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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Conceito.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2006 Apresentadora: Prof. Eugenia Mariano da Rocha Barichello Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  44% dos Docentes Permanentes possuem bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq.  55% dos Docentes Permanentes possuem Pós Doutorado  DP com Doutorado em diferentes Universidades  Incremento qualitativo da produção intelectual docente e discente no triênio (média de 50% de publicações conjuntas)  Incremento do aporte de outros recursos pelos docentes (Editais do CNPq, FAPERGS, SESU, CAPES, REUNI, Grupo RBS, Projeto Globo-Intercom, Obitel e UOL).  Integração de alunos de graduação e pós-graduação em atividades dos grupos de pesquisa.  Qualidade do processo de seleção do programa, constituído por prova teórica, análise de título e defesa do projeto de pesquisa.  Exigência de qualificação e bancas externas  Fluxo de 90% das dissertações defendidas em 24 meses.

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção docente predominantemente em periódicos Qualis B (Inexistência de Qualis A nacional na área)  Sobrecarga de encargos didáticos na graduação pelo reduzido quadro docente do Departamento de Ciências da Comunicação.  Infraestrutura laboratorial

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorid ade 1 a 5 Implementar no Programa um curso de Doutorado Obter conceito 4 na avaliação trienal da CAPES Comprometimento dos professores e alunos com produção intelectual qualificada. Alta exigência (auto-crítica) da Área que ainda não possui nenhum curso 6 1 Formular política de identificação e interação com pesquisadores brasileiros e estrangeiros que trabalham com temas vinculados às linhas de pesquisa do PPG Estabelecimento de convênios nacionais e internacionais que propiciem o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e o intercâmbio de docentes e discentes. Elevado encargo didático e administrativo dos docentes do programa. Depende de Editais de financiamento de agências de fomento. 2

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Incrementar as publicações dos docentes e discentes, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos Busca por verbas em editais internos e externos. Eventual redução de verbas e/ou editais internos de financiamento. Inexistência de publicações periódicas nacionais avaliadas como Qualis A1 e A2 na área de Comunicação. 3 Qualificar o corpo docente. Aperfeiçoar o plano de afastamentos para estágios pós- doutorais, pesquisas de curta duração e atividades como professor visitante. Não cumprimento da política interna de afastamento para estágios pós- doutorais e ações de qualificação. Substituição dos docentes afastados para qualificação. 4

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar o número de docentes contemplados com a bolsa de Produtividade Incentivo às publicações e aos grupos de pesquisa O alto encargo didático dos docentes na graduação e a sua inserção em atividades administrativas. Reduzido número de bolsas de produtividade historicamente concedido à área de Comunicação. 5

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridad e 1 a 5 Aprimorar a qualificação do Corpo Docente Incrementar a qualificação dos docentes através de estágios pós- doutorais. Não cumprimento da política interna de afastamento para estágios pós- doutorais e ações de qualificação. A não liberação de professores substitutos para cumprir as funções dos docentes afastados para qualificação. 1 DP - 2007200820092010 09 09 (+3)

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Qualificação das publicações do corpo docente. Intensificar a publicação em periódicos com Qualis A1 e A2. Inexistência de periódicos nacionais avaliadas como Qualis A1 e A2 na área de comunicação. Baixo número de periódicos internacionais da área de comunicação com avaliação Qualis A1 e A2. 2

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Reduzir os encargos didáticos e administrativos de graduação dos professores do quadro permanente Concessão de novas vagas docentes pelo CCSH para atendimento da graduação Ausência de uma política institucional que analise o equilíbrio da distribuição de vagas docentes -3 Viabilizar a incorporação de docentes doutores do CESNORS Credenciament o de docentes (2 em 2010) A incorporação de novos doutores baixar a proporção de DP com bolsas de produtividade e pós-doutorado.

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Integrar o Programa de Pós- Graduação em Comunicação nas chamadas internas para editais CT- Infra/Finep. Rever os critérios de chamada interna para o edital CT- Infra/Finep com vistas a atender a pluralidade das áreas de pesquisa. Falta de PPGs nas áreas CNPq Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes com avaliação 5 na UFSM para a interação com grupos de pesquisa de programas 3 e 4. Rigidez de critérios das agências de fomento que tendem a beneficiar áreas consolidadas. 1 2007200820092010 08 08 (+3) Número de projetos de pesquisa

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorid ade 1 a 5 Incremento no número de bolsas de pós-graduação Incentivo aos docentes para que participem de oportunidades de bolsa para os discentes além das agências de fomento, como é o caso da iniciativa privada (Programa de Bolsa UOL). -2

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Qualificar as atividades de pesquisa. Ampliar o número de bolsas de IC. Concentrar defesas de dissertação e realizar eventos. Participar de editais de IC. Ampliar o número de bolsas PIBITI. Prioridade da política dos centros de excelência. Baixo financiamento das atividades de pesquisa pelas agências de fomento para cursos emergentes. 3

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorid ade 1 a 5 Focar as publicações em revistas qualificadas. Direcionar as atividades dos projetos e grupos de pesquisa de modo a publicar prioritariamente em periódicos qualificados. Altos encargos didáticos e administrativos dos professores pesquisadores. Morosidade no processo de avaliação da produção científica pelos periódicos qualificados. 1 Internacionalizar a produção científica dos docentes, de modo a contemplar as publicações em periódicos A1 ou A2. Encaminhamento de ao menos um artigo por docente/ano para revistas A1 e A2 utilizando o edital Pró- Publicações para realizar as traduções necessárias. -O reduzido número de revistas A1 e A2 em Ciências Sociais Aplicadas, especialmente as que tratam do campo da comunicação. 2 2007200820092010 12253433 (maior qualis) Trabalhos completos em periódicos

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Publicação, pelos discentes do programa de pelo menos um artigo anual em revistas de avaliação B3 ou superior. Utilização das disciplinas Tópicos 1 e 2 como laboratórios para a produção e publicação de artigos. Revistas mais qualificadas da área em geral não aceitam mestrandos como autores ou co- autores 3

15 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Publicação, pelos egressos do programa, da dissertação de mestrado em forma artigos em periódicos ou livro. Estímulo, por parte do PPG e do orientador, à publicação em periódicos. Possibilidade de publicar a dissertação, em forma de livro ou capítulo. Não cumprimento das metas de produção intelectual do Programa. Necessidade de flexibilização da política editorial da Editora da UFSM em relação à publicação de teses e dissertações. No que concerne à publicação em livro, caso não se opte pela editora da UFSM, considera-se como ameaça externa o alto custo para publicação. 4

16 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 20 1923 ( 13 ingressos)  Número de titulados em cada ano 9 (90%) 10 (100%) 9 (90%) 10 100%) MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Rever a matriz curricular Reforçar a divulgação do processo de seleção. Elaboração do Projeto de Doutorado Utilizar sociais e grupos de discussão para divulgar os processos de seleção. Manter a Aula Pública com a finalidade de esclarecer os candidatos sobre o processo de seleção. Necessidade de manter a coesão do grupo Avaliação1212

17 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos28- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 12 (43%)- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 11 (40%)- Demais destinos relevantes dos egressos05 (17%)-

18 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Pontos Fortes:  Linhas de Pesquisa precisas e pertinentes.  Corpo docente reconhecido perante a comunidade científica.  O curso propicia integração com a graduação por meio da docência orientada e dos grupos de pesquisa.  Disciplinas permitem o contato com bibliografias atualizadas e o debate de temas pertinentes à comunicação midiática. A dinâmica dos encontros facilita a discussão e o intercâmbio de ideias.  O curso tem disponibilizado um número expressivo de bolsas Capes e Reuni para que muitos alunos possam se dedicar integralmente às pesquisas.

19 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Pontos Fracos:  Laboratórios de pesquisa.  Biblioteca Central não contempla todas as necessidades dos mestrandos.  Biblioteca Setorial do CCSH não contempla a área de Comunicação.  Biblioteca Central dispersa o acervo de Comunicação entre as demais áreas.

20 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças Externas Priorid ade 1 a 5 Melhoria e amplia- ção dos laboratóri os de pesquisa. Edital CT-Infra FINEP. Edital Pró- Equipamen- tos CAPES. PRONEM do MCT. Ausência de programas consolidados conceito 5 ou superior, nas áreas das Humanidades, das Ciências Sociais Aplicadas e da Linguística, Letras e Artes, na UFSM e grupos de pesquisa a eles vinculados para fins de interação. Fragilidade de políticas de pós-graduação dirigidas a reverter a política dos centros de excelência. Pouca distribuição de bolsas PQ 1 nas áreas das Humanidades, das Ciências Sociais Aplicadas e da Linguística, Letras e Artes. 1

21 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priori dade 1 a 5 Incremento da captação de recursos junto a agências de fomento. Secretaria executiva institucional (PRPGP ou CCSH) para apoio à produção de propostas para submeter a editais e relatórios. Ausência de critérios acerca da pertinência do registro de projetos de pesquisa e extensão e da produção intelectual no SIE e GAPs. Desvinculação histórica entre a academia e as indústrias culturais, impossibilitando o financiamento privado da pesquisa bem como a difusão da sua relevância social. 2 Viabilizar a incorporaçã o do potencial do CESNORS Incremento de recursos para laboratórios de pesquisa e sistemático deslocamento dos professores à sede. Escassez de recursos para apoio à infraestrutura de pesquisa e deslocamento de docentes. Precariedade das estradas e do transporte público coletivo. 3

22 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Qualificar as atividades de inserção social. Intensificar o intercâmbio científico -Manter evento internacional bienal SIPECOM. Sediar Encontro Anual da COMPOS. (Associação Brasileira de Programas de Pós- graduação) -Viabilizar a participação de Recém-Doutores – PRODOC. -Promover PROCAD através de um projeto conjunto de pesquisa de média duração com um PPG 5. Falta de estrutura hoteleira para acolher um evento nacional. 1

23 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Obter o conceito 4 pela avaliação trienal da Capes e implementar o doutorado.  Viabilizar estágios pós-doutorais e pesquisas de curta duração em instituições internacionais.  Internacionalizar as publicações com vistas a aumentar a produção intelectual publicada em periódicos de avaliação A1 e A2.  Buscar financiamentos internos e externos para laboratórios de pesquisa.  Intensificar a inserção do programa no circuito nacional e internacional de pesquisa em comunicação através de intercâmbios, planos de colaboração e organização de projetos de investigação e de inserção social. PRINCIPAIS METAS

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