textos que se debruçassem sobre santos e outros temas religiosos em línguas vernaculares. A literatura medieval continuou a ser sobretudo de natureza religiosa, mas embora muitas destas obras continuassem a ser escritas em latim, aumentou a procura de textos que se debruçassem sobre santos e outros temas religiosos em línguas vernaculares.


Carregar ppt "A Divina Comédia. Dante Alighieri Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265 Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google