A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Pós-Graduação

2 A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição da CCP: 04/11/2008 Geofísica ▫Criado em 1975 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 31/05/1979 ▫Constituição da CCP: 07/11/2008 Meteorologia ▫Criado em 1975 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 03/10/1984 ▫Constituição da CCP: 07/11/2008 Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia ▫Criado em 2012 ▫Início de atividades em 2013 ▫Constituição da CCP: 1º semestre de 2013

3 A Pós-Graduação do IAG Entre 1974 e 2013, os três Programas acadêmicos formaram 1000 Mestres e Doutores 636 Mestres 364 Doutores ▫295 (DO) ▫69 (DD)

4

5 Número de Orientadores

6

7

8 A Pós-Graduação do IAG 226 (3) ME – 141 (2) DO – 47 DD – DO+DD = 188 – Total de Títulos = 414 (419)

9

10 A Pós-Graduação do IAG 154(3) ME – 72(4) DO – 14 DD – DO+DD =86 – Total de Títulos = 240(247)

11

12 A Pós-Graduação do IAG 256(4) ME – 82(3) DO – 8 DD – DO+DD = 90 – Total de Títulos = 346(353)

13 Questões apresentadas para o Projeto IAG 2020

14 Questões Administrativas Necessidade de apoio qualificado e perene ▫criação de vagas específicas para secretariar as CCPs; ▫Secretária(o) bi ou até mesmo multilíngue para trabalho dedicado à CRInt e a PG; ▫Aspecto facilitador para estabelecimento de convênios que visam a dupla titulação de alunos, estágios sanduiche no Brasil e Exterior, vinda de Professores Visitantes Estrangeiros, entre outros Investimento no aprimoramento contínuo do corpo docente e técnico-administrativo. ▫possibilidade de aprimoramento individual, através da realização de cursos e estágios ligados à atividade diária e também a outras que possibilitem o crescimento do grupo. Como exemplo, a realização de cursos de idiomas, gestão administrativa, Português (muito importante, em função das grandes deficiências observadas nos diversos setores administrativos do Instituto), comunicação visual, etc.

15 Questões Administrativas Aproveitamento de oportunidades oferecidas em outros institutos (curso de redação científica) Necessidade de buscar novas contratações (funcionários e docentes), mas também de manter em constante aprimoramento as pessoas já engajadas em nossas atividades.

16 Questões de Infraestrutura espaços para aulas e realização de eventos; ▫Nossas salas são inadequadas; ▫Criação de um espaço para realização de eventos (alternativa: cobertura da área de estacionamento) espaços de convivência para alunos, docentes e funcionários ▫Permite a integração entre todos equipamentos necessários para melhor atendimento aos programas e outros setores importantes do Instituto. ▫Equipamentos de vídeo e fone conferência modernos ▫Equipamentos para melhor funcionamento do Serviço de Pós Destinação de recursos orçamentários para a Pós-Graduação ▫Também temos despesas importantes

17 Captação de alunos Aumento da visibilidade dos programas Melhores condições de divulgação de nossas atividades Temos boa visibilidade na AS/AL, mas é preciso expandir essa visibilidade para outros continentes Em geral, grande necessidade de melhoria ou reestruturação da Página da PG (pessoal dedicado)

18 Número de Alunos

19 Número de Alunos Estrangeiros

20

21 Captação de alunos Melhores procedimentos de divulgação de nossos Programas no Exterior ▫Criação de material institucional de divulgação Programas de recepção e apoio à instalação de pesquisadores e estudantes oriundos de outras cidades ou estados e do exterior, devem ser criados e cada vez mais vem se tornando indispensáveis. ▫Centro de recepção de visitantes na EACH

22 Atividades de integração estimular a integração entre os programas: programa conjunto interdisciplinar- Estudos da Terra e do Universo? promover maior apoio ao Simpósio da PG entre docentes e alunos Criação de outros eventos (organizados pelo corpo discente) Aumentar o número de coorientações entre os programas

23 Tópicos constantes do Projeto IAG2020 aumentar a internacionalização: promover a vinda de mais professores visitantes implementar programas stricto sensu similares ao recém implantado pela Astronomia: Ciências Atmosféricas em Santos? incentivar maior participação de docentes e alunos nos editais da PRPG estimular a publicação pelos alunos, inclusive via premiação

24 Tópicos constantes do Projeto IAG2020 estimular a participação de alunos em eventos nacionais e internacionais estimular doutorados sanduíches e duplas titulações

25 Tópicos constantes do Projeto IAG2020

26 diminuir o tempo de titulação promover ações permanentes para melhorar ou manter a nota CAPES ▫Organizar nossas atividades para que isso seja apenas uma consequência de nossa excelência estimular o aprendizado da língua inglesa ▫Permitir o estabelecimento de um ambiente internacional

27 Necessidades Gerais e oportunidades Apoio à publicações (editoração, tradução, financiamento); Atualização das assinaturas eletrônicas. Algumas revistas importantes não podem ser acessadas; eliminar a obrigatoriedade do uso da língua portuguesa no âmbito acadêmico (disciplinas, documentos, etc); Editais da PRPG específicos para permitir ações de internacionalização; Em algumas áreas é fundamental a interação com o setor produtivo para identificar possibilidades de atuação mais efetiva da Pós-Graduação (formação visando problemas específicos ou disciplinas dedicadas às atividades das empresas) Buscar financiamento alternativo para a PG...

28 Obrigado


Carregar ppt "Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google