A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso
Violência Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso

2 A VIOLÊNCIA, SEJA QUAL FOR A MANEIRA COMO ELA SE MANIFESTA, É SEMPRE UMA DERROTA. J. P. Sartre

3 O que é VIOLÊNCIA ???

4 Violência é: Uso INTENCIONAL da FORÇA física e do PODER real ou em ameaça CONTRA si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. (OMS)

5 A Organização Mundial da Saúde classifica a violência nas seguintes categorias:
- violência contra si mesmo (Intrapessoal); - violência interpessoal; - violência coletiva; - violência institucional.

6 Envolve o suicídio e o comportamento autodestrutivo
1 - A violência contra si. Envolve o suicídio e o comportamento autodestrutivo

7 familiar e íntima: maus tratos a crianças, parceiros, idosos. - comunitária: violência entre indivíduos sem laços de parentesco (estupro, agressão, violência gratuita, na escola, trabalho, prisões etc.)

8 3 - A violência coletiva. É a violência que envolve pessoas que se identificam como membros de um grupo contra outro para atingir fins políticos, econômicos ou sociais, conflitos armados entre estados, genocídio, crime organizado, terrorismo, gangues.

9 A violência coletiva. Nesta dimensão podemos incluir as novas definições de violências como. A violência da incivilidades: caracterizam-se pelas micro violências, humilhações, falta de respeito

10 Violência: Impõem-se o medo para manter o controle.
Lei de George W. Bush

11 A violência institucional.
Instituição família, escola, igreja e do poder publico: governo, judiciário, legislativo e somos envolvidos no dia-a-dia. A violência que mais debatemos é a física como se ela não tivesse causas e fossem isoladas desta outras violências, das institucionalizadas

12 A indústria do medo. A sociedade em que vivemos não tem como fundamento principal a pessoa humana, mas sim o econômico, de modo que tudo deve contribuir para o lucro. Assim, a busca do lucro se faz presente diante de todas as situações como uma grande força devoradora que submete tudo a si. Cf. MARCUSE, H. Erros e civilização.

13 Tipos de violência Violência física. implica em atuação sobre uma realidade corpórea. Diante dela, a reação da sociedade é quase sempre contrária, chegando a causar diversos tipos de mobilização.

14 Tipos de violência Exclusão social e violência
- A falta dos recursos básicos para uma vida digna e, até mesmo, para a sobrevivência física das pessoas. - A exclusão social é uma das principais causas de violência no nosso país

15 1. Violência estrutural Também chamada violência branca. O Agressor não é identificado imediatamente e, as vezes, a própria vítima não percebe a violência a que está submetida. Ex. desemprego, exclusão, prostituição, trabalho infantil, injustiças sociais.

16 2. Violência passiva Ocorre quando deixamos de agir para evitar sofrimentos ou salvar vidas. Ex. Se o motorista que provoca um acidente de trânsito alega não ter causado danos voluntariamente, mesmo assim convém saber se não houve descuido ou imprudência da parte dele.

17 3. Violência Simbólica Resulta da força de natureza psicológica que atua sobre a consciência, exigindo a adesão irrefletida, só aparentemente voluntária. Ou seja, quando tentamos persuadir alguém a mudar de idéia pelo convencimento do outro.(impor valores, doutrinar, manipulação ideológica seja politica ou religiosa, que obriga a adesão sem criticas.

18 4. Violência Física Atos praticados por terceiros e/ ou familiares que violem a integridade física de crianças e adolescentes (art.17 ECA): agressão com tapas, objetos contundentes, espancamentos, queimaduras, fraturas, cortes ou qualquer outra ação que provoquem dor ou lesões corporais e ainda tortura e supressão da alimentação com caráter punitivo.

19 5. Violência Sexual São atos que violam a integridade fisica, moral ou psicológica da criança ou do adolescente, com finalidade sexual (art 17 ECA), definidas como sedução, abuso sexual extra e intrafamiliar, estupro e aliciamento para prostituição. Abuso sexual entendidos como: a) atentado violento ao pudor, b) Corrupção de Menores

20 6. Violência Psicológica
Também designada como tortura psicológica. Ocorre quando o adulto (ou pessoa mais velha) constantemente deprecia a criança ou adolescente, bloqueia seus esforços de auto-aceitação, interfere de maneira negativa no seu desenvolvimento, causando-lhe grande sofrimento mental. É importante ressaltar que essa atitude pode se expressar sobre a forma de ação ou omissão. Ameaças de abandono e/ou confinamento também podem representar formas de sofrimento psicológico

21 O QUE É BULLYING ???

22 Bullying: Atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.

23 Característica dos Bullies: 1) Agressivo e negativo 2) Atitudes repetidas 3) Desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas

24 Tipos de Bullying: 1) Direto: comum entre os agressores masculinos
Tipos de Bullying: 1) Direto: comum entre os agressores masculinos. 2) Indireto ou agressão social: mais comum entre agressores do sexo feminino e crianças pequenas. Força a vítima ao isolamento social.

25 Este isolamento é obtido através de: - Espalhar fofocas; - Recusa em se socializar com a vítima; - Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima; - Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (etnia, religião, incapacidades);

26 O Bullying pode ocorrer: - Nas escolas; - Nas universidades; - No local de trabalho; - Na vizinhança; - Entre países.

27 O Bullying: Caracteriza-se por uma estrutura de poder entre o agressor e a vítima.

28 O BULLYING NÃO ENVOLVE NECESSARIAMENTE CRIMINALIDADE OU VIOLÊNCIA FÍSICA. FREQÜENTEMENTE FUNCIONA ATRAVÉS DE ABUSO PSICOLÓGICO OU VERBAL.

29 Efeitos do Bullying: - Depressão; - Stress; - Tornar-se também um agressor; - Ansiedade; - Problemas gástricos; - Dores não especificadas; - Medo de expressar emoções; - Problemas de relacionamento; - Abuso de drogas ou álcool; - Auto-mutilação; - Suicídio (bullycídio).

30 Efeitos em uma escola: - Níveis elevados de evasão escolar; - Alta rotatividade do quadro de pessoal; - Desrespeito pelos professores; - Alto nível de faltas por males menores; - Porte de arma por parte de crianças para proteção; - Ações judiciais contra a escola/família do agressor.


Carregar ppt "Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google