A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULOS COMPLEMENTARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULOS COMPLEMENTARES"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULOS COMPLEMENTARES
- Metodologia da Pesquisa Científica - Profa. Msc. Cinthya Nunes V. da Silva

2 Aula 2 - Definição do tema e elaboração do projeto de pesquisa
Etapas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa 1. A escolha do tema: Esse primeiro passo é, em grande parte, o determinante maior da pesquisa. Como escolher o tema?

3 Projeto de pesquisa Tema: Sobre o que você gosta No que você acredita
Que seja viável Cujo material lhe seja acessível O que você tenha facilidade O que tenha relevância – Obs. Dica – consulte periódicos recentes e vá eliminado o que não gosta, o que não sabe, etc..

4 Componentes 1. CAPA A) nome da IES e do Curso
B) identificação da pesquisa – monografia, dissertação, tese; C) Título da pesquisa D) nome do autor E) nome do orientador, com titulação F) local e ano

5 Componentes 2. SUMÁRIO - não é item obrigatório, apenas recomendável para projetos mais extensos 3. IDENTIFICAÇÃO Título provisório, autor, orientador e co-orientador, área de concentração, linha de pesquisa, duração (início e término) da pesquisa, IE de fomento – bolsas, IE conveniadas.

6 Componentes 4. TEMA O tema não deve ser muito amplo, muito abrangente, sob pena de tornar a pesquisa mais difícil. 5. DELIMITAÇÃO DO TEMA – dentro do tema geral, escolhido, RECORTAR um aspecto, um ponto a ser objeto da pesquisa.

7 COMPONETES 6. PROBLEMA - Qual o problema motivador da pesquisa?
Pode ser indicado com uma pergunta, uma questão, devendo ser claro e preciso. O resultado buscado pela pesquisa é a resposta ao problema proposto. A pesquisa, em relação ao problema, pode ser de CAUSA ou de EFEITO ou ambos. Também se pode apontar problemas secundários

8 COMPONENTES 7. HIPÓTESES E TESE
Possibilidades de resposta para o problema levantado. As hipóteses podem ser afirmativas ou negativas – não são definitivas Hipótese não é o problema!! Tese – doutorado – toda a pesquisa se desenvolve rumo à conclusão, para confirmar a tese, a partir das hipóteses traçadas.

9 COMPONENTES 8. VARIÁVEIS
São fatores que podem interferir no andamento e na própria realização da pesquisa e que devem ser levados em consideração Ex. tempo, mudanças legislativas, jurisprudência.

10 COMPONENTES 9. OBJETIVOS
A) geral – é a própria pesquisa, dentro do tema proposto. É a meta do trabalho. B) específicos – também não se confunde com o problema. É possível traçar-se um objetivo para cada seção primária do trabalho, por exemplo.

11 COMPONENTES 10. JUSTIFICATIVA
São as razões da pesquisa, a sua importância, a sua pertinência, a sua utilidade. 11.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA marco teórico – autor ou teoria de base

12 COMPONENTES “A revisão bibliográfica é apresentada sob a forma de um texto composto do desenvolvimento das idéias essenciais para a compreensão da sua pesquisa e que representam as contribuições que você optou por incluir como referencias para todo o seu trabalho” (MEZZABORA, Orides;MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manunal de Metodologia da Pesquisa no Direito. 3. ed. rev.São Paulo: Saraiva, 2006, p.158)

13 COMPONENTES 12. METODOLOGIA Indicação do método de pesquisa utilizado
(dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, sistêmico e métodos auxiliares, se for o caso) Indicação dos procedimentos instrumentais: material bibliográfico, jurisprudência, estatísticas, entrevistas, análise de caso, etc..

14 COMPONENTES 13. ESTRUTURA DO RESULTADO DA PESQUISA
Ainda que de forma provisória, deve-se apresentar a introdução, as seções primárias (capítulos), a conclusão e as referências bibliográficas Seções primárias – título e sinopse Obs. Em média – 3 a 4 seções primárias

15 COMPONENTES 14. CRONOGRAMA
Deve prever o tempo necessário para cada o desenvolvimento de cada etapa, como pesquisa, fichamentos, redação, revisão, correção, formatação. Pode ser apresentado sob a forma de um gráfico

16 COMPONENTES 15. ORÇAMENTO
Apenas nos casos em que houver órgãos de fomento, como FUNADESP, FAPESP, CNPQ, etc... Pode ser elabora em forma de tabela, com receitas e despesas.

17 COMPONENTES 16. GLOSSÁRIO
Usado para caso em que se utilize de termos dúbios. Se for necessário, deixe claro o sentido do termo, de acordo com os referencias adotados no trabalho

18 COMPONENTES 17. REFERÊNCIAS PRELIMINARES
Ou provisórias ou principais – devem ser sobre as obras já pesquisadas. Pode-se ainda fazer uma outra lista de obras que ainda não se tenha consultado, mas que já se saiba importantes e relevantes para a pesquisa.

19 COMPONENTES 18. APÊNDICE E ANEXOS
Não obrigatórios – podem ser apensados questionários, formulários ou anexados julgados, legislação, etc.

20 MÉTODOS DE PESQUISA 1. MÉTODO INDUTIVO
- A partir do raciocínio indutivo, busca-se conclusões mais amplas do que o conteúdo estabelecido pelas premissas estabelecidas Ex. Se o prefeito de Bolinhas da Serra é corrupto, logo todos os demais também são!

21 MÉTODOS DE PESQUISA 2. MÉTODO DEDUTIVO
Através desse método, parte-se de argumentos gerais para argumentos particulares. Fundamenta-se em um silogismo: Premissa maior- Os animais são irracionais Premissa menor - O gato é uma animal Conclusão Logo, o gato é irracional.

22 MÉTODOS DE PESQUISA 3. MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
É um método que abrange características dos dois anteriores Elaboradas hipóteses viáveis que serão sustentas durante a verificação científica, podendo ou não ser comprovadas. - verifica-se o problema, formula-se hipóteses de solução, realiza-se processo de falseamento de tais hipóteses, na tentativa de refutá-las. Se não o forem, estão comprovadas provisoriamente.

23 MÉTODOS DE PESQUISA 4. MÉTODO DIALÉTICO
O pesquisador deve delimitar o objeto e identificá-los. O objeto deve ser analisado em todos seus aspectos e, por fim, deve-se fazer uma análise concreta dos aspectos essenciais do objeto: forma, conteúdo, fundamento, realidade, consituição, história e evolução.

24 MÉTODOS DE PESQUISA 5. MÉTODO SISTÊMICO
Conjunto de elementos inter-relacionados, cuja interação é ordenada. MÉTODOS AUXILIARES – Experimental, estatístico, histórico e comparativo.


Carregar ppt "MÓDULOS COMPLEMENTARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google