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PublicouAníbal Festas Ribas Alterado mais de 8 anos atrás
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AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO SWOT E CENÁRIOS José Manuel de Sacadura Rocha jsacadura@ultrarapida.com.br
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O PRINCÍPIO SWOT:FORÇAS E FRAQUEZAS DA ORGANIZAÇÃO n S - Strengths - forças: vantagens competitivas. n W - Weaknesses - fraquezas: desvantagens competitivas. n O - Opportunities - oportunidades de novos negócios. n T - Threats - problemas ameaçadores.
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Recursos para Vantagem Vantagens Vantagens Vantagens Vantagens competir exclusiva nós + outros poucos comuns a todos outros poucos exclusivas outros Tecnologia Financeiro Pessoal Produção Marketing Logística Gerência Sinergismo IDENTIFICANDO FORÇAS/FRAQUEZAS X X X X X X X X
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O QUE SÃO CENÁRIOS? n Projetar o futuro a partir de tendências históricas e postulações específicas, e orientar a organização, a partir de hoje, para atingir os objetivos traçados em função desse futuro. n Onde e como a empresa estará posicionada e trabalhando no futuro previsto.
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COMO FAZER? n Idealizar situações futuras possíveis, mesmo que não tenham interligação com o presente e passado. n Dados socio-econômicos/infra-estrutura n Escutar setor empresarial e estabelecer estreita interação com comunidade técnico-científica. n Abordagem sistêmica e multidisciplinar.
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CENÁRIO PROJETIVO: n Somente variáveis quantitativas, objetivas e conhecidas. n Explicar o futuro pelo passado. n Futuro único e certo. n Modelo determinístico. n Modelo: Presente Passado Futuro Ex.:Projeto o final único, e escrevo de acordo com ele.
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CENÁRIO PROSPECTIVO: n Visão global n Variações qualitativas, quantificáveis ou não, subjetivas ou não, conhecidas ou não. n Futuro múltiplo e incerto (teoria do caos). n Futuro determinando a ação presente. n Modelo: Passado Presente Futuro Possível Futuro Possível Futuro Possível Ex.:Livro/roteiro onde o final vai sendo construído durante o projeto.
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OUTRAS TÉCNICAS DE PREVISÃO n Delphi: em campos de estudo específicos, especialistas podem ser identificados e interrogados através de questionários. n A idéia é que se construa um consenso, então o que cada especialista vai respondendo é passado a outros entre si, podendo se alterar as respostas já dadas até se conseguir o consenso.
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VIÉS POTENCIAL n Previsões de vendedores, da administração, dos consumidores, ou mesmo geradas com Brainstorming, podem apresentar viés nas opiniões. n Previsões com base no passado podem forçar as previsões em um sentido conservador – a experiência sempre pesa muito.
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