A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
ETNOCENTRISMO Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira

2 ETNOCENTRISMO O etnocentrismo são visões interpretativas do mundo, da sociedade a qual pertencemos que culturalmente faz que esses valores, visão de mundo, heranças culturais nos façam impor nossa forma de ver o mundo, nossa cultura como o centro de tudo diante de outras culturas que por sua vez também vão ter seus valores, visões de mundo, culturas etc.

3 “ O OUTRO” Questionar o “outro” como sendo civilizado ou bárbaro são reflexões importantes, uma vez que, do ponto de vista de cada um pode-se chegar a conclusão de que ele é civilizado ou bárbaro... Essa ótica de percepção gera conflitos na sociedade, uma vez que, está imbuída de preconceitos.

4 CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE
Civilização nos remete algo em que os povos de uma nação respeitem as regras estabelecidas pelo Estado e pelos costumes de um povo que seguem sua cultura e vivem em sociedade. Barbárie por outro lado, é o contrário de civilização a que um povo não se adéqua a padrões pré-estabelecidos e culturalmente aceitos pela sociedade.

5

6 ETNOCENTRISMO NO BRASIL
O Brasil possui essa visão de grupos sociais onde a classe dominante, no caso a européia, deveria prevalecer seus valores culturais trazidos da Europa ao Brasil por esses colonizadores e impor através da força, opressão, dominação ao “outro”. Esse grupo majoritário também impunha sua cultura, valores morais, visão de mundo aos negros, no caso também o “outro”, que vinham da África para serem escravizados, dominados e oprimidos por uma cultura que acreditava-se ser a “certa”. O resultado desse confronto multicultural entre essas etnias no passado colonial, pode-se observar ainda hoje nas relações do indivíduo dentro da sociedade brasileira que na atualidade o Brasil ainda não possui uma democracia racial realmente.

7 Racismo no Brasil- O crime perfeito

8 PRECONCEITOS No fundo os preconceitos são frutos de ideias arraigadas desde a infância, mais acentuadamente através da educação e da religião a qual o ser humano foi ou está inserido culturalmente na sua formação. O Ser humano se sente dessa forma protegido pelos seus valores, que irão assegurar conforto no ato de discriminar aquele que é diferente dele e que, por isso mesmo, ameaça sua forma de agir, pensar, interagir com a sociedade que se está discriminando, gerando o preconceito e o Etnocentrismo.

9


Carregar ppt "Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google