A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

3 Conceitos básicos em Ecologia:
Biosfera – conjunto de regiões do planeta onde há seres vivos.

4 Ecossistema- Unidade em que seres vivos (componentes bióticos ) e fatores abióticos (físicos e químicos) interagem, formando um sistema estável. Populações biológicas- Conjunto de seres da mesma espécie que vivem em determinada área geográfica. Comunidades biológicas- Conjunto de populações de diferentes espécies que vivem em uma mesma região, mantendo relações entre si.

5

6 Hábitat- é o local, ambiente em que vivem determinadas espécies ou comunidades biológicas.
Nicho ecológico- é o conjunto de condições necessárias para o indivíduo sobreviver (tipo de alimento, condições de reprodução, moradia, hábitos, inimigos naturais, estratégias de sobrevivência...)

7 Teias e cadeias alimentares
A cadeia alimentar é uma seqüência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os: Produtores - organismos autotróficos Consumidores – herbívoros e carnívoros Decompositores – fungos e bactérias

8

9 Produtores – primeiro nível trófico
Cada elo de uma cadeia alimentar constitui um nível trófico. Produtores – primeiro nível trófico Consumidor primário ou de primeira ordem– segundo nível trófico Consumidor secundário ou de segunda ordem – terceiro nível trófico . Decompositores – último nível trófico

10

11 Fluxo de energia e níveis tróficos
O sol é o principal responsável pela vida na Terra. 1º porque a radiação solar aquece o solo, as massas de água, e o ar, propiciando um ambiente favorável à vida; 2º porque a luz solar é captada pelos organismos fotossintetizantes e sua energia é transmitida de um organismo para outro, ao longo das cadeias alimentares. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional. Ela tem início com a captação da energia luminosa pelos produtores e termina com a ação dos decompositores.

12 A energia transmitida ao longo de uma cadeia alimentar vai diminuindo de acordo com a mudança dos níveis tróficos. A energia transmitida de um nível trófico para o outro é aproximadamente 10% da energia inicial obtida pelo mesmo. Quanto menos níveis tróficos uma cadeia alimentar apresenta menor é a dissipação energética ao longo dela. Por essa razão, é menos dispendioso, embora nem sempre adequado ao paladar humano, consumir diretamente vegetais como alimento, evitando a perda energética que ocorre na transferência para o nível dos herbívoros.

13

14 Pirâmides Ecológicas É possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos, que formam uma pirâmide ecológica (os decompositores não são incluídos nas pirâmides)

15 Pirâmide de números: Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente a quantidade necessária para a dieta de cada um desses. Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denomina pirâmide invertida. Outro exemplo de pirâmide invertida é dada quando a pirâmide envolve parasitas, sendo os últimos níveis tróficos mais numerosos.

16 Pirâmide de biomassa: onde é computada a massa corpórea (biomassa) e não o número de indivíduos e cada nível trófico. Em alguns casas também podem ser caracterizados por pirâmides invertidas

17 Pirâmide de energia: em que a área representativa de cada nível trófico é proporcional a quantidade de energia disponível

18 Relações entre os seres vivos

19 Colônias: indivíduos da mesma espécie que interagem de forma mutuamente vantajosa. Ocorre uma associação anatômica. Dificilmente sobrevivem sozinhos, há dependência.

20 Sociedade: indivíduos da mesma espécie manifestam algum grau de cooperação, de divisão de trabalho, conservando relativa independência.

21 Mutualismo: em que dois seres de espécies diferentes estão intimamente associados. A vida separados é impossível.

22 Protocooperação: ocorre benefícios mútuos sem que haja dependência.

23 Inquilinismo: em que uma espécie “inquilina” vive sobre ou no interior de outra hospedeira, sem prejudicá-la. O recurso principal buscado no inquilinismo, como o nome já sugere, é o abrigo e morada.

24 Comensalismo: relação em que uma espécie é beneficiada enquanto a outra não é beneficiado nem prejudicada. O principal recurso buscado é o alimento.

25 Competição: pode ser intraespecífica e interespecífica

26 Amensalismo: uma espécie é prejudicada sem que a outra seja afetada
Amensalismo: uma espécie é prejudicada sem que a outra seja afetada. (o caso mais comum é o da destruição de plantas, insetos e pequenos animais do solo quando grandes animais, uma manada de búfalos, por exemplo, passam)

27 Parasitismo

28 Predatismo

29 Canibalismo


Carregar ppt "O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google