A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ZEND Framework Alexsander Muraro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ZEND Framework Alexsander Muraro."— Transcrição da apresentação:

1 ZEND Framework Alexsander Muraro

2 FRAMEWORK O que é? Um framework nada mais é do que uma arquitetura “padrão” que fornece várias ferramentas comuns a todo tipo de projeto; Utilizam os mais variados tipos de padrões de projeto para proporcionar um ambiente de desenvolvimento extremamente produtivo.

3 FRAMEWORK VANTAGENS Padronização de processos.
Uso constante das boas práticas de desenvolvimento. Enorme gama de recursos disponiveis. Re-uso de código. Flexibilidade e Extensibilidade dos projetos. Fácil manutenção. Produtividade.

4 Framework X Biblioteca de Classes
Bibliotecas: Bibliotecas são apenas bibliotecas, fornecem vários recursos independentes que as vezes fica dificil interagirem entre si. Framework: Além de fornecer vários recursos como biblioteca, proporciona todo um ambiente padronizado, que, uma vez seguido de acordo, fica sendo extremamente produtivo com o reutilização de muitos trechos de código.

5 Introdução ao Zend Framework
O que é? Framework open-source para desenvolvimento orientado a objeto escrito em PHP 5. Mantido pela Zend Technologic Inc. Usa a arquitetura Model-View Controller (MVC). Isto é usado para separar as diferentes partes de sua aplicação para tornar o desenvolvimento e manutenção mais fácil.

6 Padrão MVC MODEL VIEW CONTROLLER
É a parte que se preocupa com os dados específicos a serem mostrados. Dessa forma, model é geralmente relacionado com a lógica de negócios de uma aplicação e administra o carregamento e o salvamento de dados em um banco de dados, web services, feeds, etc. VIEW É a parte responsável pela visualização do que é mostrado para o usuário. Ex:. html, javascript, css. CONTROLLER Gerencia o ambiente da requisição, isto é determina o que irá ser o fluxo entre o view e o model para garantir que as informações corretas sejam mostradas na página.

7 FLUXO MVC BANCO DE DADOS; FEED; Gerenciador do fluxo da aplicação.
Controller Model View HTML CSS JAVASCRIPT Gerenciador do fluxo da aplicação. BANCO DE DADOS; FEED; WEBSERVICES;

8 ZEND TOOL A Zend Tool: É uma ferramenta para criação de controllers, views, models, projetos entre outros recursos do ZF via linha de comando. Então o primeiro passo para podermos utilizar a Zend Tool é baixar o pacote do Zend Framework no site (disponível na pasta programas na desktop)

9 ZEND TOOL Instalação Primeiramente devemos verificar se o comando php está disponível no nas variáveis de ambiente no windows. Iniciar; Meu computador; Clique direito e vá em propriedades. Na guia ‘Avançado’, vá em Variáveis do Ambiente/Sistema; Em Variáveis do Sistema, procure a PATH; Clique para editá; E adicione no final a caminho do php.exe ;C:\xampp\php Clique em ok, nas vezes em que aparecer;

10 ZEND TOOL Instalação

11 ZEND TOOL Instalação Agora iremos fazer o mesmo procedimento anterior. Porém antes vamos descompactar a bibiloteca da Zend Framework na área de trabalho pasta programas. Após decompactar na pasta (C:\Program Files\); Renomearemos para Zend Framework; Em Variáveis do Sistema, procure a PATH; Clique para editá-la; E adicione no final a caminho do zf.bin ;C:\Program Files\Zend Framework\bin Clique em ok, nas vezes em que aparecer;

12 ZEND TOOL Instalação

13 ZEND TOOL Instalação Para testarmos a zend tools:
Agora reinicie o windows. Para testarmos a zend tools: Com a tecla windows + r; Digite cmd No console digite: zf show version, tecla enter;

14 ZEND TOOL Instalação

15 ZEND TOOL Criando um projeto via ZEND TOOL
No console do windows digite: zf create project "C:\Documents and Settings\developer\Desktop\projeto“ Note que foi criada uma pasta projeto na desktop;

16 ZEND TOOL Criando um projeto via ZEND TOOL

17 ZEND TOOL Criando um projeto via ZEND TOOL

18 INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS
Essa integração é bastante interessante. Pois o netbeans possui um console extremamente eficaz. Autocompleta os comandos; Mostra os parâmetros de cada comando; Aumenta consideravelmente a produtividade na utilização da IDE Netbeans.

19 CONFIGURAR VIRTUALHOST NO APACHE
Para deixarmos a nossa aplicação mais segura devemos criar um virtualhost. Demonstração Arquivo: C:\xampp\apache\conf\extra\ httpd-vhosts.conf Reinicie o apache. Abra o arquivo host na pasta: C:\WINDOWS\system32\drivers\etc Adicione a seguinte linha: zend.localhost

20 INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS
httpd-vhosts.conf Essa configuração veremos na prática mais adiante.

21 INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS
INSTALAÇÃO É bastante simples, em poucos passos é possível fazer a instalação. Abra o NETBEANS; Vá em Tools(Ferramentas) > Options(Opções); Clique em PHP; Na aba Zend, tem a input Zend script; Vá em Browse e procure a pasta bin onde foi descompactada o Zend Framework, pois ela contém o zf.bat. Note que no nosso exemplo, como já fizemos isso para utilização no console, já aparece o caminho correto do nosso zf.bat. Clique em Register Provider, e depois em OK.

22 INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS
INSTALAÇÃO

23 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
NOVO PROJETO Iniciando a parte prática do mini curso, iremos agora criar um novo projeto. O projeto consistirá em uma agenda de contatos; Vá em file(arquivo) > New Project(novo projeto); Na categories(categorias), selecione PHP Application; Clique em next; Em Project Name(Nome do projeto) digite: zend Em source files(código fonte) digite o seguinte caminho C:\xampp\htdocs\zend Caminho que o apache utiliza para disponibilizar as aplicações web; Pasta zend para o nosso sistema de contatos; Clique em Next >.

24 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
NOVO PROJETO

25 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
NOVO PROJETO Continuação; Em Run Configuration(Executar Configuração); Run As(Executar como) selecione Local Web Site; Project URL digite; (VirtualHost) Clique em Next >;

26 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
NOVO PROJETO

27 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
NOVO PROJETO Continuação; Em PHP Frameworks(Estrutura PHP); Selecione o check box: Zend PHP Web Framework; Clique em Finish(Finalizar); Pronto está criado o nosso projeto.

28 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
NOVO PROJETO

29 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
NOVO PROJETO

30 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
ZEND TOOL Agora vamos utilizar o console no NETBEANS; Na guia Projects(Projetos) Clique com o botão direito > Zend > Run Command... Isso irá abrir o console do zend tool no NETBEANS.

31 CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS
ZEND TOOL

32 VISUALIZANDO O PROJETO
Acesse:


Carregar ppt "ZEND Framework Alexsander Muraro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google