A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTUAÇÃO Simone Cerullio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTUAÇÃO Simone Cerullio."— Transcrição da apresentação:

1 PONTUAÇÃO Simone Cerullio

2

3 Sinais que marcam as pausas:
A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Usa-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. No interior da oração, a vírgula serve: Para separar elementos que exercem a mesma função sintática, quando não vêm unidos pelas conjunções e, ou e nem. Ex. A sua fronte, a sua boca, o seu riso, as suas lágrimas enchem-lhe a voz de formas e cores.

4 Para separar elementos que exercem funções sintáticas diversas:
Isolar o aposto: Alice, a menina, estava feliz. Isolar o vocativo: Que ideias tristes, minha senhora! Isolar complemento circunstancial de lugar: Lá fora, a chuva cai.

5 Entre orações, emprega-se a vírgula:
Separar orações coordenadas assindéticas. Ex: Subiram ao sótão, desceram à cave, espreitaram no poço. Antes da conjunção adversativa mas. Ex: Não era velho, mas parecia nunca ter sido novo. Isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas. Ex: O Loas, que tinha relações sobrenaturais, diagnosticara um espírito.

6 Toda a oração ou termo de oração de valor meramente explicativo pronunciam-se entre pausas; por isso, são isolados por vírgulas na escrita. Os termos essenciais e integrantes da oração ligam-se uns com os outros sem pausa; não podem, assim, ser separados por vírgula.

7 O ponto assinala a pausa máxima da voz
O ponto assinala a pausa máxima da voz. Usa- se para indicar o término de uma oração declarativa. O ponto e vírgula pode marcar o fim de uma frase, mas também se usa para separar elementos de uma enumeração; corresponde-lhe também uma pausa mais ou menos longa.

8 2º Sinais que marcam a melodia
Os dois pontos usam-se para introduzir uma citação ou para anunciar uma enumeração ou explicação. O ponto de interrogação usa-se no fim de qualquer interrogação direta. O ponto de exclamação usa-se no final de um enunciado exclamativo (Espanto, surpresa, alegria, entusiasmo, cólera, dor, súplica).

9 As aspas No início e fim de uma citação para distingui-la do resto do contexto; Para sobressair estrangeirismos, arcaísmos, neologismos; Para marcar o título de uma obra; Para realçar ironicamente uma palavra ou expressão.

10 Os parênteses: Usa-se para intercalar num texto qualquer indicação acessória, seja uma explicação dada, uma reflexão, um comentário, uma nota emocional. O travessão: Serve para indicar, nos diálogos, a mudança de interlocutor; Isolar, num contexto, palavras ou frases. Ex: -Acho – e retomou o discurso – que já assustamos muito o nosso jovem!

11 DEIXO MEUS BENS A MEU IRMÃO NÃO A MEU PAI JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE NADA AOS POBRES.

12 1.EMPREGABILIDADE DA VÍRGULA
NÃO, ESPERE. NÃO ESPERE.

13 1.PONTUAÇÃO E SIGNIFICADO
ISSO SÓ, ELE RESOLVE. ISSO, SÓ ELE RESOLVE.

14 1.PONTUAÇÃO E SIGNIFICADO
– Onde você vai passar a semana santa? – Na cidade maravilhosa!

15 1.PONTUAÇÃO E SIGNIFICADO
– Onde você vai passar a semana, santa? – Na cidade, maravilhosa!

16 Sobre a vírgula que separa o termo cavalheiro, é correto afirmar que
. Sobre a vírgula que separa o termo cavalheiro, é correto afirmar que (A) está bem empregada, pois separa, na oração, o vocativo. (B) está mal empregada, pois separa o sujeito da oração do verbo. (C) está bem empregada, pois, nesse caso, seu uso é facultativo. (D) está mal empregada, pois não se separa o aposto do termo a que se refere. (E) está bem empregada, pois separa o objeto direto do verbo.


Carregar ppt "PONTUAÇÃO Simone Cerullio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google