A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia"— Transcrição da apresentação:

1 O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Trabalho realizado por: Inês Chaves Teixeira 9ºA / nº5

2 Ajudar o Planeta também está nas tuas mãos

3 O que é a energia? A energia e todo o que produz. A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma. A energia e “a capacidade de um sistema para originar efeitos externos.” Utilizamos a energia para mudar qualquer coisa a nossa volta. A energia pode se apresentar na forma de energia mecânica, energia térmica e em energia hídrica,

4 Para que serve a energia?
A energia serve para compensar as necessidades das populações com uma grande variedade de utilização.

5 Quais as fontes de energia?
As fontes de energia são os vários elementos da natureza que podem fornecer energia. As fontes de energia são: Fontes de energia renováveis(não se esgotam e não poluem) como o sol, a água, o vento, a água do mar e o calor da terra. Fontes de energia fósseis ( podem se esgotar e poluem) como o petróleo, o carvão e o gás natural.

6 O que acontece quando consumimos energia?
O consumo de energia renováveis não tem praticamente impacto ambientais e nem leva ao esgotamento dos recursos. Ocorre que grande quantidade da energia consumida em todo o mundo resulta ainda de fontes fósseis, que tem impactes no ambiente e libertam co2 entre outros gases.

7 Como Podemos ajudar o planeta?
Usar fontes de energia renováveis, como por exemplo o sol, vento e água. Colocar as embalagens no ecoponto. Defender as florestas e os oceanos, assim podemos ter um planeta mais equilibrado. Andar a pé, de bicicleta e de transportes públicos.

8 Como devemos utilizar a energia, sem prejudicar o ambiente?
Apagar as luzes que não são necessárias. Optar por lâmpadas de baixo consumo. Preferir electrodomésticos energeticamente mais eficientes (classe A). Desligar os equipamentos no botão piloto ( em vez de desligar no comando). Evitar abrir os frigoríficos a toda a hora. Preferir duches do que banhos de imersão. Poupa-se água e energia.

9 Como podemos diminuir o “Buraco do ozono”?
Devemos evitar o uso das seguintes situações: Sprays e aerossóis; Embalagens de plásticos; Extintores; Espumas de revestimento de colchões e telhados; Produtos de limpeza; Aparelhos de refrigeração; Ar condicionado

10 O que è a poluição atmosférica?
Poluição atmosférica é a modificação da composição química do ar prejudicando o equilíbrio do meio ambiente e consequentemente dos seres vivos.

11 Causas da poluição atmosférica
Transportes Desflorestação Industrias Produção de energia Agricultura Actividades domésticas

12 Que soluções para minimizar a poluição atmosférica?
Utilizar filtros/catalizadores nas chaminés das fabricas para filtrar fumos e gases nocivos; Usar energias renováveis/alternativas/limpas; Proteger as florestas e outras áreas verdes; Sensibilizar para o uso de transportes públicos(diminuir o consumo de combustível fósseis); Consumir o máximo de energia natural dentro das habitações;


Carregar ppt "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google