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Conteúdos da Educação Física Escolar

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Apresentação em tema: "Conteúdos da Educação Física Escolar"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos da Educação Física Escolar
Jogos, Danças,lutas, ginástica, Esporte

2 Jogos O jogo é indicado como conteúdo e estratégia da Educação Física Escolar: Freire, Gallardo, Kunz, Mattos e Neira, Mello, Piccolo e PCNs, entre outros. A escola e a sociedade desvalorizam e relegam a Educação Física Escolar como componente curricular periférico no contexto educacional.

3 Características do jogo
atividade imaginária e interpretativa atividade voluntária e livre (decisão) atividade gratuita e fútil atividade sócio-cultural - experimentação e elaboração de regras de convivência Atividade de alta complexidade (capacidades e habilidades) atividade autônoma - representação das emoções e desejos nas construções humanas (motivação).

4 ASPECTOS ESTIMULADOS NO JOGO
Habilidade e capacidades motoras: Habilidades vivenciadas com significado no jogo, em que surgem tarefas motoras diversificadas e complexas, propiciam aproximação tática e estratégia do jogo. Além de motivar a superação para novas aprendizagens. Habilidades e capacidades cognitivas: Observar, comparar, analisar, transferir, memorizar, etc...

5 ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS
Compartilhar, valores, idéias, emoções, Aprender a tomar decisões, cooperar, controlar-se, socializar-se: são formas de construir normas, valores sociais e atitudes, rumo a autonomia e cidadania.

6 HABILIDADES MOTORAS de deslocamento
ANDAR CORRER SALTAR DESVIAR ROLAR GIRAR ABAIXAR DESCER

7 Habilidades motoras de manipulação
SEGURAR CHUTAR LANÇAR BATER REBATER APERTAR AFROUXAR TOCAR

8 Habilidades motoras de estabilização
AS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO APOIAR-SE EQUILIBRAR-SE FICAR EM PÉ FICAR DEITADO AGAICHADO IMOBILIZAR-SE

9 VALORES E ATITUDES Auto-cuidado, Humildade, Responsabilidade,
Prudência, Amizade, Solidariedade

10 Respeito, Coragem, Tolerância e Paciência, Verdade, Honestidade Auto-estima

11 TIPOS DE JOGOS JOGOS POPULARES JOGOS COOPERATIVOS JOGOS COMPETITIVOS
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS

12 DANÇA A dança no Ensino Médio deve ser estimulada aos poucos, pois hoje é muito difícil fazê-los que dancem algo que não faz parte da realidade. Então o professor deve conhecer a realidade em que estão inseridos. Pela primeira vez na história do Brasil a dança faz parte dos parâmetros nacionais da educação.

13 Em nossos dias cada vez mais se tem a consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento.

14 Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente e vai favorecer todo tipo de aprendizado que eles necessitam. Uma criança que na pré-escola teve a oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada, por exemplo.

15 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A expressão corporal ( movimento Expressivo, Ritmado, consciente) Melhora da auto estima Exploração das próprias descobertas Integração/Socialização Respeito ao espaço do outro Trabalho em grupo Alonga/Relax/Flex/Agil/ Saúde, Qualidade Vida. Performance/Espetáculo.

16 OBJETIVOS (PCNs) Aspectos histórico-sociais das danças
Construção do movimento expressivo e rítmico Esporte e dança como atividades Complementares Percepção – adquirir conhecimento de, pelos sentidos.

17 ABORDAGEM ATUAL Social Educativa Terapêutica Saúde Fitness Artística

18 ESPORTE Esporte é linguagem universal
• Dimensão planetária – 2 – 4 bilhões de espectadores • Fato social imperativo, influência hábitos e costumes da vida cotidiana dos homens • Ligação do mercado esportivo a indústria, movimenta mais de 120 bilhões de dólares ano • Espaço considerável aos eventos esportivos • Difusão pelos meios de comunicação • Seção de esportes é a mais lida

19 43% dos leitores escolhem jornais esportivos
• 57% na segunda feira – classe trabalhadora • FIFA e COI reúnem mais afiliados que a ONU • Crescimento da Ciência do Esporte • Subordina-se a sociedade e assim contribui para interpretar a realidade • O esporte é cultura de uma sociedade

20 ASPECTOS NEGATIVOS DO ESPORTE
Especialização precoce – desequilíbrios físicos e psicológicos • Sem filosofia cria bestas esplendidas e forma o homem • Exploração dos atletas • O esporte técnica e tática é excludente – poucas pessoas • A politização e comercialização – leva o espectador a excitação emocional e ao fanatismo • Dopping

21 Fraudes • Corrupção • Uso eleitoral • Violência • Racismo

22 ASPECTOS POSITIVOS NO ESPORTE
O esforço, a superação exigida treina o homem para a vida e aponta o caminho para a autonomia • Mantenedor de valores éticos • Efeitos sobre os centros nervosos, a circulação, a respiração e as reações emotivas • O espetáculo esportivo é o menos alienante • Democrático, pela igualdade de possibilidades e regras, supera as injustiças e desigualdades sociais por méritos

23 Desenvolvimento de valores e da moral
• Disciplina • Respeito • Solidariedade • Tolerância • Liberdade • Saúde • Geração de empregos • Conexão com outras áreas de atividade • Liberdade exercida é como na vida, ao subordinar o egocentrismo ao interesse grupal

24 Esporte Educação Processo educativo • Integração social
• Preparação para o exercício da cidadania • Desenvolvimento psicomotor • Desenvolvido na infância e adolescência • Aquisição de capacidades e competências • Realizado na escola e fora dela • Baseia-se nos princípios: participação, cooperação, co-educação, integração e responsabilidade

25 Podemos dizer que elaborar um conceito de esporte não é tarefa fácil, isto porque o termo esporte pode designar focos de interpretação que podem por sua vez sugerir definição contraditórias: aperfeiçoamento físico; - meio de socialização; - meio de desenvolver uma consciência coletiva; - meio de comunicação; - busca de prazer; - fim estético; - profissão;

26 O esporte deve ser vivenciado na escola de forma diversificada, propiciando um amplo conhecimento das suas modalidades, mesmo aquelas que não fazem parte do seu cotidiano. Inspirado por vários autores Montagner(1993), Prado(1995), Paes(1996), Tani(1998): “Compreende o esporte como um fenômeno humano presente há muito tempo e em diversos lugares, nas mais variadas culturas...”

27 Sinalizando para este entendimento temos a Carta Internacional de Educação Física e Esporte publicada pela Unesco em 1979, que no seu primeiro artigo coloca o esporte como direito a todos: “ Neste momento acabava a compreensão do fenômeno esportivo somente através do esporte de rendimento. O pressuposto do direito ao esporte aumentava a sua abrangência passando a compreender o esporte educacional , o esporte de participação ou lazer, o esporte dos deficientes, e o esporte da 3ª idade, além do esporte de rendimento.”

28 Com isso ampliou-se o campo de estudo e ação sobre o esporte, mais isso não implica numa garantia concreta de democratização. Entre as ações promovidas pela Unesco abrangendo o desenvolvimento internacional da Educação Física e do esporte pode-se destacar um grupo de atividades que visa preservar e proteger os valores éticos do esporte:

29 FAIR PLAY; DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DA PERSONALIDADE; AUTO-SUPERAÇÃO; SOLIDARIEDADE; ESPIRITO DE EQUIPE; LEALDADE; RESPEITO AS REGRAS ESTABELECIDAS E AO ADVERSÁRIO; CONTROLE DA AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA.

30 ESPORTE DE RENDIMENTO: Visa à competição;
Ocupa-se com o talento, portanto preocupa-se essencialmente com o potencial das pessoas; Modalidade específica. O ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: Respeita as características individuais, as expectativas e as aspirações das pessoas; Preocupa-se não apenas com o seu potencial, mas também com sua limitação; Visa à aprendizagem; Dar oportunidades de acesso a diferentes modalidades.

31 CONHECENDO O ESPORTE SABEREMOS COMO EXTRAIR DELE AS MELHORES ALTERNATIVAS PARA APRENDERMOS A JOGAR COMO SERES HUMANOS CO-RESPONSÁVEIS PELA INTEGRIDADE UNS DOS OUTROS E REALIZARMOS NOSSO PAPEL PARA O BEM-ESTAR COMUM.

32 O EDUCADOR DO ESPORTE Os educadores devem entregar-se totalmente e certamente é difícil educar através do esporte de competição em uma sociedade materialista, para tanto é fundamental resgatar sempre os valores éticos e morais do educando. Temos três princípios de ação cultural e educacional que devem orientar o esporte: 1º O atleta cidadão; 2º O resgate do lúdico; 3º Esporte para todos.

33 Para FREIRE (1998) a Pedagogia do esporte se faz através de uma relação dinâmica e interdependente, estabelecida sobre quatro dimensões principais: ENSINAR ESPORTE A TODOS; ENSINAR ESPORTE BEM A TODOS; ENSINAR MAIS QUE ESPORTE A TODOS; ENSINAR A GOSTAR DE ESPORTE.

34 “O Educador é que deve dar ao esporte as suas regras morais”
Coubertin (Pédagogie Sportive)


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