A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de."— Transcrição da apresentação:

1 As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de vista econômico: a empresa possui 2 fatores de produção: Trabalho e Capital

2 As Empresas Produção = fenômeno econômico que cria ou gera mercadorias e/ou serviços para troca ou permuta. Somente existem 2 tipos de produção: mercadorias (alimentos, remédios, etc.) e serviços (transportes, médicos hospitalares, etc.). Trabalho = todo esforço humano destinado à produção. O homem é agente e o seu trabalho o 1º fator de produção. Os recursos da terra e da natureza, representam o 2º fator de produção, isto é, o capital (máquinas e animais).

3 As Empresas Capital = representa os recursos disponíveis e aplicados.
Capital financeiro = dinheiro ou crédito (financiamento). Capital econômico = equipamentos, produção, máquinas, ferramentas, etc. (investimento).

4 Classificação das Empresas
Pelo setor econômico Dependendo do tipo de prestação da empresa, tem-se as seguintes categorias: Setor primário agricultura; Setor secundário - indústria; Setor terciário setor de serviços.

5 Classificação das Empresas
Pelo número de proprietários O proprietário da empresa pode ser apenas uma pessoa, caso das empresas individuais, como podem ser mais de uma, formando sociedades. Existem as seguintes modalidades nas legislações portuguesa e brasileira: - Empresa em nome individual - Sociedade por quotas - Empresa de Responsabilidade Limitada, (Ltda terminação no nome da empresa) - Sociedade Anônima, (SA - terminação no nome da empresa)

6 Classificação das Empresas
Pelo tamanho A empresa pode ser ainda categorizada pelo seu tamanho, de acordo com um ou uma série de critérios, como o número de empregados, volume de negócios. Uma forma rápida para traduzir genericamente este compêndio de critérios é dizer que a empresa pode ser: Microempresa Macroempresa Pequena empresa Empresa de médio porte Grande empresa

7 Classificação das Empresas
Pelo fim fim lucrativo fim não lucrativo

8 As Empresas As empresas como organizações sociais:
Na moderna sociedade, quase todo processo produtivo é realizado nas organizações. Assim, nossa sociedade pode ser caracterizada por uma sociedade de organizações. O homem passa a maior parte de sua vida nas organizações.

9 Existem três razões que explicam a existência das
organizações: Razões sociais: As pessoas necessitam se relacionar. Através das organizações que os indivíduos satisfazem-se socialmente. Razões materiais: As pessoas se organizam para aumentar suas habilidades, comprimir o tempo requerido para atingir um objetivo e adquirir conhecimento através do compartilhamento de informações. Razões sinergístico: Duas ou mais pessoas conseguem produzir mais atuando conjuntamente do que individualmente.

10 O papel social das organizações:
Melhoram a qualidade de vida das pessoas. Contribuem para a evolução do conhecimento de um povo. Permitem uma organização social melhor.

11 Conceito de organização:
Organizações são unidades sociais intencionalmente constituídas para atingir objetivos comuns. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a mudanças.

12 Tipos de organizações:
Organizações lucrativas: Organizações que perseguem objetivos lucrativos. Ex.: Empresas (industriais, comerciais e financeiras). Organizações não lucrativas: Organizações que que perseguem objetivos não lucrativos. Ex.: Governo, ONG, instituições filantrópicas, etc.

13 Características das empresas:
São orientadas para o lucro. Assumem riscos que envolvem tempo, recursos, dinheiro e esforços. São dirigidas por uma filosofia de negócios, visando sua vitalidade econômica. São avaliadas sob o ponto de vista contábil. São reconhecidas como negócios. São propriedades privadas (limitada ou anônima).

14 Operação ou processamento
Empresas como sistema abertos: As empresas atuam como um sistema aberto onde recebe insumos do ambiente, processa e devolve para o ambiente produtos e serviços acabados. Operação ou processamento Recursos Saídas Retroação

15 Objetivos das empresas:
Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade. Proporcionar emprego produtivo para todos fatores de produção. Aumentar o bem-estar da sociedade por meio do uso econômico dos fatores de recursos. Proporcionar um retorno justo aos fatores de entrada. Proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer uma porção de necessidades humanas.

16 Os recursos das empresas:

17 Os níveis das empresas:
Nível institucional: É o nível estratégico, composto por diretores, acionistas ou autos executivos. Nível intermediário: é o nível que cuida da articulação interna entre os níveis institucional e operacional. Nível operacional: É o nível que está ligada à execução das tarefas.


Carregar ppt "As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google