A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura de Software Projetos de Interface

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura de Software Projetos de Interface"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura de Software Projetos de Interface
Prof. Horácio

2 O que é Arquitetura de Software?
A arquitetura de software é descrição abstrata, na forma de modelos, de diferentes visões do sistema em termos de unidade (partes) que interagem entre si. Arquitetura não é uma fase do desenvolvimento, mas o resultado das decisões de design sobre a estrutura e o comportamento do software. Mesmo que esta atividades não tenha sido deliberadamente realizada, vale ressaltar que:

3 O que é Arquitetura de Software?
Todo software tem uma arquitetura A arquitetura pode ser analisada por diferentes pontos de vista (visões arquiteturais) A arquitetura deve dar suporte à funcionalidade do sistema (requisitos funcionais) e deve estar em conformidade com a qualidade (requisitos não-funcionais).

4 O que é Arquitetura de Software?
O design arquitetural é o processo de tomar as decisões que visa definir estrutura e comportamento para atender aos requisitos funcionais e não-funcionais. Um bom arquiteto deve conhecer diferentes modelos e estilos de arquitetura e saber aplica-los de forma a atender aos requisitos.

5 O que é Arquitetura de Software?
Um dos princípios básicos para organização da estrutura e comportamento é manter uma alta coesão e um baixo acoplamento entre as unidades, como ilustrado na figura abaixo. Uma unidade com alta coesão mantém unidades dependentes entre si agrupadas em uma unidade maior. Isto implica que unidades dependentes e com alto grau de comunicação e dependência entre si estejam localizadas numa mesma unidade mais abstrata. Os benefícios deste princípio são:

6 O que é Arquitetura de Software?
Facilitar a manutenção e modificação de uma determinada unidade. Permitir a substituição de unidade por outra. Diminuir a comunicação entre as unidades mais abstratas, o que pode significar um baixo tráfego na rede. Baixa Coesão Alto Acoplamento VS Alta Coesão Baixo Acoplamento

7 O que é Arquitetura de Software?
As unidades (ou partes) que formam podem variar dependendo da visão utilizada. Por exemplo, numa visão de execução, as partes podem ser vistas como componentes e conectores. Os componentes podem ser partes que estão em execução como processos ou threads e os conectores os mecanismos de comunicação entre estes processos. Exemplos de conectores são memória compartilhada ou pipes entre processos do Unix/Linux.

8 O que é Arquitetura de Software?
Numa visão de implementação ou de código, as unidades podem ser módulos que oferecem serviços a outros módulos. Estes módulos devem estar ligados entre si através de interfaces bem definidas (API) e organizados de acordo com os serviços. É muito comum termos APIs organizadas em camadas, como nas interfaces de usuário gráficas (GUI).


Carregar ppt "Arquitetura de Software Projetos de Interface"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google