A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagens Antropológicas do Conceito de Cultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagens Antropológicas do Conceito de Cultura"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagens Antropológicas do Conceito de Cultura
Quem surgiu primeiro: o homem ou a cultura?

2 A Humanidade e a Cultura
É impossível pensar o homem sem a cultura (Clifford Geertz) Somos 100% cultura e 100% natureza (Edgar Morin) Cultura é um conjunto de códigos simbólicos reconhecíveis

3 Cultura Cultura é um conjunto de códigos simbólicos reconhecíveis pelo grupo que os elabora e os modifica. A Cultura é uma dinâmica viva, em constante processo de reelaboração e possui contradições entre seus valores e práticas sociais que podem levam a várias formas de marginalização e exclusão social.

4 Cultura como conjunto de Códigos Simbólicos
Ações humanas possuem uma dimensão simbólica, uma representação, um significado, uma motivação ou uma intenção. Cultura como sentido de sobrevivência, estímulo e sobrevivência: minorias e grupos em posição de subalternidade

5 Etnocentrismo Etnocentrismo é a tendência de um indivíduo e/ou grupo étnico, nacional ou social tomar a própria cultura como centro de tudo, isto é, julgar as demais culturas a partir de seus próprios valores culturais como inferiores ou inadequadas. Fruto do preconceito, da ignorância e do medo frente ao novo e ao desconhecido.

6 Relativismo Cultural É a atitude de respeito às diferenças culturais entre os diversos povos no globo terrestre. Nessa atitude não se considera as culturas como inferiores ou superiores em nenhum de seus aspectos, mas buscar-se determinar o seu contexto, as motivações e significados simbólicos para os indivíduos e grupos sociais daquela cultura.

7 Identidade É o reconhecimento ou representação que cada indivíduo ou cada grupo étnico/social faz de si mesmo ou de outros indivíduos e/ou grupos sociais ou étnicos. É a identidade que permite nos reconhecermos como indivíduos e como pertencentes a determinado grupo social, étnico, a uma sociedade, a uma nação, a uma cultura

8 Identidade Stuart Hall: Tornou-se uma festa móvel na Modernidade Tardia, isto é, não é fixa devido aos inúmeros papéis sociais. Édouard Glissant: a identidade é elaborada na relação entre o self (si mesmo) e a alteridade (o Outro). Poética das relações.

9 Os indivíduos são diferentes
Ninguém traz em si todos os valores ideais de sua cultura (de perto ninguém é normal). Alguns apresentam diferenças (desvios?) mais identificáveis: físicas, sociais, étnicas, religiosas, culturais etc. Essas diferenças geram o preconceito por parte dos grupos hegemônicos, ou que seguem os padrões ideais da sociedade. Esses indivíduos “diferentes” são, portanto, estigmatizados.

10 Estigma Goffman: Estigma é a situação do indivíduo que está inabilitado para a aceitação plena e se refere tanto a um atributo profundamente depreciativo quanto a uma linguagem de relações entre aqueles considerados “normais” e as alteridades “desviantes”.

11 Tipos de Estigma segundo Goffman
As abominações do corpo ou deformidades físicas; As culpas de caráter individual percebidas como vontade fraca, paixões tirânicas ou não naturais, crenças falsas ou rígidas etc. Os estigmas tribais de raça, nação e religião, que podem ser transmitidos por linhagem e contaminar por igual todos os membros de uma família

12 Imagem ou Identidade Deteriorada e Estigma
A imagem estigmatizada tende a recobrir toda a identidade social do indivíduo ou grupo estigmatizado, colocando-o em permanente posição subalterna e lhe atribuindo uma identidade deteriorada. Esses grupos sociais se tornam uma minoria cultural (não no sentido numérico do termo).

13 Minorias Minorias são grupos étnicos, religiosos, sexuais e sociais que, por suas características físicas, crenças, valores e práticas sociais são destituidos de aceitação social e de poder de decisão no âmbito político, bem como são marginalizados e estigmatizados pela sociedade envolvente.

14 Tipos de Minorias Minorias de Gênero e de sexualidade: mulheres, homossexuais, transexuais, sadomasoquistas e outras parafilias etc. Minorias estético-corporais: obesos, idosos, louras etc. Minorias etárias: crianças, adolescentes, idosos; Minorias étnicas: afrodescentes, índios, estrangeiros etc.

15 Tipos de Minorias Minorias Funcionais: portadores de necessidades especiais ou de algum tipo de deficiência física ou mental; Minorias religiosas: rastafaris, judeus, testemunhas de Jeová, praticantes de vodu e candomblé etc. Minorias socioeconômicas: prostituas, presidiários, menores em situação de rua, moradores de favela e periferias etc.

16 Um sujeito, vários estigmas
Exemplo o poeta Allen Gingsberg nos EUA: judeu, homossexual, marxista. Em resumo todos podemos nos incluir em mais de uma minoria.

17 Mecanismos da Discriminação
Econômicos e políticos; Práticas sociais efetivas Práticas simbólicas: representações discursivas, ideológicas, jurídicas, psíquicas, religiosas etc.

18 Referências: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GLISSANT, É. Poetics of Relation. Ann Harbor: The University od Michigan Press, 2000. GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. RABELO, D. Pluralidade Cultural. In: UFG/CEPAE. Metodologia do Ensino Fundamental. Goiânia: FUNAPE/CIAR, 2010. HALL, S. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.


Carregar ppt "Abordagens Antropológicas do Conceito de Cultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google