A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física"— Transcrição da apresentação:

1

2 CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física . . .

3 O EQUILÍBRIO DA VIDA

4 Matéria ou energia?

5 Prazer, átomo! Composição da matéria
Demócrito e Leucipo, usando só a cabeça, concluíram algo... Prazer, átomo!

6 A matéria tem energia ENERGIA

7 Transformação física: quando a energia dá um beijo!!!

8 Transformação química: quando a energia dá um soco!!
HCl + NaOH  NaCl + H2O SAL DE COZINHA Obs: transformação = fenômeno. Energia pode ser emitida ou absorvida pelo material que se transforma!

9 Por que as reações acontecem?
Simples assim: TUDO NA TERRA BUSCA O... ...

10 Em biologia, a busca do equilíbrio se chama HOMEOSTASE
Homeostase é a propriedade de sistemas abertos (corpo) de regular o ambiente interno para manter uma condição estável (Portanto trata-se de um equilíbrio dinâmico)

11 Homeostase no corpo humano
A capacidade de sustentar a vida dos fluidos do corpo humano é afetada por todo um conjunto de fatores, como a temperatura, salinidade, o pH, ou as concentrações de nutrientes, como a glicose, vários íons, oxigênio, e resíduos, como o dióxido de carbono e ureia. Dado que estes fatores afetam as reações químicas que mantêm o corpo vivo, este inclui mecanismos fisiológicos para os manter dentro dos limites desejáveis.

12 Regulação térmica (física):
Os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa.

13 O suor esfria o corpo por evaporação.
As moléculas de água do suor absorvem energia (calor do corpo) para passar do estado líquido para o gasoso (vapor). Trata-se de um processo físico endotérmico (que absorve energia para acontecer), não de uma reação química, pois as moléculas de água mantêm-se integras, apenas em outro estado.

14 Regulação química: O pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas libera o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas libera o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.

15 Mas será que ela consegue???
Resposta: De uma forma aparentemente “estranha” consegue... Será????

16 Diz o ditado que a VIDA é uma eterna BUSCA...
A natureza, de fato, busca o equilíbrio Porém, esse equilíbrio é dinâmico Ou seja, para que um organismo esteja equilibrado, é necessário que processos não vistos como equilibrados ocorram...

17 Um exemplo bem legal Para estarmos vivos precisamos de um batendo,
respirando e para tudo isso funcionar, precisamos de um Que coordene tudo para que nada funcione mal ou fora do tempo.

18 Mas, como ele funciona? Resposta: Através de um DESEQUILÍBRIO ELÉTRICO

19 Mas e a química, cadê? Bem, ao conjunto de reações químicas em um ser vivo, damos o nome de METABOLISMO, dessas reações advém nossa ENERGIA e BIOMASSA, que nada mais é do que a MATÉRIA que constitui nosso corpo. O metabolismo é um complexo LEGO, onde moléculas montam-se e desmontam-se a todo o momento, elas estão a mercê de n fatores.

20 Tá, e?... Um desses fatores são as ENZIMAS (são, a maioria, proteínas especialistas em facilitar reações difíceis)... A tentência mais comum é a ocorrência de reações químicas que formem moléculas estáveis (mais equilibradas) e as enzimas ajudam a fazer o caminho contrário, ou seja, facilita a ocorrência de reações que formem moléculas menos estáveis, isso para alimentar processos que utilizem essas moléculas como fonte de energia, por exemplo. Difíceis?! Tipo o quê?

21 A transformação química de glicose em ác
A transformação química de glicose em ác. pirúvico consiste em um conjunto de reação químicas, como um todo essa transformação é improvável, pois o ác. Pirúvico é menos estável que a glicose. Essa transformação só ocorre mediada por enzimas. O ác. Pirúvico é muito importante para a produção de energia biológica.

22 POIS É... E A AULA TAMBÉM... TCHAU TCHAU...


Carregar ppt "CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google