A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os árabes e o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os árabes e o."— Transcrição da apresentação:

1 Os árabes e o

2 Semitas e acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.
O Alcorão ensina que Ismael foi o filho da promessa (Sura 19:54 “E menciona, no Livro, (a história real) de Ismael, porque foi leal às suas promessas e foi um mensageiro e profeta).

3 Árabes Pré Maomé Politeístas: Mais de 360 ídolos. Sociedade tribal:
Mais de 300 tribos.

4 Beduinos Urbanos (litoral) Meca Yathrib Aden

5 Mais ou menos 5/6 do território é deserto.
As tribos beduinas eram nômades.

6 Controle dos Coraixitas
Caaba (Templo) Pedra Negra Zem-Zem (Poço sagrado) Controle dos Coraixitas

7 Influenciado por Cristãos e Judeus.
Nasceu em 570. Tribo dos Coraixitas. Casou-se com Cadidja. Influenciado por Cristãos e Judeus.

8 lā 'ilaha 'illāl-lāh an Muhammadur rasūlu llāhi
لا إله إلا الله محمد رسول الله

9 Fuga de Meca para Yathrib (Medina). Início do calendário islâmico.
610 Hégira Fuga de Meca para Yathrib (Medina). Início do calendário islâmico.

10 630 632 Morte de Maomé. Retorno de Maomé para Meca.
Maomé deixa os árabes unificados política e religiosamente.

11 (634 – 644) Omar conquistou a Palestina, Síria, Pérsia e Egito.
(661 – 750) Domínio do Omíadas que conquistam o Afeganistão, Vale do Indo, Norte da África e Península Ibérica. 756 – Dinastia Abássida – Capital em Bagdá.

12

13 Princípios: Fé em Allah, nos Anjos, no Juízo Final, no Alcorão, na Ressurreição e na Predestinação. Princípios Religiosos: Testemunho, a oração, a caridade, o jejum e a peregrinação.

14 O Alcorão proibe o consumo de bebidas fermentadas, carne de porco e de jogos de azar. A poligamia é permitida.

15

16 Só são autênticas as tradições do profeta transmitidas por membros de sua família.
Xiitas A liderança após a morte do profeta ficava a critério das grandes tribos. Sunitas

17 Atua no Afeganistão e no Paquistão.
Nasceu em 1994, após a ocupação soviética no Afeganistão. Atua no Afeganistão e no Paquistão.

18 Cultura Literatura – Alcorão, As Mil e Uma Noites.
Arquitetura – influência dos persas e bizantinos. Medicina – descrições clínicas precisas. Cultura Geografia – Astronomia e Cartografia. Matemática – Zero e os algarismos arábicos.

19 (ACAFE/12) O Islamismo é uma das maiores religiões monoteístas da atualidade. Presentes em praticamente todos os continentes, os islâmicos têm como livro sagrado o Alcorão. Acerca do Islamismo, analise as afirmações: I - A Hégira, importante evento do islã, assinala o início do calendário muçulmano. II - A crença no juízo final é um dos elementos comuns entre o islamismo, o judaísmo e o cristianismo. III - No Ramadã, o mês do “perdão”, os muçulmanos frequentam templos de outras religiões, evidenciando desta maneira o caráter universal e fraterno do islamismo.

20 IV - Moisés é considerado o maior profeta islâmico e seus ensinamentos fazem parte das principais regras de comportamento social dos muçulmanos. V - Em Santa Catarina existem frigoríficos certificados e autorizados a produzirem carnes conforme os preceitos islâmicos. Todas as afirmações corretas estão em: A ⇒ I - II - V B⇒ II - III – IV. C⇒ III – IV. D ⇒ IV – V. A ⇒ I - II - V.

21 (UFSC/12) Primavera Árabe
Em 2011, eclodiu no Oriente Médio e no norte da África uma série de manifestações contrárias aos regimes políticos autoritários e centralizadores. Este conjunto de levantes populares, conhecido por Primavera Árabe, começou na Tunísia e se espalhou por diversos países da região, como Egito, Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein, gerou violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto às mudanças práticas. Disponível em: < /tv-cultura-exibe-especial- primavera-arabe/16934/> Acesso em: 19 set

22 Sobre as regiões do Oriente Médio e norte da África, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os fenícios, reconhecidos navegadores e comerciantes da Antiguidade, viveram na região do atual Líbano e expandiram seus domínios com a fundação de várias colônias na costa mediterrânea, como Cartago. 02. A religião islâmica, fundada no século VII na Península Arábica pelo profeta Maomé, tem como um dos seus princípios fundamentais o politeísmo. 04. A expansão islâmica, iniciada no século VII, foi responsável pela formação de um império que se estendia da Península Ibérica, na Europa, até o rio Indo, na Ásia.

23 08. Os conflitos árabe-israelenses tiveram início após a Primeira Guerra Mundial com a criação do Estado da Palestina por intervenção da Organização das Nações Unidas, em território anteriormente ocupado pelo povo judeu. 16. O Prêmio Nobel da Paz de 2011 foi entregue a três mulheres, dentre elas Tawakkul Karman, pela liderança na luta pelos direitos humanos durante a Primavera Árabe no Iêmen. Em 2003, os governos dos Estados Unidos e da Inglaterra lideraram uma coalizão que invadiu o Iraque e depôs o presidente Sadam Hussein.

24 Malala Yousafzai Soma: 53

25 (UFPR/10) A respeito do islamismo e dos países preponderantemente islâmicos, considere as afirmativas abaixo. 1. O mundo islâmico, além dos povos árabes, é constituído também por sociedades africanas, da Ásia Central e do Sudeste Asiático. 2. Na guerra Irã-Iraque, o ditador Saddam Hussein contou com o apoio dos Estados Unidos e da União Soviética.

26 3. A revolução xiita de 1979, que depôs o ditador Reza Pahlevi, ocorreu no Irã.
4. Em virtude do universalismo do Islã, não existem mais diferenças étnicas ou religiosas dentro da comunidade muçulmana. Assinale a alternativa correta.

27 a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

28


Carregar ppt "Os árabes e o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google