Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Cultura Organizacional
Uma forte cultura oferece : compreensão clara da maneira como as coisas são feitas. estabilidade à organização. influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros. Profª Denise Ferreira
2
Institucionalização Quando uma organização assume uma vida própria, independente de seus fundadores ou qualquer de seus membros, ela adquire a imortalidade. Profª Denise Ferreira
3
A institucionalização opera para produzir uma compreensão comum, entre os membros da organização sobre o que é o comportamento apropriado. Partindo desta noção é que se compreende a cultura organizacional. Profª Denise Ferreira
4
Definição De Cultura É uma percepção comum compartilhada pelos membros de uma organização e que a difere uma da outra. Conjunto de características chaves que a organização valoriza. Profª Denise Ferreira
5
Características da cultura
Existem sete características básicas, que em seu conjunto capturam a essência da cultura de uma organização. Profª Denise Ferreira
6
As sete características são:
Orientação para as pessoas – O grau em que as decisões levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. Profª Denise Ferreira
7
Inovação e assunção de riscos – O grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores e assumirem riscos. Profª Denise Ferreira
8
Atenção aos detalhes O grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. Profª Denise Ferreira
9
Orientação para os resultados - O grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para o alcance deles. Profª Denise Ferreira
10
Orientação para equipe – O grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em termos de equipes do que de indivíduos. Profª Denise Ferreira
11
Agressividade – O grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas. Profª Denise Ferreira
12
7. Estabilidade – O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento. Profª Denise Ferreira
13
Diferenças entre: A cultura organizacional como os funcionários percebem as características de cultura da empresa e não o fato de gostarem ou não dela. Satisfação com o trabalho – mede a resposta afetiva ao ambiente de trabalho. Cultura organizacional é descritivo enquanto satisfação com o trabalho é avaliatório. Profª Denise Ferreira
14
Subculturas e Cultura Dominante
A maioria das organizações possui uma cultura dominante e diversos nichos de subculturas. Cultura dominante – Expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Subculturas – Mini culturas dentro da organização, definidas por designações de departamento e separação geográfica. Valores Essenciais – Os valores básicos ou dominantes compartilhados por toda a organização. Profª Denise Ferreira
15
Culturas Fortes Versus Culturas Fracas
As culturas fortes têm um impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão relacionados com a redução da rotatividade. Profª Denise Ferreira
16
Quanto mais os membros aceitarem os valores essenciais e quanto maior o seu comprometimento, mais forte será a cultura. Essa unanimidade de propósitos gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional. Profª Denise Ferreira
17
Cultura versus Formalização
Uma Cultura forte funciona como um substituto da formalização. Uma alta formalização gera previsibilidade, ordem e consistência.Uma cultura organizacional forte pode fazer o mesmo, sem a necessidade de documentação escrita. Profª Denise Ferreira
18
Cultura organizacional forte e formalização, dois caminhos diversos que chegam no mesmo fim.
Profª Denise Ferreira
19
Cultura Organizacional Versus Cultura Nacional
A cultura do País tem um impacto maior sobre os funcionários do que a cultura organizacional. Os funcionários da IBM em Munique, são mais influenciados pela cultura alemã do que pela cultura organizacional da IBM. Profª Denise Ferreira
20
O Que Fazem as Culturas Cria distinções entre às Organizações.
Senso de identidade nos membros da Org. Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais. Estimula a estabilidade do sistema social. Mecanismo de controle que orienta e dá forma ao comportamento dos funcionários. Profª Denise Ferreira
21
A Cultura é. Sutil, intangível, implícita e sempre presente.
Conjunto básico de premissas, convicções e regras implícitas que governam o comportamento no dia-a-dia do trabalho. Profª Denise Ferreira
22
A medida que as organizações expandiram a amplitude de controle, “achataram” a estrutura, introduziram o trabalho em equipe, reduziram a formalização e deram mais autonomia aos funcionários, os valores compartilhados, asseguraram que todas as pessoas fossem na mesma direção. Profª Denise Ferreira
23
Aspectos Disfuncionais da Cultura.
Barreiras às Mudanças – quando o ambiente passa por rápidas mudanças, uma cultura arraigada pode não ser mais adequada. Barreiras à Diversidade –Funcionários que não sejam parecidos com a maioria por causa da raça, sexo, deficiências e outras diferenças, cria um paradoxo. Barreiras às fusões – Só se as culturas forem compatíveis. Profª Denise Ferreira
24
Criação e Manutenção da Cultura.
Os fundadores de uma empresa são responsáveis pelo principal impacto sobre a cultura inicial dessa organização. O comportamento dos fundadores age como um modelo, encorajando os funcionários a se identificarem com eles, introjetendo seus valores. Profª Denise Ferreira
25
Mantendo a Cultura Viva.
Três forças tem um papel importante: Seleção, os Dirigentes e a Socialização. Seleção - Identificar e contratar indivíduos que tenham o conhecimento, as habilidades e as capacidades necessárias para o desempenho bem-sucedido das atividades dentro da organização e que possuam valores consistentes com os da organização. Profª Denise Ferreira
26
2. Os Dirigentes – As ações dos dirigentes têm um grande impacto sobre a cultura da organização.
Maneira de se comportar, normas como, quais riscos devem ser assumidos, quanta liberdade deve ser concedida aos funcionários, forma de se vestir, ações que podem reverter em recompensas etc... Profª Denise Ferreira
27
3. Socialização – É o processo que adapta os funcionários à cultura organizacional.
Pode ser conceituada como um processo formado de três estágios: pré-chegada, encontro e metamorfose. Profª Denise Ferreira
28
Pré-chegada – Se refere a todo aprendizado ocorrido antes que o novo membro se junte à organização.
O Encontro – o novo funcionário vê o que a empresa é de verdade, e confronta a possibilidade de que as expectativas e a realidade possam divergir. A metamorfose – O funcionário muda e se ajusta às tarefas, ao grupo de trabalho e a organização. Profª Denise Ferreira
29
Processo de Socialização
Resultados Produtividade Pré-chegada Encontro Metamorfose Comporta- mento Rotativi – dade Profª Denise Ferreira
30
Como se Formam as Culturas Organizacionais
Dirigentes Socialização Filosofia dos fundadores da organização Cultura organiza-cional Critérios de seleção Profª Denise Ferreira
31
Como os funcionários aprendem cultura.
A cultura é transmitida de diversas maneiras: histórias, rituais e linguagem. Histórias – Referem-se a eventos ocorridos com fundadores de empresas, quebras de regras, enormes sucessos etc...As histórias normalmente se desenvolvem espontaneamente. Profª Denise Ferreira
32
Rituais São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização, quais objetivos são mais importantes, quais pessoas são importantes e quais são dispensáveis. Ex: efetivação, premiação anual e outros. Profª Denise Ferreira
33
Símbolos Materiais O espaço físico da empresa, o tipo de carro disponível para executivos, ou a forma como eles fazem suas viagens aéreas são apenas alguns exemplos de símbolos materiais. Esses símbolos sinalizam quem é importante, qual o grau de igualdade almejada pelos dirigentes, e os tipos de comportamentos apropriados. Profª Denise Ferreira
34
Linguagem As organizações, com o passar do tempo, costumam desenvolver termos próprios para descrever equipamentos, escritórios, pessoas-chave, fornecedores, clientes ou produtos relacionados com o seu negócio. Muitas organizações utilizam a linguagem como forma de identificação dos membros de sua cultura ou sub-cultura. Profª Denise Ferreira
35
Pessoas E Culturas Existem duas dimensões por trás da cultura organizacional. Sociabilidade – relacionamento amigável e carinhoso, favores sem esperar troca. Solidariedade – Medida de orientação para a tarefa. Abrem mão de seus vieses pessoais pelos interesses e objetivos comuns. Profª Denise Ferreira
36
Tipologia De Quatro Culturas
As dimensões - Sociabilidade e Solidariedade criam quatro tipos distintos de cultura. Elevada Trabalho em rede Comunidade sociabilidade Baixa Fragmentada Mercenária Baixa Elevada Solidariedade Profª Denise Ferreira
37
Cultura De Trabalho Em Rede
Elevada sociabilidade, baixa solidariedade. Carinho entre os colegas, troca de informações aberta, ajuda mútua. Aspectos Negativos: O foco na amizade – tolerância com o desempenho fraco e criação de panelas e políticas. Profª Denise Ferreira
38
Cultura Mercenária Foco nos Objetivos - baixa sociabilidade, elevada solidariedade pessoas determinadas e focadas ferozmente nos objetivos e nas metas, fixação na realização rápida das coisas. destruir o inimigo. Aspecto negativo – tratamento quase desumano das pessoas quando o desempenho é fraco. Profª Denise Ferreira
39
Cultura Fragmentada Baixa sociabilidade, baixa solidariedade
Constituídas por individualistas. Pouca ou quase nenhuma identificação com a organização. Funcionários julgados pela produtividade e a qualidade de seu trabalho. Aspecto negativo – extremamente crítica e quase nenhum coleguismo. Profª Denise Ferreira
40
Cultura De Comunidade Valoriza tanto a caramadagem quanto o desempenho. As pessoas tem sensação de familiaridade. Foco implacável em cima dos objetivos. Líderes costumam ser carismáticos e inspiradores. Aspecto negativo – Consome totalmente a vida das pessoas – clima de trabalho quase “religioso”. Profª Denise Ferreira
41
Tarefas Identifique um conjunto de características que descreva a cultura da empresa em que trabalha um de seus colegas. Compare a personalidade individual com a cultura organizacional. Em que elas são semelhantes? Em que são diferentes ? Profª Denise Ferreira
42
Por que as organizações usam jargões?
3. Cite quatro exemplos de jargões, referências e símbolos culturamente específicos que tenha encontrado em sites de empresas nacionais na Internet. A partir destes exemplos, responda as seguintes perguntas: Por que as organizações usam jargões? Como elas podem ajudar os funcionários aprender a cultura de suas organizações? Profª Denise Ferreira
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.