A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RISCOS DE ACIDENTES COM O LIXO DOMICILIAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RISCOS DE ACIDENTES COM O LIXO DOMICILIAR"— Transcrição da apresentação:

1 RISCOS DE ACIDENTES COM O LIXO DOMICILIAR
VAMOS EVITÁ-LOS! Evandro Henke Fortes

2 Pode parecer incrível, mas ainda é comum encontrar pessoas que pouco ou nada sabem sobre a rotineira “maratona” que o nosso lixo enfrenta, desde onde é gerado até o seu destino final. Antes de mais nada, é importante entender que o lixo é NOSSO sim! Temos responsabildiade por ele e isso implica em muitas coisas, mas aqui não vamos falar de hábitos de consumo ou sustentabilidade do planeta, mas sim de algo um pouco mais simples, porém não menos importante, que é a SEGURANÇA das pessoas envolvidas e todas essas etapas. Não precisamos saber muito sobre a “maratona” dos resíduos que produzimos diariamente, há profissionais que tratam disso, mas, temos, pelo menos, que entender alguns aspectos essenciais. Vamos lá.

3 PRINCIPAIS MATERIAIS PERFURO - CORTANTES
Primeiro, o lixo que produzimos é, via de regra, acondicionado em frágeis sacos plásticos. Jogamos TUDO no lixo e, portanto, acabamos, mesmo que sem querer ou perceber, criando verdadeiras armadilhas. PRINCIPAIS MATERIAIS PERFURO - CORTANTES

4 Notem que: O manuseio dos sacos de lixo (que podem conter essas armadilhas) começa em nossas próprias residencias, assim, nossa família, os empregados domésticos e os funcionários dos condomínios são os primeiros expostos a esse PERIGO. A tecnologia utilizada no Brasil para a coleta do lixo doméstico ainda é basicamente manual, ou seja, há PESSOAS que passam pelas casas, escritórios e comércios para recolher o nosso lixo, que pode estar repleto de PERIGOS!

5 PRINCIPAIS MATERIAIS PERFURO - CORTANTES
LÂMPADAS VIDROS LATAS AGULHAS

6 Como ocorrem os acidentes

7 Como ocorrem os acidentes

8 Como ocorrem os acidentes Você quer ser responsável por isso?

9 ACIDENTE COM VIDRO

10 ACIDENTE COM LÂMPADA

11 ACIDENTE COM LATAS

12 ACIDENTE COM AGULHAS

13 ACONDICIONAMENTO EM RECIPIENTE RÍGIDO
O risco é grande, mas podemos evitar, basta conhecer os perigos e um pouco de boa vontade. Aqui vão algumas sugestões de boas práticas, simples mas efetivas: ACONDICIONAMENTO EM RECIPIENTE RÍGIDO

14 ACONDICIONAMENTO EM RECIPIENTE RÍGIDO
TODOS os materiais perfurantes ou cortantes que forem descartados devem ser previamente “embalados” de forma que não possam romper o saco de lixo e eventualmente ferir alguém que o esteja manipulando. Em algumas circunstâncias, para garantir a proteção do material envolvido e eliminar qualquer risco é necessário: Fechar a embalagem com o uso de fita adesiva e Fixar aviso na embalagem do lixo indicando tratar-se de material cortante ou perfurante.

15 ACONDICIONAMENTO EM RECIPIENTE RÍGIDO
Com a mesma finalidade e eficiência, podem ser usados diversos outros tipos de recipientes, como caixas de sapatos, garrafas PET, embalagens de leite longa vida, latas e outras:

16 LATAS: dobrar a tampa para dentro
Além disso, ainda há outras possibilidades de evitar acidentes LATAS: dobrar a tampa para dentro

17 LATAS: dobrar a tampa para dentro

18 JORNAL ou PAPELÃO: também serve para “embalar” objetos pontiagudos e cortantes

19 Uso de JORNAL ou PAPELÃO para evitar riscos de acidentes

20 Uso de JORNAL ou PAPELÃO para evitar riscos de acidentes

21 Uso de JORNAL ou PAPELÃO para evitar riscos de acidentes

22 Uso de JORNAL ou PAPELÃO para evitar riscos de acidentes

23 Outros Perfuro-Cortantes:
1. Espinhos 2. Arames 3. Louças 3. Espelhos

24 OUTRAS SITUAÇÕES DE RISCO
Que podemos evitar! 1. Sacos de lixo muito pesados Não coloque muito peso nos sacos (areia, entulho,...). 2. Cachorros O barulho do caminhão e os movimentos irritam os cães, por isso é importante mantê-los presos e o lixo depositado longe do portão e do lado de fora do muro.

25 OUTRAS SITUAÇÕES DE RISCO
Que podemos evitar! 3. Grades e cercas Os sacos de lixo devem ficar em posição de fácil acesso para os garis, de preferência em suportes acima do solo, nunca por trás de grades ou cercas. 4. Pisos escorregadios Evitar construir calçadas com pisos escorregadios ou deixar nas vias materiais que possam causar escorregões.

26 “Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.”
(Friederick Engels) Muito obrigado pela atenção!


Carregar ppt "RISCOS DE ACIDENTES COM O LIXO DOMICILIAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google