A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Enfermagem FACCAT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Enfermagem FACCAT"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Enfermagem FACCAT
Teoria Bette NEUMAN Alexander de Quadros

2 Betty Neuman Betty Neuman nasceu em Fez doutorado em Psicologia clínica. Seu modelo foi publicado em 1972 e seu aprimoramento e publicação mas recente ocorreu em Tem atuado em terapia familiar, educação continuada e consultoria em currículo para faculdades de enfermagem de várias universidades, hospitais e centros comunitários que desejam adotar e implementar sua estrutura teórica ao seu currículo e ao cuidado ao paciente.

3 Sua abordagem teórica está exemplificada numa abordagem holística à sua própria vida. Desenvolveu seu modelo de enfermagem, da "abordagem da pessoa total“, a teoria de Sistemas de Cuidado baseado numa estrutura de adaptação de sistemas. É considerado um modelo adequado, tanto para a enfermagem quanto para todas as profissões de cuidado à saúde.

4 NEUMAN descreve seu modelo como abrangente e dinâmico
NEUMAN descreve seu modelo como abrangente e dinâmico. O modelo é uma visão multidimensional de indivíduos, grupos (famílias) e comunidades que se acham em constante interação com estressores ambientais. Basicamente, o modelo focaliza a reação do cliente ao estresse e aos fatores de reconstituição ou adaptação. Seu modelo pode ser utilizado na doença ou no bem-estar. Ele centraliza seu foco nos 3 componentes: o homem, o ambiente e o estressor.

5 CONCEITOS IMPORTANTES
ESTRESSORES São problemas que produzem estímulos (tensões) levando o indivíduo a interagir com seu ambiente. Os estressores são classificados em: extrapessoais - forças que ocorrem fora do sistema (ex.: desemprego) interpessoais - forças que ocorrem entre um ou mais indivíduos (ex.: expectativas do papel pais-filhos) intrapessoais - forças que ocorrem dentro do indivíduo (ex.: raiva)

6 É a resposta do indivíduo ao estressor.
REAÇÃO É a resposta do indivíduo ao estressor.

7 SISTEMA É entendido como a composição de 3 coisas:
a pessoa (um único indivíduo, uma família, ou uma comunidade) os estressores a reação aos estressores.

8 METAPARADÍGMAS DA ENFERMAGEM CONFORME A TEORIA DE NEUMAN
Indivíduo/Homem: O homem é um composto de variáveis fisiológicas, psicológicas, socioculturais, de desenvolvimento e espirituais além de possuir características essenciais tais como padrões de reação genética, estrutura do ego, variação normal de temperatura...

9 Sociedade/Ambiente: Ambiente: forças internas e externas que circundam as pessoas em qualquer ponto do tempo. O ambiente criado é intra, inter e extrapessoal. As pessoas estão em constante interação com o seu meio ambiente e utilizam suas variáveis e suas características essenciais para alcançar o equilíbrio do sistema.

10 Saúde/Bem - Estar Bem - Estar: Equilíbrio, psicológico, físico, sociocultural, de desenvolvimento e espiritual. Quanto mais uma pessoa reter equilíbrio, mais ajustada e inteirada está com o meio ambiente, ou seja, mais estável está a linha normal de defesa. A saúde é entendida como estando em vários níveis mutáveis dentro de uma variação normal, elevando-se ou decaindo, ao longo do processo de vida, devido aos fatores de estrutura básica e ao ajustamento satisfatório ou insatisfatório aos estressores ambientais.

11 A Enfermagem Objetivo: Retenção e obtenção da estabilidade do sistema do cliente através de intervenções intencionais, voltadas à redução dos fatores de estresses e condições adversas que afetam o funcionamento excelente em qualquer situação em que se encontre o paciente.

12 MODELO DE SISTEMA DE NEUMAN (COMO OS CONCEITOS SE RELACIONAM)

13

14

15 FIM...


Carregar ppt "Faculdade de Enfermagem FACCAT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google